A especialidade que trata as doenças dos rins é a nefrologia. Nos casos de insuficiência renal com indicação de hemodiálise, o cirurgião vascular trabalha em conjunto com o nefrologista no planejamento e realização dos acessos vasculares necessários para a hemodiálise.
Ao cirurgião vascular pode ser solicitado o implante de cateter venoso de curta ou de longa permanência, assim como a confecção de fístulas arteriovenosas.
Fístulas são conexões entre artérias e veias, criando um fluxo de alta pressão na veia e possibilitando seu uso para a hemodiálise.
As cirurgias para criação de fístulas são delicadas e, algumas vezes, bastante complexas, mas são fundamentais para o bom andamento do tratamento dialítico a longo prazo.
ANGIOLOGIA
Essa é a especialidade médica que se ocupa com o atendimento e tratamento clínico das doenças que atingem vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos. São comuns os casos em que essas patologias só apresentem sintomas e características significantes quando estão em um estado avançado. Por isso, o parecer de um médico angiologista é tão importante, afinal, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado e com mais chances de sucesso.