Clínicas

Selecione...

Região

Selecione...

Especialidade

Ginecologia e obstet...

Sua Busca

Ginecologia e obstetrícia

Dra. Anamaria Roman
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Márcia da Silva Sousa
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av. Onze, 11 - - São Luiz . MA
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Camilla Moreira
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - - Londrina. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Marcela Chiavari Frederico
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - - Umuarama. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Vanessa Devens Trindade
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Avenida Ipiranga, 6690 - - Porto Alegre . RS
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Fábio Eugênio
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - - Fortaleza. CE
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Rebecca Sotelo
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Clínica Saúde Leblon - Av Ataulfo de Paiva, , N° 1079, - Leblon - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Gustavo Wandresen
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Rua Padre Anchieta, 2348 - - Curitiba. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Adriane Pogere
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
R. Menino Deus, 63 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Tatiane Colombari
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av Tiradentes , 1081 - - Maringá. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Endometriose: causas, sintomas e tratamento - Endometriose Londrina
Ginecologia e obstetrícia
Endometriose: causas, sintomas e tratamento - Endometriose Londrina

A endometriose é uma doença crônica inflamatória, provocada pelas células do tecido que reveste o útero: o endométrio. Durante a menstruação, as células do endométrio são normalmente expelidas, mas no caso de pacientes com endometriose, essas células migram no sentido oposto e acabam caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, provocando uma lesão endometriótica.

 

O município de Londrina, no estado do Paraná, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da endometriose e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Londrina  ou Endometriose Londrina .

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Londrina  e ao procedimento como Endometriose Londrina . Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Endometriose Londrina : Como ocorre a doença? - Ginecologista Londrina 

O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero e todos os meses, essa mucosa se torna mais espessa para que o óvulo, ao ser fecundado, possa ser implantado nele. Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a maior parte do endométrio descama e é eliminada durante a menstruação. Após o período menstrual, a mucosa volta a crescer e o processo irá se repetir durante o próximo ciclo menstrual.

 

Nesta afecção, o funcionamento natural do organismo é modificado, o que provoca a inflamação das células do endométrio, que ao invés de serem expelidas, migram no sentido contrário e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Lá, voltam a se multiplicar e provocam sangramento intenso, além de outros sintomas que serão abordados ao longo deste artigo.

 

Endometriose Londrina : Quais são as causas da doença? - Ginecologista Londrina 

Uma das teorias que pode explicar o seu surgimento é o movimento migratório das células do endométrio no sentido contrário ao seu natural, que reflui através das tubas uterinas durante o período menstrual e se depositam em outros órgãos. Outras hipóteses para o surgimento da doença são os fatores genéticos, já que em alguns casos a endometriose é comum entre parentes de primeiro grau de mulheres com a doença, e possíveis comprometimentos no sistema imunológico.

 

Endometriose Londrina : Quais são os principais sintomas da doença? - Ginecologista Londrina 

Os principais sintomas da doença, quando presentes (por vezes, a endometriose é assintomática), são:

 

  • Dor que precede o período menstrual;
  • Cólica menstrual intensa que, conforme a doença progride, pode provocar dores incapacitantes e comprometer a mulher na realização de suas atividades diárias;
  • Fluxo menstrual mais intenso do que o normal;
  • Dispareunia (dor durante a relação sexual);
  • Infertilidade, que acomete cerca de 40% das pacientes com esta afecção.

 

Endometriose Londrina : Como é realizado o diagnóstico da doença? - Ginecologista Londrina 

Quando a paciente apresenta os sintomas característicos da doença, descritos acima, ou infertilidade sem explicação aparente, o Ginecologista Londrina  pode suspeitar de um quadro de endometriose e solicitar um exame pélvico, onde será possível verificar se a paciente sente dores ou apresenta sensibilidade excessiva na região. Os exames clínicos também devem ser solicitados pelo  Ginecologista Londrina , permitindo também verificar a presença de um nódulo ou de uma massa de tecido atrás do útero ou próxima aos ovários.

