Clínicas

Selecione...

Região

Selecione...

Especialidade

Cirurgia do Aparelho...

Sua Busca

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Dr. Wagner Schiel
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
  • End. 2
R. Goiás, 70 - - Curitiba. PR
Dr. Gil Yamaguchi
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1904 - - Maringá. PR
Dr. Vinicius Lacerda
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
Av. Angélica, 2491 - - São Paulo. SP
Dr. Fabio Marcondes Brasileiro
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
, - - Umuarama. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Leandro Savattone
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
Rua Marques de São Vicente , 52 - Gávea - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Pablo Gonçalves de Souza
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
Av Rio grande do Norte , 1960 - - Paranavai. PR
Dr. Wanderson Gonçalves
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50 - Itaim Bibi - São Paulo. SP
Dr. Diego Latini Maioli
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
  • End. 2
Rua Ivo do Prado (Barivitta), 79 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ

Blog

Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi

Cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, a especialidade realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, retirada de hérnias, vesículas ou tumores malignos.

 

Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, é um polo de referência para essa especialidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar especialistas em Cirurgia do Aparelho Digestivo prontos para te assistir. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Qual a função e quais órgãos compõem o aparelho digestivo?

O aparelho digestivo é formado por um conjunto de órgãos começando pela boca e seguindo pela faringe, estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.

 

Como é composto por uma grande quantidade de órgãos, conforme a necessidade, pode ser que o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi necessite atuar em conjunto com outras especialidades ou subespecialidades, como por exemplo, a Hepatologia, em casos de problema no fígado, e a Coloproctologia, em cirurgias do intestino grosso.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são os principais exames solicitados antes de uma cirurgia do aparelho digestivo?

Além do exame físico e da avaliação do histórico médico do paciente, o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi também pode solicitar os seguintes exames:

 

  • Endoscopia digestiva alta: Este exame avalia a qualidade das paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar doenças como úlcera e gastrite;
  • Colonoscopia: Avalia condições relacionadas ao intestino grosso.

 

Por fim, podem ser solicitados exames de sangue para que o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi possa analisar a glicemia, o colesterol, as proteínas do sangue, a produção de enzimas do fígado e a função hepática do paciente.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Como funciona o Aparelho Digestivo?

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, com a finalidade de digerir os alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura, formada pela língua, dentes e glândulas salivares, onde tem início o processo de digestão dos alimentos. Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes: esôfago, estômago e os intestinos dando continuidade ao processo digestivo.

 

Estando este sistema em pleno funcionamento, uma pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver. Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos podem resolver o problema, entretanto, para situações mais graves, pode ser necessária a realização de algum tipo de  procedimento cirúrgico no aparelho digestivo.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são as doenças tratadas na cirurgia do aparelho digestivo?

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi. Entre as mais conhecidas, estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com outros problemas também podem se beneficiar da Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi, entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula, de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são as principais cirurgias realizadas?

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: através da laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou por meio da laparoscopia, através de pequenos cortes, visualização por microcâmera e manuseio por pinças com ou sem auxílio de um robô. Esta última opção tem trazido diversos benefícios para a especialidade, reduzindo o tempo de internação, recuperação e conferindo um pós-operatório mais tranquilo.

 

Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns dessa especialidade médica, destacam-se a gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Conheça um pouco sobre cada uma.

 

  • Gastrectomia: Cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado, pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade e outros.

 

  • Ostomia: Consiste numa técnica em que é criada a comunicação do órgão interno com o externo, apresentando o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. No caso da ostomia digestiva, as fezes são expelidas por esse canal, podendo ser um procedimento permanente ou temporário.

 

  • Hernioplastia: Hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas de camadas das paredes do abdômen. Essa cirurgia prevê a restituição da estrutura anatômica abdominal.

 

  • Apendicectomia: O apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que lembra o formato de um dedo e fica localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se inflama ou se infecciona, é necessário fazer a remoção dele através da cirurgia.

 

  • Hemorroidectomia: Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na parte do reto ou do ânus. A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento da hemorroida e acontece normalmente quando falha o tratamento clínico.

 

Existem muitas outras cirurgias do aparelho digestivo, sendo importante ressaltar que algumas doenças não precisam de intervenção cirúrgica, já que somente o tratamento clínico é capaz de tratá-las. Cabe ao especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi avaliar o quadro do paciente e decidir ou não pela cirurgia.

