Podendo chegar a uma frequência cardíaca de até 90 batimentos por minuto, o coração é um dos órgãos que está mais suscetível a apresentar problemas no seu funcionamento, justamente por atuar constantemente no nosso organismo, sem interrupção. A longo prazo, uma das principais consequências é a estenose aórtica, que pode surgir devido a diversos fatores, sendo o mais comum o acúmulo de cálcio nas cúspides valvares, que não conseguem mais abrir e fechar de forma correta, dificultando assim a circulação sanguínea.
A doença surge de forma sintomática, provocando falta de ar, fadiga, tontura, dor no peito, arritmia cardíaca, inchaço nos tornozelos e até mesmo desmaios. Sem o tratamento adequado, a estenose aórtica pode levar à morte súbita.
Estima-se que aproximadamente um terço dos pacientes com a doença não possam ser tratados de forma cirúrgica, pois a doença contribui para um alto risco de mortalidade durante o procedimento. Contudo, recentemente o implante de Válvula minimamente invasivo por Cateterismo (TAVI) surgiu como uma tecnologia que vem beneficiando cada vez mais os pacientes com estenose aórtica.
O TAVI é uma alternativa terapêutica muito menos invasiva do que a cirurgia aberta (esternotomia), na qual é realizado o tratamento da válvula aórtica, sem necessidade de remoção da válvula nativa, com a colocação de uma prótese valvar no local onde encontra-se a válvula doente. Outra vantagem em relação ao método cirúrgico convencional é que o paciente poderá se recuperar de forma muito mais rápida, com um tempo de internação hospitalar muito menor.
Normalmente, o paciente permanece por cerca de 48 horas em leito de UTI, a fim de possibilitar o seu para monitoramento após o TAVI. Em seguida, ele poderá ir para o quarto, onde permanecerá em repouso por cerca de três a cinco dias, conforme a sua recuperação.
Contudo, como toda intervenção cirúrgica, o TAVI também apresenta alguns riscos ao paciente, mesmo que sejam bem menores quando comparados aos da cirurgia convencional, exigindo uma avaliação pré-operatória minuciosa
Quem sou? De onde vim e como estou aqui!
Maringaense, nascido em 1982!
Estudante Nobel, cursinho e Universidade de Medicina UEM (Estadual de Maringa) 2002-07.
Residência em Clínica Médica - PUC Sorocaba- SP (título pelo MEC) 2008-10.
Residência em Cardiologia Clínica, Instituto Dante PAZZANESE se Cardiologia - IDPC - SP, 2011-2013.
Residência em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, Instituto Dante PAZZANESE de Cardiologia- IDPC - SP, 2013-15.
Gestão hospitalar - UNINOVE - SP 2014-15.
CTO training Japan - 2016
RT Endocor Umuarama, Cemil - 2016-2018.
RT Cardiologia Hosp Santa Rita Maringa- 2017.
MBA FGV - EXECUTIVE INTERNACIONAL - 2018-2019...
Diretor Clínico - Hospital Memória Uningá- 2017-2019.
Coordenador Internato e Residência Médica UNINGÁ -2019.
Professor Cardiologia e Urgências e Emergências Médicas - Faculdade de Medicina - UNINGÁ. 2017-atual
Consultor Hospitalar Externo- 2019- atual.
Mestre pela UEM/PR - 2020/2021
Rádio Desterro FM 106,5- colaborador em em saúde discutindo saúde ao vivo com a região do Paraná toda quarta as 9h.
Prêmio Gestor Público Paraná 2021
Secretário de Saúde Maringa - 2021., atual
Pai do Raul, Antonio e Jorge. (10, 6 e 2 anos) Marido da Fernanda Cella Giacometto Puzzi