 

Os exames laboratoriais e de imagem, solicitados pelo Ginecologista Londrina , possibilitam visualizar as lesões de forma pouco invasiva, uma vez que o tecido endometrial possui características únicas e que podem ser observados através de uma ultrassonografia ou por uma ressonância magnética.

 

A doença também pode ser diagnosticada através de uma laparoscopia, a qual possibilita ao Ginecologista Londrina  examinar a cavidade abdominal com o auxílio de um tubo de visualização fino, com o qual se verifica diretamente se há ou não tecido endometrial presente.

 

Endometriose Londrina : Como é feito o tratamento? - Ginecologista Londrina 

O tratamento para a endometriose varia de acordo com os sintomas apresentados pela paciente e se a mesma planeja ou não uma futura gravidez, levando em consideração também fatores como a idade da paciente e o estágio de desenvolvimento da endometriose.

 

De maneira geral, os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser administrados para aliviar a dor, sendo suficiente para tratar quadros onde os sintomas são leves e a paciente não possui pretensões futuras de engravidar.

 

Alguns outros medicamentos podem ser receitados com o objetivo de inibir a atividade dos ovários e, com isso, retardar o crescimento do tecido endometrial e consequentemente, reduzir a dor e o sangramento.

 

  • Contraceptivos orais;
  • Progestinas;
  • Agonistas de GnRH;
  • Elagolix;
  • Danazol.

 

No entanto, existem chances de que esses medicamentos não sejam capazes de eliminar a endometriose, e mesmo que consigam, a afecção pode voltar depois que a terapia medicamentosa é interrompida. Após o tratamento com medicamentos, as taxas de fertilidade podem variar de 40% a 60%, mas é importante ressaltar que os medicamentos não alteram as taxas de pacientes com endometriose mínima ou leve.

 

Endometriose Londrina : Cirurgia para endometriose - Ginecologista Londrina 

A cirurgia para tratar a endometriose visa retirar as lesões provocadas pela doença, que podem comprometer os órgãos pélvicos e a anatomia natural da mulher. Ao contrário do tratamento clínico, a cirurgia pode curar permanentemente os danos provocados pela endometriose, porém ela só é indicada em casos onde existe a presença de células endometriais na parte externa do útero e que podem gerar sérias complicações.

 

Geralmente, os procedimentos cirúrgicos são realizados a partir de uma laparoscopia abdominal, feita através de uma pequena incisão próxima ao umbigo.  Durante a cirurgia, o Ginecologista Londrina  retira o máximo de tecido endometrial ectópico possível, sem provocar danos aos ovários. Assim, a capacidade da mulher de ter filhos pode ser preservada.

 

A remoção do útero por meio de uma histerectomia, pode ser recomendada para mulheres que não possuem planos futuros de engravidar e especialmente, quando os medicamentos utilizados não aliviam a dor pélvica ou abdominal.

 

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da endometriose no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Londrina  ou Endometriose Londrina , ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Principais causas da Gestação de alto risco - Gestação de Alto Risco Maringá
Ginecologia e obstetrícia
Principais causas da Gestação de alto risco - Gestação de Alto Risco Maringá

A gestação é um fenômeno natural e, por isso, toda sua evolução costuma ocorrer sem grandes intercorrências. Entretanto, quando a gestante é portadora de alguma doença ou desenvolve problemas ao longo da Gestação, existe o risco de uma evolução desfavorável, tanto para a mãe como para o feto. Nesse contexto, podemos ter uma gestação de alto risco.

 

Os principais fatores que levam a uma Gestação de alto risco são: idade, histórico da mãe, doenças gestacionais, doenças crônicas, obesidade, as condições do bebê, gestação múltipla e a ausência dos cuidados adequados ao longo da evolução do feto.

