O GLÚTEN FAZ MAL?

O GLÚTEN FAZ MAL?
O GLÚTEN FAZ MAL?

O glutén é um derivado das proteínas presentes nos grãos de trigo, cevada e centeio que, para algumas pessoas, se comporta como uma substância estranha ao organismo.
Caso estas pessoas comam trigo, cevada ou centeio, uma série de reações graves são desencadeadas em seu corpo, às quais chamamos Doença Celíaca. Outras vezes, as reações são pouco graves, mas provocando incômodos como distenção da barriga, mal-estar e diarreia, condições atualmente denominada "Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca".
Também há pessoas que tem Alergia ao Trigo. Ao comerem trigo, apresentam coceira e urticárias na pele. Nelas, não é o glúten quem faz mal e sim o trigo (tanto que podem consumir cevada e centeio normalmente).

 

A DOENÇA CELÍACA

É uma doença autoimune. Quando o sistema umunológico da pessoa entra em contato com o glúten que ela ingeriu, desgoverna-se passando a agredir seu intestino delgado.
Esta agressão, reduz a capacidade do intestino de absorver os alimentos. Assim, absorvendo menos nutrientes, a pessoa fica desnutrida. A desnutrição faz o cabelo cair, unhas quebrarem-se, a umunidade despencar, aparecerem inúmeras doenças e dezenas de sintomas indesejáveis como veremos mais adiante.
 A Doença Celíaca é desencadeada por um agente externo ( o glútem). Por isso é possível evitá-la ao se deixar de comer alimentos contendo trigo, cevada e centeio.
No mundo, cerca de 1% dos adultos e crianças tem a Doença Celíaca.
Para cada homem há três mulheres com esse mal.
Nas crianças, esta doença causa diarreia, distenção abdominal e baixo desenvolvimento. E na puberdade e adolescência, baixa-estatura, anemia e sintomas neurológicos.
Nos adúltos, a Doença Celíaca provoca diarreia, distenção e dores na barriga, prisão de ventre com muito desconforto, anemia, osteoporose,desnutrição, emagrecimento, lesões na pele, redução do cálcio, alterações no fígado.
Existe um componente genético. Assim, a doença pode acometer vparias pessoas da mesma família.

COMO É FEITO O DIAGNOSTICO

1. Dosagem, no sangue, de anticorpos contra o glútem.
2, Endoscopia com biópsia do intestino delgado para verificar se há inflamaçõescompatíveis com a doença.

TRATAMENTO

Não há cura para a Doença Celíaca.
O tratamento é retirar da dieta os alimentos que contenham glúten.

SENSIBILIDADE AO GLÚTEN NÃO CELÍACA

Há pessoas que, ao entratem em contato com o glúten passam a apresentar mal-estar, diarreia, dor e barulho na barriga, ânsia de vômitos, refluxo gastroesofágico, aftas. Outras vezes, mantem-se todos estes sintomas, mas em lugar de diarreia verifica-se é obstipação intestinal (intestino preso). Cansaço, dores de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, dores nas articulações, nas pernas e nos braços, anemia, ansiedade e depressão são frequentes.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICOÉ necessário se excluir a Doença Celíaca e a Alergia ao Trigo para, só então, afirmar tratar-se de Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca.

TRATAMENTO

O tratamento é, pura e simplismente, não permitir glútem na dieta.

Então respondendo à pergunta: glútem faz mal?
A resposta é: só faz mal às pessoas sensíveis ao glúten. Às demais pessoas, glúten é ótimo e dever estar todos os dias, em nosso prato. Com moderação!

 

CURIOSIDADE: Há pessoas tão sensíveis ao glúten que, ao beijarem na boca de alguém que tenha comido, por exemplo, um pão, imediatamente passam a apresentar sintomas da doença.
A aveia não possui glúten, mas os celíacos (pessoas com Doença Celíaca) são orientadas a evitá-la. Isso porque, é muito comum que se empacotem farinha de trigo, cevada e centeio nos mesmos armazéns em que se empacotam a aveia (misturando-se sem querer um pouco de glúten).

Texto escrito por:
Dr. Luiz Eduardo Cheida
Gastroenterologista
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ivonete R da Silva
25/03/2022
A consulta na verdade foi para minha Mãe. Ele atendeu ela com muito carinho e atenção. Foi ele quem nos deu o primeiro diagnóstico…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email