A crioescleroterapia é um procedimento no qual o cirurgião vascular utiliza a injeção de um agente esclerosante resfriado a 40 graus negativos, com o objetivo de destruir a parte interna do vaso e eliminar o problema.
A eficácia do procedimento se dá pois o resfriamento da substância atua como analgésico, reduzindo a sensação de dor que o paciente poderia sentir ao realizar a crioescleroterapia, além de resultar em um baixo índice de manchas arroxeadas durante a recuperação.
Entenda mais sobre a crioescleroterapia a seguir:
As sessões de Crioescleroterapia são bastante simples, realizadas no próprio consultório do Cirurgião Vascular, sem a necessidade de anestesia e não necessitando de repouso.
A Crioescleroterapia é uma variação do método convencional de escleroterapia, utilizada para tratar varizes pequenas. Na técnica, a glicose hipertônica (esclerosante) é resfriada a -40 graus, o que aumenta sua capacidade de ação da substância e otimiza os resultados do tratamento.
Entre os principais benefícios da Crioescleroterapia estão:
- Alívio do desconforto devido ao efeito analgésico provocado pelo frio;
- Diminuição do nível de sangramento durante o procedimento;
- Redução da quantidade de hematomas no pós-tratamento;
- Redução da quantidade de microtrombos;
- Redução do risco de pigmentação da pele, úlceras e alergias;
- Retorno às atividades cotidianas de forma muito mais rápida, logo após o procedimento, sem a necessidade de repouso após a aplicação.
Apesar de suas vantagens, a Crioescleroterapia não é indicada para todos os tipos de varizes, somente para aquelas de menor calibre, com cerca de 2 mm ou menos, as chamadas teleangiectasias, que costumam ter a aparência de “teias de aranha”.
Após a Crioescleroterapia, o paciente não terá sua rotina alterada, podendo voltar às suas atividades cotidianas logo após as aplicações, devendo realizar o acompanhamento com o Cirurgião Vascular de maneira periódica, além de seguir as seguintes recomendações:
- Fazer uso de meias de compressão;
- Exposição solar;
- Exercícios físicos;
- Manter uma boa hidratação e uma alimentação rica em fibras.
Poucas sessões de Crioescleroterapia já são suficientes para eliminar de vez as varizes, dependendo, é claro, de cada caso. Dessa forma, o número de sessões necessárias para tratar o problema será definido pelo Cirurgião Vascular durante a consulta de avaliação, na qual o especialista poderá avaliar as condições de saúde do paciente, indicando o tratamento mais adequado para cada caso.
Formado em medicina pela UEM, continuou os estudos, fazendo sua residência em Cirurgia Vascular pela Santa Casa de São Paulo.
Possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.