 

O município de Maringá, no estado do Paraná, é um polo de referência para o acompanhamento obstétrico de uma Gestação de alto risco e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Maringá ou Gestação de Alto Risco Maringá.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Maringá e ao tratamento como Gestação de Alto Risco Maringá. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Maringá: Principais sintomas de uma Gestação de risco - Gestação de Alto Risco Maringá

Sintomas como náuseas, enjoo, prisão de ventre, dificuldades em digerir alimentos, câimbras, dores nas costas ou incontinência urinária são comuns durante uma Gestação. Contudo, alguns sintomas podem indicar uma Gestação de risco, como por exemplo:

 

  • Sangramento vaginal,
  • Contrações uterinas ou liberação de fluido amniótico antes do tempo,
  • Não sentir o bebê se mexer por mais de um dia,
  • Tonturas, desmaios, vômitos ou náuseas frequentes,
  • Dor ao urinar,
  • Inchaço repentino pelo corpo,
  • Batimentos cardíacos acelerados,
  • Dificuldades para caminhar.
  •  

Ao apresentar algum desses sintomas é recomendado que a gestante busque ajuda do Ginecologista Maringá o mais rápido possível para identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Caso uma Gestação de risco seja confirmada, é importante que a gestante passe a frequentar regularmente o seu Ginecologista Maringá para avaliar o seu estado geral de saúde, assim como o do bebê.

 

  • Ginecologista Maringá: Na Gestação de alto risco, é obrigatório que o parto seja por cesárea? - Gestação de Alto Risco Maringá

Na Gestação de alto risco, o pré-natal é fundamental para controlar os fatores de risco e garantir que a  mulher, se assim desejar,  tenha o parto normal. A cesárea é um procedimento cirúrgico que, para mulheres com doenças prévias, pode ser extremamente agressivo.

 

A cesárea é indicada apenas quando existe o risco de complicações, como por exemplo: insuficiência esofágica ou cardíaca, doenças cardiovasculares, malformações, problemas ortopédicos na região da bacia, posição inadequada do bebê, entre outros.

 

  • Ginecologista Maringá: A importância do acompanhamento pré-natal - Gestação de Alto Risco Maringá

A ausência de controle pré-natal pode aumentar o risco ao longo de uma Gestação, tanto para a gestante, quanto para o recém-nascido. Logo, o pré-natal possui um papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternas ou fetais, especialmente na primeira metade da gestação, contribuindo para o desenvolvimento saudável do bebê e minimizando os riscos da gestante.


Se você apresentar algum dos sintomas citados neste artigo durante a sua gestação, lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especializado no acompanhamento de um Gestação de alto risco no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Maringá ou Gestação de Alto Risco Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Como é feito o diagnóstico da presença de miomas? - Ginecologista Londrina
Ginecologia e obstetrícia
Como é feito o diagnóstico da presença de miomas? - Ginecologista Londrina

Miomas uterinos são tumores benignos, que atingem cerca de 40 a 80% das mulheres e que possuem o risco de malignidade muito baixo. A vertente maligna desses miomas são os sarcomas, tipo de tumor maligno raro e que geralmente está associado a grandes massas, com rápido crescimento e com metástases já no momento do diagnóstico.

 

Na maioria dos casos, os miomas uterinos surgem sem apresentar nenhum tipo de sintoma, mas quando estes estão presentes, as pacientes podem relatar fluxo menstrual intenso (com duração maior do que uma semana), dor ou pressão na pélvis, incontinência urinária, constipação, dor nas costas e nas pernas, além de dificuldade para engravidar. A partir da identificação de qualquer um desses sintomas, é extremamente importante buscar a ajuda de um ginecologista 100% qualificado.

 

Na Guia Saúde você pode encontrar Ginecologistas qualificados e verificados na cidade de Londrina, especialistas no diagnóstico e tratamento dos miomas uterinos.

 

Palavras-chave: Miomas uterinos, Ginecologista, Londrina, Ginecologista Londrina, Miomas uterinos Londrina.

