A escleroterapia com espuma pode ser usada para tratar as veias
As veias varicosas primárias é recorrentes com origem na incompetência safena troncular, veias perfurantes e tributários safenos. Requer um mínimo de equipamento, porém é necessário um operador altamente qualificado e com boa competência para a canulação dos vasos orientada por ultrassonografia.
A obliteração a longo prazo dos troncos safenos e conseguida em 85%-90% dos casos apesar disso, esse percentual pode ser aumentado pelos acréscimos de sessões.
Adicionais de revisão e tratamento após 6 meses. O método é particularmente útil, nos pacientes com veias varicosas recorrentes, pacientes com úlceras venosas ativas ou cicatrizadas e com insuficiência venosa classe ceap 5 e 6.
Nestes casos uma nova cirurgia comportam risco substancial de complicações e de recidiva adicional das varizes.
A escleroterapia com espuma não é a primeira escolha para tratamento de pacientes com varizes primárias e jovens, classes ceap 3, pois há um risco aumentado de hiperpigmentação.
Nestes o tratamentos cirúrgicos ainda é a primeira escolha.
A mídia vem propagando muito este método. No entanto ele também apresenta complicações como: reação alérgica, necroses cutâneas, pigmentação, dano neural, escotomas cintilantes, sintomas tipo enxaqueca, colapso ortostático, tromboembolia.
O importante é consultar um especialista acostumado com este tratamento para que possa afirmar se este método está indicado para o seu caso. Assim pode-se ter um bom resultado e com taxa mínima de complicações.
Formado em medicina pela UEM, continuou os estudos, fazendo sua residência em Cirurgia Vascular pela Santa Casa de São Paulo.
Possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.