 

Lembre-se: Você pode encontrar um especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, essa especialidade realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

O estado do Rio De Janeiro é um polo de referência para essa especialidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Gastroenterologistas certificados e verificados, prontos para te ajudar, procurando pelos termos Gastroenterologistas Rio de Janeiro ou Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Gastroenterologistas Rio de Janeiro e ao procedimento como Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, quando for buscar por um especialista nessa área médica.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Qual a função e quais órgãos compõem o aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

Conforme citado acima, o aparelho digestivo é formado por um conjunto de órgãos começando pela boca e englobando faringe, estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.

Como é composto por uma grande quantidade de órgãos, conforme a necessidade, pode ser que o Gastroenterologistas Rio De Janeiro necessite agir em conjunto com outras especialidades ou subespecialidades, como por exemplo, a hepatologia, em casos de problema no fígado, e coloproctologia, especializada em cirurgias do intestino grosso.

Além disso, a cirurgia do aparelho digestivo também abrange exames, além da consulta comum com exame físico e histórico médico. Entre eles estão:

  • Endoscopia digestiva alta: Este exame avalia a qualidade das paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar doenças como úlcera e gastrite;
  • Colonoscopia: Avalia condições relacionadas ao intestino grosso.

Por fim, podem ser solicitados exames de sangue para que o Gastroenterologista Rio de Janeiro possa analisar a glicemia, o colesterol, as proteínas do sangue, a produção de enzimas do fígado e a função hepática do paciente.

Como funciona o Aparelho Digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, que tem como finalidade a digestão dos alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura formada pela língua, dentes e glândulas salivares, que já iniciam o trabalho de triturar e iniciar o processo de digestão dos alimentos.

Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes, como o esôfago, o estômago e os intestinos dando continuidade ao processo digestivo. Estando este sistema em pleno funcionamento, uma pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver.

Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo, já que a digestão está intimamente atrelada à saúde do organismo em sua plenitude. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos podem resolver, entretanto, para situações mais graves, pode ser necessária a realização de algum tipo de  procedimento cirúrgico sobre o aparelho digestivo.

A cirurgia do aparelho digestivo trata quais doenças? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um Gastroenterologista Rio de Janeiro através da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica dos Gastroenterologistas Rio de Janeiro.

Os Gastroenterologistas Rio de Janeiro dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

Quais são as principais cirurgias realizadas? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou laparoscopia, através de pequenos cortes, visualização por microcâmera e manuseio por pinças com ou sem auxílio de um robô. Esta última tem trazido diversos benefícios para a especialidade, sobretudo uma redução nos tempos de internação, recuperação e um pós-operatório mais tranquilo.

Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns dessa especialidade médica, encontram-se gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Conheça um pouco sobre cada uma.

Gastrectomia: Cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado, pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade e outros.

Ostomia: Consiste numa técnica em que é criada uma comunicação do órgão interno com o externo, apresentando o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. No caso da ostomia digestiva, as fezes são expelidas por esse canal, podendo ser um procedimento permanente ou temporário.

Hernioplastia: Hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas de camadas das paredes do abdômen. Essa cirurgia prevê a restituição da estrutura anatômica abdominal.

Apendicectomia: O apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que lembra o formato de um dedo e fica localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se inflama ou se infecciona, é necessário fazer a remoção dele através da cirurgia.

Hemorroidectomia: Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na parte do reto ou do ânus. A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento da hemorroida e acontece normalmente quando falha o tratamento clínico.

Existem muitos outros tipos de cirurgias do aparelho digestivo, sendo importante ressaltar que algumas doenças não precisam de intervenção cirúrgica, já que somente o tratamento clínico é capaz de tratá-las. Cabe ao Gastroenterologista Rio de Janeiro avaliar o quadro do paciente e decidir ou não pela cirurgia.

Lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista Rio de Janeiro ou Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Cirurgia de Hérnia Umbilical em Maringá: Tudo o que Você Precisa Saber Está na Guia Saúde
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Cirurgia de Hérnia Umbilical em Maringá: Tudo o que Você Precisa Saber Está na Guia Saúde

Descubra tudo sobre a cirurgia de hérnia umbilical em Maringá com os especialista em aparelho digestivo da Guia Saúde. Saiba como é realizada a cirurgia, tempo de recuperação, riscos e custos. Agende uma consulta!

