Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata
Cirurgia de Catarata

A catarata é uma doença que afeta a área cristalina do olho, acarretando na perda progressiva da visão. De acordo com um estudo publicado em 2019 no periódico de Lancet, um dos periódicos científicos mais conceituados do mundo, a catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo, correspondendo a cerca de 45% dos casos de perdas da visão.

 

O cristalino é responsável pelo foco dos objetos que enxergamos, seja de longe ou de perto, mas com a catarata, ele se torna opaco, o que pode conceder uma aparência esbranquiçada aos olhos, aumentando a sensibilidade dos olhos à luz, deixando a visão embaçada e levando a sua perda progressiva.

 

  • Catarata: Principais causas da doença

A principal causa da doença é o envelhecimento natural do cristalino, mas ela também pode ser causada por outros fatores, como pelo diabetes, pelo uso de colírios ou corticoides sem acompanhamento médico, traumas, infecções oculares e o tabagismo, por exemplo.

 

Conforme a doença se desenvolve, o paciente pode apresentar dificuldades para distinguir pessoas ou feições, enxergando apenas sombras e vultos. Além disso, o paciente pode enfrentar outros sintomas, como por exemplo a fotofobia.

 

  • Catarata: Incidência de catarata no Brasil

O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), evidenciou que a catarata corresponde a 49% dos casos de cegueira no país, justificando o fato do número de cirurgias para tratar a doença ter dobrado entre 2009 e 2019.

 

Os primeiros sinais de alerta para a catarata são: troca de óculos frequente, dificuldade para dirigir à noite, enxergar halos de luz, visão embaçada, perda da visão de contraste

 

O diagnóstico da doença pode ser feito durante uma consulta de rotina com o oftalmologista, que poderá indicar o tratamento cirúrgico a partir do momento em que a doença começa a dificultar a realização das atividades diárias do paciente.

 

  • Catarata: Cirurgia para reverter a cegueira

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Ela consiste na substituição do cristalino embaçado por uma lente intraocular, cuja escolha do modelo deve ser avaliada de forma criteriosa, afinal, trata-se de um procedimento definitivo.

 

A cirurgia dura aproximadamente 15 minutos e possui um pós-operatório bastante tranquilo, no qual o paciente deve evitar apenas movimentos bruscos com a cabeça, ambientes quentes e poluídos, não comprimir ou coçar a região operada e proteger o olho de poeira, vento e produtos como shampoo e sabão, por exemplo.

 

Se você vem apresentando alguns dos sinais de catarata citados no texto, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Jobson Bortot Filho
Oftalmologista
Linhares / ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Dr. Jobson Bortot Filho é especialista em cirurgia de catarata, tratamento que consiste na retirada da catarata e no implante de uma lente intraocular.

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a catarata e pode ser realizado no centro cirúrgico altamente estruturado do Dr. Jobson Bortot Filho, junto a outros inúmeros procedimentos oftalmológicos.

Sabia que seus olhos dizem muito sobre sua saúde geral?

Além de cuidar da saúde ocular, fazer exames oftalmológicos regulares podem mostrar sinais de que algo não está certo no seu corpo, mesmo antes do aparecimento dos sintomas da doença.

Por isso, check-up geral do estado de saúde dos seus olhos é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida.

Entre em contato para agendar uma avaliação.

Matérias relacionadas

Algumas avaliações do profissional

Erika Marim
17/02/2023
Muito bom
José Augusto Costa Henriques
17/02/2023
Obrigado dr Jobinho por tanta atenção e cuidado.
Elaine Lipaus
17/02/2023
.
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email