Pele e mente em sintonia

Pele e mente em sintonia
Pele e mente em sintonia

Uma integração entre saúde mental, estresse e doenças crônicas de pele.

Dizemos que o dermatologista trata a doença; o psicodermatologista trata o paciente que tem a doença, por isso é vital se investigar os aspectos que não são visíveis dos nossos pacientes como: a intensidade dos estressores emocionais envolvidos; a presença de estados ansiosos/ depressivos e o grau de suporte que cada um necessita para aderir ao seu tratamento.

Psicodermatologia ou Medicina Psicocutânea se refere a interface entre Dermatologia, Psicologia e Psiquiatria.

A pele é um órgão que provém do mesmo folheto embrionário que o sistema nervoso. Pesquisas demonstram que há um aumento de transtornos psicológicos e psiquiátricos nos pacientes dermatológicos.

Variadas doenças de pele como: psoríase, eczema, acne, rosácea, vitiligo, alopecia areata...podem ser causadas, pioradas ou associadas com depressão, ansiedade, fobia social e outras patologias. Os pacientes com transtornos psiquiátricos já existentes procuram o dermatologista com casos de escoriações na pele, hábitos de arrancar os cabelos e alterações de imagem corporal.

O paciente é visto de forma integral, com uma boa relação médico paciente dentro da dimensão biopsicossocial.

O intuito é ver o paciente como um indivíduo único, portanto, após  todas as informações colhidas, podemos pensar em conjunto as diferentes possibilidades de tratamentos que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos portadores de doenças crônicas de pele.

Utilizamos ferramentas baseadas em evidências para incentivar mudanças de comportamento, auto cuidado, para recuperação das tendências inatas de auto regulação da cognição e emoção.

Atendemos os pacientes com problemas cutâneos em grupos presenciais ou online,  num período de 8 a 10 sessões, a fim de que o paciente aprenda a utilizar suas próprias percepções sensório motoras do corpo, afim de liberar de forma gradual e segura a hiperativação que acontece no estresse patológico.

Dra Márcia Senra

Médica Dermatologista- Membro da SBD.

Pós-graduada em Psicoterapia Breve Integrada pelo setor de Psiquiatria da Santa Casa/ RJ.

Texto escrito por:
Dra. Marcia Senra
Dermatologia
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email