Jejum Intermitente

Jejum Intermitente
Jejum Intermitente

“O termo “jejum intermitente” é usado para descrever uma variedade de padrões alimentares os quais descrevem o consumo de poucas ou nenhuma caloria em um período que varia de 12 horas a alguns dias. Um dos protocolos mais utilizados aqui no Brasil é o 16:8 (16 horas de jejum, incluindo o período de sono + 8 horas de alimentação). Novas pesquisas têm demonstrado que utilizar os corpos cetônicos (aqueles gerados no fígado quando há hipoglicemia) como substrato energético em detrimento à glicose ativaria um gatilho metabólico que aumentaria a mobilização/oxidação de lipídios, preservando massa e função muscular.

Para indivíduos com sobrepeso, a melhora da composição corporal ficaria ainda mais evidente! O jejum ainda otimizaria a função de algumas vias ligadas ao envelhecimento e à fisiologia de algumas doenças.
Contudo, essa estratégia de jejum intermitente não deve ser adotada sem orientação profissional adequada de um nutricionista.

 Vantagens
. Perda de peso;
. Alternativa à restrição calórica;
. Redução de fatores de risco cardiovascular: marcadores inflamatórios, Colesterol Total, LDL-c, Triglicerídeos, Pressão Arterial sistólica e diastólica;
. Normalização dos níveis de insulina, grelina, leptina e adiponectina;
. Melhora na cognição;
. Aumento da biogênese mitocondrial.

 Desvantagens
. Piora do perfil lipídico (maior mobilização de triglicerídeos);
. Perda de massa corporal;
. Alteração na microbiota intestinal;
. Atrofia de alguns tecidos ou órgãos variável  
Texto escrito por:
Dr. Victor Mattar Neto
Nutricionista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Graduado em nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp e pós graduando em nutrição clínica funcional pelo Centro de Nutrição Funcional - VP.

Atua com foco na educação alimentar, boas práticas e emagrecimento com saúde.

Vegano há três anos, vem se aperfeiçoando em atendimento ao paciente vegetariano.

Atualmente trabalha de forma integral na clínica de medicina integrativa Vive La Vie.

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email