Covid-19 e Dor crônica

Covid-19 e Dor crônica
Covid-19 e Dor crônica

A partir de dezembro de 2019, uma cepa de coronavírus foi identificada , tendo como foco a cidade chinesa de Wuhan, a Sars cov 2, levando a doença chamada de Covid 19, que rapidamente tornou-se uma pandemia.

    Com a progressão da doença verificou-se manifestações clínicas diversas desde uma síndrome gripal até neurológicas e articulares , sendo estas semelhantes às observadas em outras viroses como na Chikungunya, Zyca e Dengue ,desencadeadas por processos inflamatórios estimulados pela circulação de complexos antígenos -anticorpos produzidos pelo próprio vírus. 

    A dor crônica foi observada principalmente como sequela pós-covid naqueles pacientes que necessitaram de internação hospitalar por longos períodos , seja causada pela própria imobilização no leito ,ao uso de sedação e relaxantes musculares, proporcionando perda e fraqueza muscular caracterizando uma sarcopenia. Outros fatores como a idade avançada e a existência de comorbidades como diabetes e a obesidade também foram destaques.

O próprio vírus a nível do sistema nervoso pode ainda ocasionar lesão neural com polineuropatias, como Guillian Barré e doenças mio fasciais.

    Dessa maneira o tratamento precoce das síndromes dolorosas ainda na fase aguda, destaca-se como importante profilaxia da dor crônica. 

    No pós covid muitas vezes é necessário além da terapêutica  diversa utilizada desde analgésicos comuns ,corticosteroides,opioides, antineuriticos o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar com fisioterapia e psicoterapeuta associados.
    
    Concluímos portanto que a dor crônica vem se apresentando como um desafio como sequela na síndrome pós -covid.

Texto escrito por:
Dr. Antônio Luís Lima Carrilho
Reumatologista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email