Microvarizes e Telangiectasias

Microvarizes e Telangiectasias
Microvarizes e Telangiectasias

As microvarizes são pequenos vasos dilatados e tortuosos, situados abaixo da pele, na gordura dos membros inferiores. Eles possuem dimensões que variam de 2 a 5 mm, um calibre intermediário quando comparadas as varizes e as telangiectasias. No geral são assintomáticas, mas mesmo assim, antiestéticas. Elas podem surgir apenas como lesões ou acompanhadas de varizes e telangiectasias.

As telangiectasias são artérias venosas com tamanho menor dco que 2 mm de calibre, com disposição linear e sinuosa, em formato de “aranha”. Não se sabe exatamente porque elas aparecem em algumas pessoas e em outras não, entretanto, a predisposição genética pode contribuir para o seu surgimento.

Outros fatores que podem predispor o aparecimento das microvarizes são: obesidade, traumas, pessoas que permanecem em pé ou sentadas com as pernas cruzadas por períodos prolongados, gravidez e uso de hormônios femininos com estrógenos.

O uso de meias elásticas, o controle de peso e a prática de exercícios físicos regulares trazem diversos benefícios para o tratamento destas patologias vasculares, mas alguns tratamentos podem ser necessários.

Como tratá-las

A escleroterapia é o tratamento realizado para eliminar essas duas patologias, mas como esse tratamento possui diversas variações, cada caso pode receber uma metodologia diferente.

  • Escleroterapia com glicose: É realizada através de injeção de glicose diretamente nos pequenos vasos, o que causa a inflamação do vaso, resultando em uma coagulação capaz fechá-lo;
  • Escleroterapia com laser transdérmico: É uma técnica voltada para eliminar vasinhos (telangiectasias) do nariz, das bochechas, do tronco e das pernas. Neste tratamento, o médico utiliza um pequeno feixe de emissão de luz, aumentando a temperatura no interior do vaso, fazendo com que o sangue retido em seu interior seja deslocado para outro vaso e ocorra a reabsorção pelo organismo. É indicado para quem tem medo de agulha, alergia à espuma líquida ou para as pessoas que possuem o acúmulo de pequenos vasos em uma só região do corpo. É um procedimento rápido, com cerca de 20 a 30 minutos por sessão, sendo menos doloroso quando comparado a outros procedimentos. Contudo, ele não é recomendado o tratamento em pele negra ou bronzeada.
  • Escleroterapia com espuma líquida: É um procedimento amplamente utilizado. Nele, o médico injeta uma pequena quantidade de espuma, irritando a variz e fazendo com que aconteça a coagulação no interior dos vasos e posteriormente, a absorção e o desaparecimento dos vasos.

ClaCs

O ClaCS (Cryo-laser & Cryoescleroterapia) é uma tecnologia inovadora no tratamento de varizes, veias reticulares e microvarizes. É um procedimento rápido e menos doloroso que os tradicionais. O ClaCS diminui a necessidade de uma intervenção cirúrgica em 86% dos casos.

Nessa nova técnica, a escleroterapia e jatos de ar gelado na pele são combinados ao uso de lasers. Juntos, o laser, a escleroterapia e o resfriamento da pele, tratam os vasos em poucos instantes, em decorrência do efeito potencializado pela combinação.

O laser reduz o calibre da veia, tornando o fluxo sanguíneo mais lento, favorecendo a ação prolongada do medicamento no local. Esse prolongamento dos efeitos faz com que o paciente não necessite de inúmeras sessões para conseguir “secar”  os vasinhos.

Vale ressaltar que essa técnica também pode ser combinada com outras, tornando o tratamento mais rápido. Porém, somente um médico especialista pode avaliar os tipos de tratamento e as possíveis combinações.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Sérgio Gomes da Silva
Harmonização facial
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email