 

  • Ginecologista Londrina: Quais são os principais tipos de miomas? - Miomas Uterinos Londrina

Existem três tipos de Miomas Uterinos Londrina, que podem se desenvolver na parte externa do útero, na cavidade uterina, ou entre as paredes do útero. São eles:

 

- Mioma subseroso: Localizado na parte de fora das paredes do útero, os principais sintomas desse tipo de mioma são dor pélvica, aumento do volume abdominal e compressão dos órgãos abdominais. Esse tipo de mioma não provoca sangramentos.

 

- Mioma intramural: Localizado entre as paredes do útero, os principais sintomas desse tipo de mioma são dor pélvica, aumento do volume abdominal e compressão dos órgãos abdominais, assim como no mioma subseroso. Quando esse tipo de mioma adentra a cavidade uterina, pode causar sangramento transvaginal excessivo e dificuldade para engravidar.

 

- Mioma submucoso: Localizado na região interna do útero, os principais sintomas desse tipo de mioma são dor pélvica, sangramento fora do período menstrual e aumento do fluxo menstrual. Os miomas submucosos são os principais responsáveis pela dificuldade de engravidar, bem como pelo aumento das chances de abortamento.

 

Os miomas podem ser identificados e tratados através dos exames de rotina com o Ginecologista Londrina, sendo extremamente importante que a mulher busque ajuda do especialista ao identificar qualquer um dos sintomas citados ao longo deste texto.

 

  • Ginecologista Londrina: Como é feito o diagnóstico da presença de miomas? - Miomas Uterinos Londrina

O diagnóstico e identificação dos Miomas Uterinos Londrina é feito pelo Ginecologista Londrina através de exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, que possibilitam avaliar a cavidade do útero e detectar a presença de um mioma.

 

Caso os Miomas Uterinos Londrina sejam detectados e a paciente possua o desejo de engravidar ou apresente sintomas intensos, é importante manter o acompanhamento com o Ginecologista Londrina, iniciando o tratamento mais adequado.

 

  • Ginecologista Londrina: Como é realizado o tratamento dos miomas uterinos? - Miomas Uterinos Londrina

O tratamento dos Miomas Uterinos Londrina tem como objetivo promover o controle dos sintomas, principalmente quando estes são intensos, provocando dor exacerbada, fluxo menstrual abundante ou quando a paciente vem realizando diversas tentativas de engravidar sem sucesso.

 

Os principais tipos de tratamento para os Miomas Uterinos Londrina são:

 

- Tratamento medicamentoso: Com o uso de alguns medicamentos é possível aliviar o sintomas e reduzir de forma temporária a incidência, assim como a proliferação dos miomas. Entretanto, nenhum medicamento é capaz de diminuir de forma permanentemente um mioma.

 

- Miomectomia: Cirurgia para retirada dos miomas, mas que mantém o útero preservado, possibilitando que a paciente possa planejar futuras gestações. A Laparoscopia é a técnica mais indicada para realização da miomectomia.

 

- Histerectomia: Cirurgia que consiste na retirada do útero por via laparoscópica, por via abdominal ou por via vaginal.  A histerectomia somente é indicada em casos onde nenhuma das outras opções de tratamento apresentou os resultados esperados.

 

  • Ginecologista Londrina: Pacientes com mioma podem engravidar? - Miomas Uterinos Londrina

Os Miomas Uterinos Londrina estão entre as causas mais comuns de infertilidade, pois distorcem a cavidade endometrial, gerando dificuldades para implantação do óvulo e aumentando o risco de outras complicações.

 

Contudo, se no passado os  Miomas Uterinos Londrina eram sinônimo de infertilidade, hoje, através do amplo arsenal terapêutico que o Ginecologista Londrina dispõe é possível extrair os miomas sem cortes abdominais, de forma eficiente e minimamente invasiva possibilitando assim futuras gestações.

 

Basicamente, o Ginecologista Londrina dispõe de duas possibilidades de tratamento:

 

- Miomas “Fora da cavidade”: São realizados 3 cortes abdominais de 1 cm e através da laparoscopia, os miomas são retirados.

