Hoje, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo, data que relembra a nossa sociedade a luta de toda comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez — leve, moderado, severo ou profundo.
A lei 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, foi aprovada pelo Congresso Nacional há 20 anos, sendo essa uma medida que abriu espaço para o trabalho de intérpretes em programas de TV, na internet e nos veículos públicos de comunicação.
Entretanto, apesar dessas iniciativas, o sistema educacional brasileiro ainda enfrenta sérios problemas quando se trata de incluir surdos nos currículos, o que agrega ainda mais importância a esta data, que possibilita conscientizar ainda mais a nossa sociedade sobre a importância da integração e do respeito a essas diferenças.
Médica Otorrinolaringologista e Foniatra especializada no diagnóstico médico e tratamento de pacientes com problemas de fala, linguagem e aprendizagem escolar (Transtornos de Linguagem, Transtornos de Aprendizagem, Transtorno do espectro do Autismo, Dispraxia de fala, Distúrbios de audição, voz e deglutição)
Atendemos apenas consultas particulares (Não atendemos planos de saúde)