 

Palavras-chave: Cirurgia de hérnia umbilical Maringá, Hernioplastia umbilical Maringá, Tratamento hérnia umbilical Maringá, Médico para hérnia umbilical Maringá, Preço hernioplastia umbilical Maringá, Cirurgião para hérnia umbilical Maringá, Melhor médico para hérnia umbilical Maringá, Qual o melhor hospital para fazer cirurgia de hérnia umbilical em Maringá? Quanto custa uma cirurgia de hérnia umbilical em Maringá? Como é a recuperação da cirurgia de hérnia umbilical? Quais os riscos da cirurgia de hérnia umbilical? Qual a diferença entre hérnia umbilical e abdominal?

 

A cirurgia de hérnia umbilical é um procedimento eficaz para corrigir a hérnia umbilical, uma condição comum caracterizada por uma protuberância no umbigo. Neste artigo, os especialistas em Cirurgia do Aparelho Digestivo de Maringá da Guia Saúde, explicam todos os aspectos da cirurgia, desde a sua realização até a recuperação.

 

  • Entendendo a Hérnia Umbilical: Causas e Sintomas em Maringá

A hérnia umbilical ocorre quando a parede abdominal enfraquece, permitindo que uma parte do intestino ou tecido abdominal se projete através de uma abertura perto do umbigo. Em recém-nascidos, isso pode ocorrer devido a uma falha no fechamento do anel umbilical após o nascimento. Em adultos, fatores como obesidade, levantamento de peso excessivo e gravidez múltipla podem contribuir para o desenvolvimento da hérnia. Conhecer os sintomas da hérnia umbilical é essencial para saber quando buscar tratamento.

 

  • Sintomas Comuns da Hérnia Umbilical: Como Identificar e Quando Procurar Ajuda em Maringá

Os sintomas mais comuns de uma hérnia umbilical incluem uma protuberância visível perto do umbigo que pode aumentar com esforços físicos, dor e desconforto. Sintomas mais graves, como dor intensa, náuseas e sinais de obstrução intestinal, exigem atenção médica imediata. Se você apresenta esses sintomas, pode ser necessário considerar uma cirurgia de hérnia umbilical em Maringá.

 

  • Herioplastia Umbilical: Procedimento e Tipos de Cirurgia em Maringá

A hernioplastia umbilical é uma cirurgia projetada para corrigir a hérnia umbilical, restaurando a integridade da parede abdominal e prevenindo recidivas. A cirurgia pode ser realizada de duas formas: aberta ou laparoscópica. A abordagem aberta envolve uma incisão ao redor do umbigo, enquanto a laparoscopia utiliza pequenas incisões e uma câmera. A escolha do método depende do caso específico e das necessidades do paciente.

 

  • Como é Realizada a Cirurgia de Hérnia Umbilical em Maringá?

A cirurgia de hérnia umbilical em Maringá pode ser feita por meio da técnica aberta ou laparoscópica. A abordagem aberta envolve uma incisão ao redor do umbigo para reparar a hérnia. Na laparoscopia, pequenas incisões são feitas no abdômen e uma câmera é utilizada. Ambas as técnicas têm o objetivo de reparar a abertura na parede abdominal e restaurar a função normal da área, proporcionando alívio dos sintomas e prevenção de recidivas.

 

  • Tempo de Recuperação e Cuidados Após a Cirurgia de Hérnia Umbilical em Maringá

O tempo de recuperação após uma cirurgia de hérnia umbilical em Maringá varia de acordo com o tipo de procedimento realizado e a saúde geral do paciente. Geralmente, a recuperação inicial pode levar de uma a duas semanas, com a cirurgia laparoscópica permitindo um retorno mais rápido às atividades normais. Seguir as orientações médicas e evitar atividades físicas intensas é crucial para uma recuperação completa e bem-sucedida.

 

  • Dicas para Prevenir a Hérnia Umbilical: Medidas de Prevenção em Maringá

Embora não seja sempre possível prevenir uma hérnia umbilical, algumas medidas podem reduzir o risco. Manter um peso saudável, evitar a obesidade e usar técnicas adequadas ao levantar objetos pesados são práticas recomendadas. Mulheres grávidas devem seguir um acompanhamento pré-natal adequado para minimizar o risco. Essas medidas podem ajudar a reduzir a probabilidade de desenvolvimento de uma hérnia umbilical, mas não garantem prevenção completa.