 

- Miomas intracavitários: É possível retirá-los por meio da histeroscopia por via vaginal, sem a necessidade de cortes abdominais. Além disso, a paciente recebe alta no mesmo dia.

 

Por fim, ressaltamos a importância de realizar exames de rotina com um Ginecologista Londrina, a fim de investigar a possível presença de miomas e caso eles sejam detectados, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Ginecologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Miomas Uterinos Londrina ou Ginecologista Londrina. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Tratamento com Laser Lavieen em Maringá
Ginecologia e obstetrícia
Tratamento com Laser Lavieen em Maringá

O Laser Lavieen é uma tecnologia de restauração e rejuvenescimento da pele, que oferece resultados rápidos e satisfatórios, promovendo uma pele uniformizada e saudável. Ele é utilizado para tratamentos estéticos e ginecológicos, pois reproduz os efeitos e benefícios do BB Cream (produto que hidrata e uniformiza o tom da pele), sem a necessidade de retoque por muitos meses.

 

Neste artigo, elaborado pelos principais Ginecologistas de Maringá, iremos esclarecer todos os detalhes sobre esse procedimento, destacando suas principais informações para que você possa ter uma visão completa sobre o Tratamento com Laser Lavieen. Além disso, você pode utilizar o buscador inteligente da Guia Saúde Cidades para encontrar Urologistas especializados no procedimento na região.

 

Palavras-chave: Ginecologista Maringá, Tratamento com Laser Lavieen Maringá, Estética Vaginal Maringá, Rejuvenescimento Cutâneo Maringá.

 

  • Ginecologista Maringá: Em que Consiste o Laser Lavieen? - Tratamento com Laser Lavieen Maringá

O Laser Lavieen é uma tecnologia com característica ablativa e não-ablativa, isso significa que ele pode atuar na camada mais superficial da pele, promovendo a recuperação celular, bem como pode atingir as camadas mais profundas, estimulando uma alta produção de colágeno.

 

Como consequência destas características, o procedimento gera um dano controlado nas camadas cutâneas, estimulando a produção de colágeno e criando pontos de coagulação entre a derme e a epiderme.

 

  • Ginecologista Maringá: Como a Tecnologia Funciona? - Tratamento com Laser Lavieen Maringá

A tecnologia Lavieen é pouco invasiva e utiliza um laser fracionado de Thulium, que trabalha na camada mais superficial da pele e que apresenta altíssima afinidade com a água. O laser age com praticidade, segurança e conforto, sem exigir que o paciente se afaste de sua rotina após o tratamento e pode ser feito em todos os fototipos.

 

O resultado deste processo é a renovação dos tecidos, o que leva à suavização de rugas e linhas finas, redução da acne e suas cicatrizes, remoção das pigmentações excessivas, redução dos poros e uniformização geral da pele. A partir da aplicação do Laser Lavieen, portanto, a epiderme ganha mais brilho e a aparência cutânea é rejuvenescida.

 

  • Ginecologista Maringá: Principais Indicações do Laser - Tratamento com Laser Lavieen Maringá

Como a sua aplicação indicada principalmente para a região da face e do colo, o Lavieen é um tratamento recomendado para:

 

- Suavização de rugas finas;

 

- Redução de poros e acnes;

 

- Tratamento de cicatrizes;

 

- Uniformização da textura da pele;

 

- Diminuição de lesões pigmentadas;

 

- Tratamento de perda capilar;

 

- Rejuvenescimento facial;

 

- Melhoria da firmeza e elasticidade da pele;

 

- Redução do fotoenvelhecimento;

 

- Tratamento de doenças como melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória, ceratoses actínicas e irregularidades da pele.

 

Mas, além disso, também pode ser usado em tratamentos relacionados à queda de cabelo, pós-operatórios, fungóide e dermatites ao longo do corpo.

