Forma ideal de ingerir medicamentos para tireoide

Forma ideal de ingerir medicamentos para tireoide
Forma ideal de ingerir medicamentos para tireoide

O hipotireoidismo é uma condição caracterizada pela deficiência na produção de hormônios da tireoide e que atinge cerca de 4,7 milhões de brasileiros acima dos 35 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. No entanto, um levantamento encomendado pela farmacêutica Sanofi revelou que 34% das pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo não realizam nenhum tipo de tratamento.

 

Quando não tratado, o hipotireoidismo pode causar sensação de cansaço, ganho de peso, unhas e cabelos mais quebradiços, pele ressecada,  irregularidades menstruais nas mulheres e obstipação intestinal, sintomas que impactam diretamente na qualidade de vida e no bem-estar de uma pessoa. O tratamento do hipotireoidismo é bem simples, baseado na reposição hormonal de levotiroxina, um hormônio sintético que é convertido em T4 e T3 no nosso organismo. Devemos lembrar que o hipotireoidismo ocorre quando a tireoide não fabrica mais os hormônios T4 e T3 de forma adequada.

 

Ao repormos a levotiroxina, voltamos a regular um eixo hormonal. Por isso, é importante que a levotiroxina seja tomada todos os dias, preferencialmente no mesmo horário, evitando grandes atrasos ou esquecimentos. Outro cuidado importante é que, para que a absorção das substâncias presentes nos medicamentos para tireoide ocorra sem interferências, existem circunstâncias para ingeri-los. Por exemplo, o consumo desses medicamentos pode ser recomendado antes do café da manhã, já que a levotiroxina é melhor absorvida em um ambiente ácido. Além disso, o jejum de alimentos e líquidos, exceto água, é uma prática necessária por pelo menos meia hora após a ingestão dos medicamentos.

 

No entanto, essa forma de utilizar os medicamentos para tireoide pode ser incômoda para algumas pessoas, que acabam se sentindo enjoadas quando fazem a sua ingestão em jejum. Para esse grupo, a ingestão dos medicamentos pode ser recomendada para duas horas após o jantar ou uma hora antes do almoço ou da jantar. Além desse cuidado, para se obter uma melhor eficácia dos medicamentos para a tireoide, é preciso evitar ingeri-los junto a outros medicamentos, que possam interferir na sua eficácia.

 

Se você deseja entender mais sobre as formas ideais para a ingestão dos medicamentos para tireoide e realizar um tratamento adequado, entre em contato e agende uma avaliação. Assim, poderemos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.

Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email