Colecistectomia por vídeo

Colecistectomia por vídeo
Colecistectomia por vídeo

A colecistectomia por videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, o qual visa tratar cálculos biliares, removendo a vesícula biliar do paciente. Os cálculos biliares são um problema comum e que podem trazer sérias complicações à saúde de um indivíduo, prejudicando a sua qualidade de vida.



Logo, é recomendado retirar a vesícula assim que eles se manifestam, tendo a colecistectomia videolaparoscópica como uma opção de cirurgia segura, pouco invasiva e que possibilita a rápida recuperação do paciente, já que não há a necessidade de fazer grandes cortes abdominais.



  • Colecistectomia Videolaparoscópica: Entenda como o procedimento funciona

Na colecistectomia por videolaparoscopia, ao contrário da cirurgia aberta, não é necessário realizar grandes incisões, pois contamos com o suporte de um laparoscópio, equipamento que possui uma câmera, a qual transmite as imagens aumentadas da região tratada diretamente para um monitor, com grande riqueza de detalhes.



Dessa forma, precisamos realizar apenas de três a quatro pequenos orifícios na cavidade abdominal do paciente, por onde serão inseridos o laparoscópio e os demais instrumentos cirúrgicos utilizados no procedimento. Os recursos utilizados na cirurgia nos possibilitam remover a vesícula sem lesionar os tecidos saudáveis.



O procedimento é realizado em ambiente hospitalar com o paciente sob efeito de anestesia geral.



  • Colecistectomia Videolaparoscópica: Quando o procedimento é indicado?

A colecistectomia por videolaparoscopia é indicada para os pacientes que apresentam problemas vesiculares, como pedras na vesícula, colecistite, coledocolitíase, malformações da vesícula biliar e neoplasias, por exemplo. Antes da indicação, o paciente deve passar por uma série de exames pré-operatórios, como: hemograma completo, hemoglobina glicada, glicemia em jejum, creatinina, uréia, TP, TTPA, ECG, EAS e coagulograma, a fim de entendermos se realmente há a necessidade de extrair a vesícula.



  • Colecistectomia Videolaparoscópica: Principais vantagens da colecistectomia por videolaparoscopia

Conforme expliquei ao longo do texto, ao contrário da técnica aberta, a colecistectomia por videolaparoscopia nos possibilita uma maior precisão de movimentos, minimizando assim os possíveis danos a outros tecidos, diminuindo a dor pós-operatória, acabando com a necessidade grandes cortes, além de oferecer menos riscos de complicações e uma melhor recuperação.



Se você deseja entender mais sobre a colecistectomia por videolaparoscopia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas, analisando o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Dutra - Gastroenterologista
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Procurando sobre emagrecimento saudável e qualidade de vida?

Conheça o Dr. Fernando Dutra especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Balão Gástrico, Endoscopia e Colonoscopia.


O Dr. Fernando atua há mais de 15 anos na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo com vasta experiência na área de emagrecimento. 

Atua também na área de educação médica como preceptor nos serviços de residência em Cirurgia Geral  na cidade de Maringá.  

Matérias relacionadas

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
02/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Fernando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente…
Juliana michele bento
26/04/2023
Vou tentar transcrever , o quão importante sua excelência em atender , de forma HUMANIZADA , com Empatia Clareza e gera…
Laira Marinho
18/04/2023
Medico excelente, explica bem o procedimento, atendimento muito humanizado, a secretaria legal. Recomendo!
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email