 

  • Ginecologista Maringá: Como é Realizado o Tratamento? - Tratamento com Laser Lavieen Maringá

Após a aplicação do Laser Lavieen, é considerado normal que a pele fique avermelhada e sensível, que desaparece em torno de 24 horas. Caso necessário, pode ser indicado o uso de alguns produtos que ajudam a aliviar esses sintomas. Os resultados podem ser observados cerca de 3 dias após o procedimento, com a pele mais clara e homogênea.

 

Geralmente, é necessário um intervalo de 4 semanas entre cada sessão. Todas as recomendações serão passadas pelo especialista antes do tratamento e logo após a aplicação do laser.

 

  • Ginecologista Maringá: Agende sua Consulta para o Tratamento com Laser Lavieen - Tratamento com Laser Lavieen Maringá

Ao considerar o Tratamento com o Laser Lavieen em Maringá, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde Cidades para encontrar Ginecologistas especializados no procedimento na região.

Ver matéria
Tratamento Endometriose Maringá: Causas, Sintomas e Quando Buscar Ajuda
Ginecologia e obstetrícia
Tratamento Endometriose Maringá: Causas, Sintomas e Quando Buscar Ajuda

A endometriose é uma doença crônica que pode impactar a qualidade de vida e a saúde da mulher. Saiba como reconhecer os sintomas e quais são as melhores opções de tratamento disponíveis em Maringá com especialistas da Guia Saúde.

 

Palavras-Chave: Tratamento Endometriose Maringá, Endometriose Maringá, Cirurgia Endometriose Maringá, Tratamento Endometriose e Infertilidade Maringá, Cirurgia Laparoscópica Endometriose Maringá, Histerectomia Endometriose Maringá, Retirada Endometriose Maringá.

 

A endometriose é um distúrbio em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do útero. Na endometriose, o tecido pode estar presente nos ovários, nas tubas uterinas ou no intestino. Os sintomas mais comuns são dor e irregularidades menstruais. Além dos prejuízos descritos, a endometriose afeta a qualidade de vida da mulher, seu emocional, sua sexualidade, sua vida profissional, seus relacionamentos e também a possibilidade de uma futura concepção. Em razão disso, a doença é considerada uma questão de saúde pública em diversos países, demandando assim que suas causas, sintomas e tratamentos sejam cada vez mais conhecidos.

 

O município de Maringá, no estado do Paraná, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da endometriose e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Maringá ou Tratamento Endometriose Maringá.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto iremos disponibilizar as palavras-chave que você pode copiar e colar no Google ou no buscador do nosso site para encontrar profissionais qualificados para o tratamento.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Maringá: Quais São as Causas da Endometriose? - Tratamento Endometriose Maringá

A endometriose é uma doença crônica em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do útero, em outras partes do corpo, como abdome, ovários, ligamentos uterinos, bexiga e intestino. As principais causas da doença ainda não foram totalmente esclarecidas pela ciência. No entanto, diversos estudos apontam que pode haver uma relação genética, pois é comum encontrarmos mulheres de uma mesma família com esse problema em comum. A doença também pode estar associada a menstruação retrógrada, problema no qual a menstruação, em vez de descer pelo canal vaginal, retorna parcialmente pelas tubas uterinas, o que leva a migração de algumas partes do endométrio à pelve e aos órgãos próximos à região.

 

  • Ginecologista Maringá: Quais São os Principais Sintomas da Endometriose? - Tratamento Endometriose Maringá

Os principais sintomas da endometriose, aos quais você deve estar atenta para identificar essa condição, são:

 

- Cólica menstrual intensa;

- Inchaço e dores abdominais;

- Dor durante as relações sexuais;

- Alterações no intestino durante a menstruação, como diarréia, intestino preso e sangramento anal;

- Alterações na bexiga e nas vias urinárias, como ardência ou sangramento na urina;

- Dificuldades para engravidar.

