Os exercícios pulmonares estão em alta e vem sendo cada vez mais utilizados, principalmente na reabilitação dos pacientes com comprometimento pulmonar pós-COVID. No entanto, esses exercícios também são recomendados durante o pós-operatório da cirurgia torácica, assim como para qualquer pessoa!
Que tal aprender alguns deles?
- Primeiro, puxe o ar pelo nariz e solte-o pela boca, todo de uma vez. Faça uma sequência de três séries, com 10 repetições e intervalo de um minuto entre elas.
- Segundo, puxe o ar pelo nariz por três vezes seguidas e solte-o pela boca nas três vezes. Faça duas séries, com 10 repetições e intervalo de um minuto entre cada sequência.
- Terceiro, erga os seus braços lateralmente, acima da cabeça, e enquanto faz isso, puxe lentamente o ar pela boca. Quando você for soltar o ar, solte-o pela boca e abaixe os braços lentamente. Faça duas séries, com 10 repetições e descanse por um minuto entre cada uma delas.
- Quarto, lentamente, puxe o ar pelo nariz. Segure-o por até cinco segundos e solte-o pela boca. Faça duas séries, com 10 repetições e intervalo de um minuto entre elas.
Exercícios respiratórios são recomendados para qualquer pessoa, mas é fundamental buscar orientação médica especializada para realizá-los de forma adequada e segura.
Formado pela Uni-Rio em 2001, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT),
Membro Titular da Sociedade brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL),
Fellow do Instituto Europeu de Oncologia, Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Torácica do Hospital Copa D’Or.
Integrante da Comissão de Cirurgia Robótica da SBCT e ESTS (Sociedade Europeia de Cirurgia Torácica)