Cirurgia de Ceratocone (Anel de Ferrara)

Cirurgia de Ceratocone (Anel de Ferrara)
Cirurgia de Ceratocone (Anel de Ferrara)

Ceratocone é uma doença degenerativa que atinge a córnea, se desenvolvendo de forma progressiva, tornando essa camada protetora dos olhos, responsável pela recepção da luz e pela formação do foco da imagem visual, mais fina e com formato de cone.

 

  • Cirurgia de Ceratocone: Para que serve?

À medida que a ceratocone avança, a capacidade visual diminui, já que com a acentuação do cone a visão fica mais embaçada e distorcida. Com isso, a implantação do Anel de Ferrara serve para a reduzir a curvatura da córnea, resultando na melhora da acuidade visual e proporciona a redução dos problemas atrelados a ceratocone como o astigmatismo irregular, por exemplo.

 

  • Cirurgia de Ceratocone: Como é realizada?

Existem duas formas de realização do procedimento: a laser e a manual. Ambas consistem na criação de uma espécie de túnel intracorneano, ou seja, dentro da córnea para a inserção do anel de Ferrara.

 

Esse anel tem característica transparente e semi-circular. Durante o procedimento, que leva cerca de 30 minutos, o paciente permanece acordado à base de colírio anestésico para que a cirurgia permaneça indolor.

 

  • Cirurgia de Ceratocone: Quem precisa?

A cirurgia é indicada para aqueles pacientes que atingiram um estágio mais grave de evolução da ceratocone, quando tratamentos prévios como o uso de óculos para a correção da visão não tem mais resultados satisfatórios e a utilização de lente de contato é impossibilitada devido à distorção muito acentuada da córnea.

 

É importante ressaltar que a cirurgia de ceratocone não é a cura da doença, apenas reduz o seu progresso e confere uma maior rigidez à córnea. Além disso, problemas refrativos como a miopia e a hipermetropia não são tratados com o implante do anel, por isso pacientes que apresentam esses problemas visuais ainda precisam da utilização de óculos e lentes para a correção de grau.

 

Contudo, o resultado da cirurgia de ceratocone pode ser visto logo no primeiro dia de pós-operatório, estabilizando a visão do paciente em torno de três meses após a realização do procedimento.

 

Se você tem interesse em realizar a cirurgia de ceratocone, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Dr. Jobson Bortot Filho é especialista em cirurgia de catarata, tratamento que consiste na retirada da catarata e no implante de uma lente intraocular.

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a catarata e pode ser realizado no centro cirúrgico altamente estruturado do Dr. Jobson Bortot Filho, junto a outros inúmeros procedimentos oftalmológicos.

Sabia que seus olhos dizem muito sobre sua saúde geral?

Além de cuidar da saúde ocular, fazer exames oftalmológicos regulares podem mostrar sinais de que algo não está certo no seu corpo, mesmo antes do aparecimento dos sintomas da doença.

Por isso, check-up geral do estado de saúde dos seus olhos é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida.

Entre em contato para agendar uma avaliação.

Matérias relacionadas

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email