 

  • Ginecologista Maringá: Como é Feito o Diagnóstico da Endometriose? - Tratamento Endometriose Maringá

A média de idade na qual as mulheres são diagnosticadas com endometriose é, normalmente, de 32 anos, sendo que em 40% dos casos, as pacientes já estavam com a doença a mais ou menos cinco anos. Entretanto, a endometriose pode ocorrer desde a adolescência até a menopausa. Em casos de suspeita da doença, seu diagnóstico pode ser realizado através do exame físico e confirmado por exames de imagem, entre outros exames laboratoriais. Os exames laboratoriais somados aos de imagem possibilitam visualizar as lesões no endométrio de forma minimamente invasiva. A importância do exame de toque também deve ser ressaltada, pois ele é fundamental para o diagnóstico da endometriose profunda, que ocorre quando o seu foco é localizado mais de 5 mm abaixo da superfície peritoneal. Após estabelecer o diagnóstico, podemos dar início ao tratamento.

 

  • Ginecologista Maringá: Quais São as Principais Formas de Tratamento da Endometriose? - Tratamento Endometriose Maringá

O tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados pela paciente e se há ou não planos para uma futura gravidez. O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode ser indicado para aliviar a dor e tratar casos onde a paciente apresenta sintomas leves. Outros medicamentos, como agonistas de GnRH, progestinas, danazol e contraceptivos orais também podem ser receitados, a fim de inibir a atividade dos ovários e retardar o crescimento do tecido endometrial. Contudo, apenas o uso desses medicamentos podem não ser suficientes para eliminar a endometriose, que retorna quando a medicação é interrompida. Nesses casos, a cirurgia para tratar a endometriose pode ser indicada, com o objetivo de remover as lesões provocadas pela doença e curar permanentemente os danos provocados pela endometriose.

 

  • Ginecologista Maringá: Fique Atenta ao Seu Corpo e Lembre-se! - Tratamento Endometriose Maringá

Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da endometriose no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Tratamento Endometriose Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é Endometriose? - Endometriose Rio de Janeiro
Ginecologia e obstetrícia
O que é Endometriose? - Endometriose Rio de Janeiro

A endometriose é uma doença crônica inflamatória, provocada pelas células do tecido que reveste o útero: o endométrio. Durante a menstruação, as células do endométrio são normalmente expelidas, mas no caso de pacientes com endometriose, essas células migram no sentido oposto e acabam caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, provocando uma lesão endometriótica.

 

O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da endometriose e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Endometriose Rio de Janeiro.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao procedimento como Endometriose Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Endometriose Rio de Janeiro: Como ocorre a doença? - Ginecologista Rio de Janeiro

O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero e todos os meses, essa mucosa se torna mais espessa para que o óvulo, ao ser fecundado, possa ser implantado nele. Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a maior parte do endométrio descama e é eliminada durante a menstruação. Após o período menstrual, a mucosa volta a crescer e o processo irá se repetir durante o próximo ciclo menstrual.

 

Nesta afecção, o funcionamento natural do organismo é modificado, o que provoca a inflamação das células do endométrio, que ao invés de serem expelidas, migram no sentido contrário e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Lá, voltam a se multiplicar e provocam sangramento intenso, além de outros sintomas que serão abordados ao longo deste artigo.

 

Endometriose Rio de Janeiro: Quais são as causas da doença? - Ginecologista Rio de Janeiro

Uma das teorias que pode explicar o seu surgimento é o movimento migratório das células do endométrio no sentido contrário ao seu natural, que reflui através das tubas uterinas durante o período menstrual e se depositam em outros órgãos. Outras hipóteses para o surgimento da doença são os fatores genéticos, já que em alguns casos a endometriose é comum entre parentes de primeiro grau de mulheres com a doença, e possíveis comprometimentos no sistema imunológico.

