Você já ouviu falar que o dente de leite carrega um tesouro precioso dentro dele?

Você já ouviu falar que o dente de leite carrega um tesouro precioso dentro dele?
Você já ouviu falar que o dente de leite carrega um tesouro precioso dentro dele?

Isto mesmo!!! A polpa dentária do dente de leite é formada de células – tronco mesenquimais e essas células dão origem a várias partes do nosso corpo. 

COMO FUNCIONA A COLETA E O ARMAZENAMENTO?

Você deve procurar um dentista capacitado e credenciado pela R Crio como eu, para avaliar e selecionar um dente de leite com pelo menos 1/3 de raiz remanescente, e o dente permanente já deve estar em fase pré-eruptiva com 2/3 ou mais da raiz do dente permanente formada.

Para toda coleta de dente de leite para fazer a criopreservação é escolhido o dente de leite que tenha no mínimo um 1/3 de raiz antes da coleta, sem mobilidade para evitar contaminação pelos fluidos bucais  e não deve ter cárie. Essa é a garantia de que a polpa dentária e as células-tronco estão preservadas, sem contaminação do ambiente e ainda bem nutridas. A coleta exige também uma radiografia e um exame sorológico, duas exigências regulatórias para coletar e armazenar células-tronco objetivando o uso em terapias celulares.

 

Terapias celulares fazem parte da medicina e odontologia regenerativa, áreas da saúde que buscam a regeneração do corpo utilizando as próprias células-tronco do indivíduo. A polpa dentária possui células-tronco mesenquimais. Essas células possuem três grandes capacidades: se multiplicar e formar novas células-tronco; se transformar em outras células do corpo e; controlar a resposta inflamatória do organismo. Essas capacidades fazem com que as células-tronco sejam usadas das mais diversas formas, como regeneração do tecido cardíaco após infarto, regeneração da córnea em caso de queimaduras, lesões de medula, regeneração de células-beta do pâncreas (produtoras de insulina), Covid-19, osteoartrite, entre outras.

FASES PARA CONCRETIZAR ESTE PRIVILÉGIO PARA SEU FILHO:

Fase 1 - COLETA

Você irá visitar o dentista credenciado, como eu, que ele será o responsável pelo exame, seleção do dente  e definir com a R-Crio o  agendamento  da coleta. Caso não conheça,acesse www.r-crio.com ,obtenha todas as informações necessárias.

FASE 2 - TRANSPORTE

Na data combinada da coleta, a R-Crio terá enviado um Kit de Coleta para a clínica do dentista. O Kit será transportado em até 48h para o laboratório e escritório em Campinas/SP. O dente de leite precisa de cuidados especiais para manter a polpa do dente de leite viva para promover a multiplicação de suas células tronco, por isso é realizado um plano de logística perfeito para tudo transcorrer de forma perfeita.

FASE 3 -  CULTIVO

Realizam testes de viabilidade celular, de acordo com a RDC 214/2018 da Anvisa, a qual descreve ensaios de qualidade que comprovam a utilidade das células-tronco armazenadas em terapias celulares.

FASE 4 - CERTIFICAÇÃO

Após os testes de qualidade e multiplicação celular enviam para a residência do beneficiário um Certificado de Criopreservação, formalizando a criopreservação, quantidade de células armazenadas e os testes realizados.

Desta forma estará protegendo o futuro do seu filho e proporcionando acesso às melhores opções para a saúde e a qualidade de vida dele. 

Texto escrito por:
Vera Regina Rebouças Quillinan Machado
Dentista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email