 

  • Conclusão: Por que a Cirurgia de Hérnia Umbilical em Maringá é Importante?

A cirurgia de hérnia umbilical em Maringá é uma solução eficaz para corrigir essa condição. Se você apresenta sintomas de hérnia umbilical ou foi diagnosticado com a condição, é crucial consultar um especialista para discutir as melhores opções de tratamento. Agende uma consulta com os especialistas em cirurgia do aparelho digestivo de Maringá na Guia Saúde para uma avaliação detalhada e recuperação eficiente.

Ver matéria
Quanto Custa uma Cirurgia Bariátrica em Maringá? Valores e Informações
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Quanto Custa uma Cirurgia Bariátrica em Maringá? Valores e Informações

DESCUBRA A MÉDIA DE VALORES DA CIRURGIA BARIÁTRICA EM MARINGÁ

 

Leia atentamente e aprofunde-se no fascinante universo da Cirurgia Bariátrica em Maringá, o principal tratamento disponível no Brasil para obesidade.

 

Palavras-Chave: Cirurgia bariátrica Maringá preço, Valores cirurgia bariátrica Maringá, Quanto custa cirurgia bariátrica Maringá, Melhores cirurgiões bariátricos Maringá, Clínicas de cirurgia bariátrica Maringá, Tipos de cirurgia bariátrica Maringá.

 

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos graves de obesidade, uma doença causada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que pode prejudicar a saúde. O objetivo da cirurgia bariátrica é reduzir a capacidade do estômago, diminuindo seu tamanho e, consequentemente, o consumo excessivo de calorias. Neste artigo, exploramos como é feita a cirurgia bariátrica, as principais técnicas envolvidas, suas indicações,os riscos e benefícios desse procedimento no tratamento da obesidade, além dos valores do tratamento.

 

  • Como é Feita a Cirurgia Bariátrica em Maringá?

A cirurgia bariátrica é realizada através de laparoscopia, uma técnica minimamente invasiva que proporciona uma recuperação rápida ao paciente. Durante o procedimento, realizado com anestesia geral, o cirurgião faz de 3 a 5 pequenos cortes no abdômen, através dos quais são introduzidos os instrumentos cirúrgicos. Uma microcâmera é utilizada para visualizar a área operada do estômago, garantindo maior segurança e precisão na cirurgia.

 

  • Consequências da Cirurgia Bariátrica Realizada em Maringá

Após a cirurgia bariátrica, a capacidade do estômago é significativamente reduzida. Enquanto uma pessoa normalmente consome entre 1 a 1,5 litros de alimentos, o estômago de um paciente pós-bariátrica pode consumir entre 25 a 200 ml. Além disso, a produção do hormônio responsável pela sensação de saciedade é afetada, reduzindo a vontade de comer.

 

  • Técnicas de Cirurgia Bariátrica Disponíveis em Maringá

Existem 3 técnicas diferentes de cirurgia bariátrica. São elas:

 

- Bypass Gástrico: Esta técnica envolve a criação de uma pequena bolsa no topo do estômago e um desvio no intestino delgado, diminuindo a absorção de calorias.

 

- Sleeve Gástrico (Gastrectomia Vertical): Aproximadamente 80% do estômago é removido, transformando-o em um tubo vertical, o que limita a capacidade de armazenamento de alimentos e reduz a produção de grelina, o hormônio da fome.

 

- Banda Gástrica Ajustável:  Um anel ajustável é colocado ao redor do estômago, promovendo a perda de peso ao reduzir a capacidade do estômago.

 

  • Indicações da Cirurgia Bariátrica em Maringá

A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que não obtiveram sucesso com outros métodos de perda de peso e atendem aos critérios estabelecidos pelo Conselho Regional de Medicina (CFM). Esses critérios incluem idade entre 16 e 65 anos, IMC superior a 40 kg/m² ou IMC superior à 35 kg/m² associado a comorbidades como diabetes e hipertensão.