 

Endometriose Rio de Janeiro: Quais são os principais sintomas da doença? - Ginecologista Rio de Janeiro

Os principais sintomas da doença, quando presentes (por vezes, a endometriose é assintomática), são:

 

  • Dor que precede o período menstrual;
  • Cólica menstrual intensa que, conforme a doença progride, pode provocar dores incapacitantes e comprometer a mulher na realização de suas atividades diárias;
  • Fluxo menstrual mais intenso do que o normal;
  • Dispareunia (dor durante a relação sexual);
  • Infertilidade, que acomete cerca de 40% das pacientes com esta afecção.

 

Endometriose Rio de Janeiro: Como é realizado o diagnóstico da doença? - Ginecologista Rio de Janeiro

Quando a paciente apresenta os sintomas característicos da doença, descritos acima, ou infertilidade sem explicação aparente, o Ginecologista Rio de Janeiro pode suspeitar de um quadro de endometriose e solicitar um exame pélvico, onde será possível verificar se a paciente sente dores ou apresenta sensibilidade excessiva na região. Os exames clínicos também devem ser solicitados pelo  Ginecologista Rio de Janeiro, permitindo também verificar a presença de um nódulo ou de uma massa de tecido atrás do útero ou próxima aos ovários.

 

Os exames laboratoriais e de imagem, solicitados pelo Ginecologista Rio de Janeiro, possibilitam visualizar as lesões de forma pouco invasiva, uma vez que o tecido endometrial possui características únicas e que podem ser observados através de uma ultrassonografia ou por uma ressonância magnética.

 

A doença também pode ser diagnosticada através de uma laparoscopia, a qual possibilita ao Ginecologista Rio de Janeiro examinar a cavidade abdominal com o auxílio de um tubo de visualização fino, com o qual se verifica diretamente se há ou não tecido endometrial presente.

 

Endometriose Rio de Janeiro: Como é feito o tratamento? - Ginecologista Rio de Janeiro

O tratamento para a endometriose varia de acordo com os sintomas apresentados pela paciente e se a mesma planeja ou não uma futura gravidez, levando em consideração também fatores como a idade da paciente e o estágio de desenvolvimento da endometriose.

 

De maneira geral, os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser administrados para aliviar a dor, sendo suficiente para tratar quadros onde os sintomas são leves e a paciente não possui pretensões futuras de engravidar.

 

Alguns outros medicamentos podem ser receitados com o objetivo de inibir a atividade dos ovários e, com isso, retardar o crescimento do tecido endometrial e consequentemente, reduzir a dor e o sangramento.

 

  • Contraceptivos orais;
  • Progestinas;
  • Agonistas de GnRH;
  • Elagolix;
  • Danazol.

 

No entanto, existem chances de que esses medicamentos não sejam capazes de eliminar a endometriose, e mesmo que consigam, a afecção pode voltar depois que a terapia medicamentosa é interrompida. Após o tratamento com medicamentos, as taxas de fertilidade podem variar de 40% a 60%, mas é importante ressaltar que os medicamentos não alteram as taxas de pacientes com endometriose mínima ou leve.

 

Endometriose Rio de Janeiro: Cirurgia para endometriose - Ginecologista Rio de Janeiro

A cirurgia para tratar a endometriose visa retirar as lesões provocadas pela doença, que podem comprometer os órgãos pélvicos e a anatomia natural da mulher. Ao contrário do tratamento clínico, a cirurgia pode curar permanentemente os danos provocados pela endometriose, porém ela só é indicada em casos onde existe a presença de células endometriais na parte externa do útero e que podem gerar sérias complicações.

 

Geralmente, os procedimentos cirúrgicos são realizados a partir de uma laparoscopia abdominal, feita através de uma pequena incisão próxima ao umbigo.  Durante a cirurgia, o Ginecologista Rio de Janeiro retira o máximo de tecido endometrial ectópico possível, sem provocar danos aos ovários. Assim, a capacidade da mulher de ter filhos pode ser preservada.

 

A remoção do útero por meio de uma histerectomia, pode ser recomendada para mulheres que não possuem planos futuros de engravidar e especialmente, quando os medicamentos utilizados não aliviam a dor pélvica ou abdominal.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da endometriose no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Endometriose Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA