Humanização: Ação ou efeito de humanizar ou humanizar-se; tornar-se mais sociável, gentil ou amável.

Humanização: Ação ou efeito de humanizar ou humanizar-se; tornar-se mais sociável, gentil ou amável.
Humanização: Ação ou efeito de humanizar ou humanizar-se; tornar-se mais sociável, gentil ou amável.

Infelizmente estamos sendo levados por um período de extrema necessidade de CORRER, é no sentido contrário que estamos querendo direcionar nosso atendimento. Nunca quantidade foi vista como qualidade, e após 17 anos de correria e observando os meus pares no dia a dia, vi a necessidade de mudar. Os  pacientes têm necessidades diferentes, bem como patologias diferentes e tratamentos diferentes. Porque usaria-nos os mesmos meios? Correria no atendimento e tratamentos superficiais apenas com remédios. Muitas vezes não sabemos nem os resultados posteriores… 

No sentido INVERSO caminha uma nova forma de ver o paciente: slow medicine. Queremos ter tempo para conversar, com nosso paciente, explicar sua doença, expor possibilidades de tratamento e o mais importante, acompanhar sua cura e ver sua melhora. Escapar da correria do nosso dia a dia, onde todos perdem. Infelizmente encontramos algumas barreiras no caminho, a necessidade de CORRER, aí pensamos nos resultados obtido pelos nosso paciente, na cura e na melhora da sua patologia e ganhamos força para ANDAR, podendo ser mais sociável, gentil, amável, HUMANO. Assim vejo o real sentido da MEDICINA aplicada para o meu paciente e não para um situação mecânica, sistematicamente corrido e impessoal. A tecnologia sempre tem que ser nossa aliada, às novas descobertas irão pavimentar o caminho da doença até sua cura.

Tratamos várias patologias diariamente, endometriose, pólipos, miomas, síndrome do ovário policístico, obesidade, baixa de libido, infertilidade, leucorréias (corrimentos), dismenorréia. Quais doenças podem evitar, quais podemos extinguir, quais caminhos temos?

Humanização no atendimento é saber diagnosticar corretamente a patologia, propor tratamentos diversos, esclarecer prognósticos e vislumbrar cura permanente.

Não somos obrigados a aceitar toda "modernidade"  que chega, somos providos de inteligência e devemos usar esta a nosso favor. Selecionando tratamentos, personalizando o mesmo a cada paciente e principalmente investindo em nosso conhecimento, assim podemos aplicar de forma precisa e organizada a cada paciente que nos procura, demonstrando a este, que é possível curar, abrandar sofrimentos e atingir o melhor objetivo que é o bem estar individual.

 

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.

Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email