 

  • Riscos e Benefícios da Bariátrica em Maringá

A cirurgia bariátrica pode levar a deficiências nutricionais devido à redução da absorção de nutrientes, necessitando de suplementação e acompanhamento nutricional contínuo. No entanto, os benefícios superam os riscos, incluindo:

 

- Perda significativa de peso;

- Melhoria de condições como diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono;

- Redução do risco de doenças cardiovasculares e outros problemas associados à obesidade;

- Aumento da mobilidade;

- Melhora a autoestima e o bem-estar.

 

  • Valores Médios da Cirurgia Bariátrica em Maringá

Falar sobre o valor de uma cirurgia bariátrica é algo complicado, pois os custos não são padronizados e há muitas variáveis a considerar. Mas, no Brasil, de forma geral,  o preço da cirurgia bariátrica varia de R$15 mil a R$50 mil.

 

IMPORTANTE!

Todos os valores descritos ao longo desta matéria podem sofrer modificações de acordo com os recursos, técnica e custo de materiais utilizados na realização do procedimento.

 

Este guia visa fornecer informações úteis, mas é crucial agendar uma consulta com um profissional através do buscador inteligente da Guia Saúde para discutir especificidades de cada caso, tirar dúvidas e receber orientações personalizadas.

Ver matéria
Como devo me preparar para o exame de colonoscopia? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá 
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Como devo me preparar para o exame de colonoscopia? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá 

A colonoscopia é um exame de imagem que permite visualizar o interior do intestino grosso e do reto, através de um colonoscópio, um tubo flexível com uma câmera especial e que emite uma fonte de luz da sua extremidade.

 

Trata-se de um exame de grande importância para os especialistas em Cirurgia do Aparelho Digestivo, pois permite o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças que atingem o intestino grosso e o reto, como é o caso do câncer de cólon, pólipos e de outras lesões, possibilitando tratá-las precocemente.

 

Na Guia Saúde você pode encontrar um especialista em Cirurgia do aparelho digestivo no município de Maringá, especializado no exame de Colonoscopia.

 

Palavras-chave: Colonoscopia, Cirurgia do aparelho digestivo, Maringá, Cirurgia do aparelho digestivo Maringá, Colonoscopia Maringá.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Como é feito o exame de colonoscopia? - Colonoscopia Maringá

O exame de Colonoscopia Maringá é feito com o paciente sob sedação, que será puncionada através de um acesso venoso, sendo levando a um estado de sono profundo. Normalmente, o paciente passa todo o exame dormindo e é acordado pelo especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá apenas quando este é finalizado.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Quando o exame de colonoscopia é indicado? - Colonoscopia Maringá

A Colonoscopia Maringá é indicada pelo  especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo rotineiramente para todas as pessoas a partir dos 45 anos, a fim possibilitar o rastreio e o diagnóstico precoce do câncer do cólon. Além disso, sintomas como a presença de sangue nas fezes, diarreia persistente, emagrecimento sem causa aparente e dores abdominais também podem ser considerados pelo especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá como uma indicação da colonoscopia.

 

O exame poderá ser repetido dentro de seis meses, um ano, três anos ou cinco anos dependendo dos achados. Mas, antes de realizar o exame, o paciente deve passar por alguns preparos específicos, essenciais para garantir a visualização do intestino no exame, reduzir os riscos de complicações e garantir o sucesso do procedimento.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Como o paciente deve se preparar para o exame? - Colonoscopia Maringá

No exame, para que o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá possa visualizar toda a mucosa intestinal,  é necessário fazer uma limpeza removendo as fezes, no dia anterior ao exame. Para isso, podem ser utilizados laxantes ou substâncias que provocam diarreia. Todo esse processo dura em torno de quatro horas e é realizado na residência do paciente. Além disso, o paciente deverá estar em jejum de 4 horas.

 

Também é importante que o paciente siga uma dieta leve nos 2 dias que antecedem o exame, evitando alimentos com corantes vermelhos e ingerindo, no mínimo, 2 litros de líquidos de coloração clara, como água, chá, sucos e bebidas isotônicas, por exemplo.

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: O que ocorre depois do exame? - Colonoscopia Maringá

Após a realização do exame de Colonoscopia Maringá, o paciente permanecerá em observação por cerca de uma hora, sendo liberado somente quando o efeito da sedação passar por completo. Além disso, é importante que o paciente leve um acompanhante, que irá cuidar dele durante esse retorno para casa.

