Obesidade

Obesidade
Obesidade

A obesidade é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, sendo o fator de risco que mais influência no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outras. O excesso de peso impacta na expectativa de vida e hoje, é responsável por 74% das causas das mortes no Brasil.

Mesmo sendo responsável por tantos problemas relacionados à saúde, o mais comum é que o excesso de peso esteja relacionado à estética, sendo este o maior estigma em torno da obesidade. Quando o problema da obesidade é associado a ideias como "para perder peso, basta comer menos e se exercitar mais'', todas as causas complexas da obesidade são minimizadas e o excesso de peso passa a ser visto como escolha, contribuindo para que a doença seja subtratada.

A obesidade é uma doença crônica, influenciada por questões fisiológicas, psicológicas, ambientais, socioeconômicas e genéticas. Esse fator faz com que, nem sempre, apenas a mudança de hábitos, dieta e a prática de exercícios físicos, seja suficiente para gerar a perda de peso. Outro fator que dificulta o tratamento da obesidade são os conteúdos nas redes sociais, que passam uma falsa sensação de facilidade para desenvolver hábitos de vida saudáveis, aumentando o tabu a respeito das intervenções médicas, que muitas são necessárias para tratar a obesidade.

O preconceito ao falar sobre o assunto e até mesmo o medo de abordar esse tema, faz com que tenhamos cada vez mais e mais indivíduos obesos. Devemos entender de uma vez por todas que obesidade não tem nada a ver com padrão de beleza estético, mas é um grave problema de saúde pública. A COVID-19 nos mostra ainda mais a importância do tratamento, já que entre todas as faixas etárias, ela é a comorbidade que mais mata.

O tabu sobre o assunto gera a falta de informação e reforça os estigmas, aumentando ainda mais o problema. Pessoas com obesidade ainda se escondem, pois têm receio da pressão social. A obesidade é uma das poucas doenças onde o paciente carrega toda a culpa, sendo frequentemente responsabilizado por tal condição. É preciso esclarecer que a obesidade não é uma questão de escolha ou um fator nem de estética, é um problema de saúde. Enquanto a obesidade não for encarada dessa forma, a incidência de diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas continuará crescendo. Abordar o assunto não é preconceito, é tratar com respeito!

Texto escrito por:
Dr. Fernando Cézar
Nutrológo
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email