Luto na Pandemia

Luto na Pandemia
Luto na Pandemia
O momento atual de pandemia tem gerado efeitos nas condições de vida objetivas das pessoas, assim como no psiquismo e subjetividades, os quais poderão ser vistos nas mais diversas dimensões a posteriori. Um "só depois" que ninguém sabe ao certo quando.
Até lá, um elevado e assustador número de mortes diariamente. Vidas que se vão "de repente" e "antes da hora". Vidas que muitas vezes se encerram em instituições hospitalares sem a presença ou o contato com os entes queridos.
Cada um que parte representa uma história (com marcas afetivas em relações) e deixa alguns em processo de luto, como reação esperada à perda. Esse luto é vivido de maneira particular e única por cada sujeito, sendo comum reações de negação, raiva/revolta, depressão, dentre outras, até se chegar na possibilidade de aceitação, em que o/a enlutado/a possa seguir sua vida, reinvestindo em atividades e relações.
Um processo já difícil se complexifica diante do inesperado e da impossibilidade de seguir os rituais de despedida - tão necessários para ancorar a realidade e elaborar a perda -, aumentando, pois, as chances de vivências de luto complicado, em que a intensidade e o tempo de sofrimento se estendem.
Cabe pensar como atenuar o sofrimento de quem fica. Certamente, não o é possível com indiferença.
É importante acolher e fazer falar, assim como criar maneiras de ritualizar a despedida e homenagear quem se foi.
Obs: Algumas sugestões para esse momento de pandemia: memoriais, visitas a lugares significativos e livro de despedida digital no qual as pessoas possam se expressar a respeito do falecido.
Texto escrito por:
Alânia Diógenes Holanda Saldanha
Psicologia
Fortaleza / CE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Sou psicóloga, graduada em 2010 pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Psicodiagnóstico pela Universidade Christus. Realizo Avaliação Psicológica para diversas finalidades (diagnóstico diferencial; preparo para cirurgias; verificação de aptidão psicológica para cargos específicos; etc.) e atuo na área de psicologia clínica, atendendo idosos, adultos, adolescentes e crianças com ética e respeito às especificidades de cada ciclo de vida. A busca por um psicólogo geralmente ocorre em momentos de crise - como luto, separação, dificuldades relacionais, entre outros - ou por existência de sintomas geradores de desconforto e sofrimento, os quais muitas vezes surgem para dar vazão a processos psíquicos e emocionais. No entanto, qualquer sujeito que se sinta mobilizado a buscar um espaço de diálogo sobre o que sente em busca de encontrar maneiras de lidar com o que vem de si mesmo pode procurar um profissional de Psicologia. Observações: As sessões giram em torno de 50 minutos. Para o atendimento inicial de menores de idade é necessária a presença dos responsáveis. Experiência em: Psicanálise, Psicodiagnóstico, Psicoterapia Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo, Estresse, Ataque de pânico, Automutilação, Transtornos Da Alimentação, Transtornos Da Personalidade, Comportamentos de risco, Depressão, Transtornos Do Humor, Ansiedade, Dependência Química, Obesidade.

Algumas avaliações do profissional

Lari Law
04/02/2024
Na última sessão on-line, a psicóloga não aguardou eu finalizar a fala e desligou a chamada enquanto eu encerrava o raciocínio,…
Larissa
30/03/2021
Gostei muito da terapia. Contribuiu bastante para minha melhora.
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email