 

O paciente deve continuar com uma alimentação leve e ingerir bastante líquido no restante do dia do exame. Também é normal que o paciente apresente diarréia, por cerca de 24 horas após o exame, bem como fezes com presença de sangue.

 

Lembre-se: Você pode encontrar especialistas em  Cirurgia do aparelho digestivo 100% qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgia do aparelho digestivo Maringá,  Colonoscopia Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é Cirurgia do Aparelho Digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia
Cirurgia do Aparelho Digestivo
O que é Cirurgia do Aparelho Digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, essa especialidade realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

Goiânia, capital do estado de Goiás, é um polo de referência para essa especialidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Gastroenterologistas certificados e verificados, prontos para te ajudar, procurando pelos termos Gastroenterologistas Goiânia ou Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Gastroenterologistas Goiânia e ao procedimento como Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, quando for buscar por um especialista nessa área médica.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Qual a função e quais órgãos compõem o aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia

Conforme citado acima, o aparelho digestivo é formado por um conjunto de órgãos começando pela boca e englobando faringe, estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.

Como é composto por uma grande quantidade de órgãos, conforme a necessidade, pode ser que o Gastroenterologistas Goiânia necessite agir em conjunto com outras especialidades ou subespecialidades, como por exemplo, a hepatologia, em casos de problema no fígado, e coloproctologia, especializada em cirurgias do intestino grosso.

Além disso, a cirurgia do aparelho digestivo também abrange exames, além da consulta comum com exame físico e histórico médico. Entre eles estão:

  • Endoscopia digestiva alta: Este exame avalia a qualidade das paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar doenças como úlcera e gastrite;
  • Colonoscopia: Avalia condições relacionadas ao intestino grosso.

Por fim, podem ser solicitados exames de sangue para que o Gastroenterologista Goiânia possa analisar a glicemia, o colesterol, as proteínas do sangue, a produção de enzimas do fígado e a função hepática do paciente.

Como funciona o Aparelho Digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, que tem como finalidade a digestão dos alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura formada pela língua, dentes e glândulas salivares, que já iniciam o trabalho de triturar e iniciar o processo de digestão dos alimentos.

Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes, como o esôfago, o estômago e os intestinos dando continuidade ao processo digestivo. Estando este sistema em pleno funcionamento, uma pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver.

Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo, já que a digestão está intimamente atrelada à saúde do organismo em sua plenitude. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos podem resolver, entretanto, para situações mais graves, pode ser necessária a realização de algum tipo de  procedimento cirúrgico sobre o aparelho digestivo.

A cirurgia do aparelho digestivo trata quais doenças? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um Gastroenterologista Goiânia através da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica dos Gastroenterologistas Goiânia.

Os Gastroenterologistas Goiânia dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

Quais são as principais cirurgias realizadas? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou laparoscopia, através de pequenos cortes, visualização por microcâmera e manuseio por pinças com ou sem auxílio de um robô. Esta última tem trazido diversos benefícios para a especialidade, sobretudo uma redução nos tempos de internação, recuperação e um pós-operatório mais tranquilo.

Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns dessa especialidade médica, encontram-se gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Conheça um pouco sobre cada uma.

Gastrectomia: Cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado, pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade e outros.

Ostomia: Consiste numa técnica em que é criada uma comunicação do órgão interno com o externo, apresentando o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. No caso da ostomia digestiva, as fezes são expelidas por esse canal, podendo ser um procedimento permanente ou temporário.

Hernioplastia: Hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas de camadas das paredes do abdômen. Essa cirurgia prevê a restituição da estrutura anatômica abdominal.

Apendicectomia: O apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que lembra o formato de um dedo e fica localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se inflama ou se infecciona, é necessário fazer a remoção dele através da cirurgia.

Hemorroidectomia: Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na parte do reto ou do ânus. A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento da hemorroida e acontece normalmente quando falha o tratamento clínico.

Existem muitos outros tipos de cirurgias do aparelho digestivo, sendo importante ressaltar que algumas doenças não precisam de intervenção cirúrgica, já que somente o tratamento clínico é capaz de tratá-las. Cabe ao Gastroenterologista Goiânia avaliar o quadro do paciente e decidir ou não pela cirurgia.

Lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista Goiânia ou Cirurgia do Aparelho Digestivo Goiânia, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA