PLÁSTICAS MAMÁRIAS: O QUE É POSSÍVEL FAZER?

PLÁSTICAS MAMÁRIAS: O QUE É POSSÍVEL FAZER?
PLÁSTICAS MAMÁRIAS: O QUE É POSSÍVEL FAZER?

O desejo de ter mamas firmes, sem queda, com um tamanho proporcional ao corpo e uma bela forma,  já passou pela cabeça de muitas mulheres. Entretanto o medo da cirurgia, da anestesia, a incerteza do resultado, a busca pelo cirurgião plástico de confiança e a desinformação, acabam atrapalhando a realização do sonho.  Mas afinal, o que é preciso saber e o que é possível fazer para ter as tão desejadas mamas?

Há 4 cirurgias  possíveis para as  mamas, chamadas de mamaplastias ou mastoplastias: mamoplastia de aumento com uso de próteses mamárias,  para mamas pequenas; mamoplastia redutora, para mamas grandes; mastopexia, que seria a correção da ptose mamária (“mamas caídas ou flácidas”), com ou sem o uso de próteses; e as reconstruções mamárias, após câncer de mamas ou traumas.

Existem próteses de tamanhos, formas e texturas variáveis, preenchidas com gel de silicone de alta coesividade, mais utilizadas no Brasil,  e as infláveis com solução salina, menos comuns entre nós. Podem ser implantadas por incisões ou cortes logo abaixo das mamas, pelas aréolas ou, mais raramente, pelas axilas, com extensão de 3 a 5 cm em média. Posicionadas logo atrás das glândulas mamárias, à frente do músculo peitoral, ou atrás deste músculo, decisão que o cirurgião toma levando em conta algumas características prévias como o tamanho das mamas, tipo de pele, forma original  e eventuais complicações de cirurgias anteriores. Em relação ao tamanho das próteses, igualmente, a decisão é do cirurgião que levará em conta as características anatômicas como largura e profundidade do tórax, tipo de pele, tamanho das mamas, espessura da parede do tórax, peso, altura e, sem dúvida, os anseios daquela paciente em relação ao resultado final.

Para mamas volumosas, existem inúmeras técnicas cirúrgicas  e que dependendo de características anatômicas, podem resultar cicatrizes diferentes variando de periareolares apenas, verticais, em “L” e em “T” invertido. Para estas mulheres, a perda de peso previamente a cirurgia, quando indicada,  seria de grande benefício.

O levantamento das mamas, ao contrário do que muitos imaginam, pode sim ser feito sem o uso de próteses, quando a mama já tem um tamanho adequado e requer apenas a retirada do excesso de pele com modelagem das glândulas  para resultarem firmes e bem posicionadas. Quando ainda há o desejo de aumenta-las, então associa-se o uso de implantes.

As reconstruções mamárias relacionadas ao câncer de mama, serão realizadas de forma imediata junto com a cirurgia oncológica, ou tardiamente após quimioterapia ou radioterapia, quando liberadas pelo mastologista. As imediatas podem ser executadas com retalhos musculares ou  com uso de próteses. Se houver necessidade de maior quantidade de pele, é indicado o uso de expansores teciduais temporários, ou definitivos que já vêm preenchidos previamente com uma parte de silicone gel e outra para se colocar soro fisiológico e fazer a expansão da mama.

As cirurgias podem ser realizadas com anestesia local e sedação, ou com bloqueio peridural alto, ou ainda com anestesia geral. A escolha deverá ser feita em conjunto entre anestesista, cirurgião e paciente

As cicatrizes costumam ficar inicialmente vermelhas, evoluindo para pouco aparentes com o passar do tempo, desde que se evitem exposição solar direta ou esforços nesta fase. Entretanto o resultado final pode ou sofrer alterações dependendo de tendências individuais ou genética.

Como se viu, há muitas formas de melhorar as mamas. Mas o que deve estar presente sempre, além da checagem das credenciais do cirurgião plástico e da realização da cirurgia em local adequado, é a entrega da maior quantidade de informações  para a paciente, abrangendo as possibilidades cirúrgicas, as necessidades e características do pós operatório e todas as possíveis complicações.

 

Texto escrito por:
Dr. Marcio Navarro
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Cris Backes
27/12/2022
Pessoa incrível. Excelente profissional. Atendimento nota 100000000 Sem palavras pro seu trabalho e sua disponibilidade.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email