Há muitos detalhes para serem pensados. Exames, histórico, medicações, avaliação cardiológica, tempo de cirurgia, perdas sanguíneas, são alguns pontos que devem ser analisados com antecedência. Só assim algumas alterações poderão ser detectadas e tratadas, e a ausência ou alterações mínimas, autorizaram o procedimento.
As cirurgias eletivas, programadas, em especial as estéticas, o risco cirúrgico, apesar de existir, deve ser o menor possível. Algumas associações acabam elevando os riscos e não são aconselhadas para determinados pacientes.
Alguns exemplos das combinações são:
- Abdominoplastia + lipoescultura;
- Mamoplastia + abdominoplastia;
- Rinoplastia + mamoplastia;
- Blefaroplastia + rinoplastia;
- Mamoplastia + lipoescultura; e outras associações.
A decisão dos procedimentos a serem realizados é em conjunto, cirurgião e paciente. Porém, ao final, só você, paciente, pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis.
O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessário sua autorização por escrito no termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido.
A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isso as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.
As nossas pacientes são operadas por 2 cirurgiões plásticos, membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). O fato de 2 cirurgiões realizarem o procedimento, o que é aconselhado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e SBCP, reduz tempo cirúrgico, aumenta segurança da equipe, e consequentemente, reduz riscos.
Sinta-se livre para fazer perguntas. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/ entusiasmo pelo seu novo visual ou pelo estresse pré-operatório.
Graduado pela Universidade Estadual de Maringá no curso de Medicina, com duração de 6 anos. Especialista em Cirurgia geral pelo Hospital Universitário de Maringá.S Especialista em Cirurgia Plástica pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor do Unicesumar. 1- Graduação em Instituição com Hospital Universitário próprio, com desenvolvimento de atividades em assistência, pesquisa e ensino. Internato com duração de 2 anos. Pós graduação strictu e lato sensu. Desempenho ENADE 2010 - Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3,64 (Faixa 4). Conceito ENADE: 4,71 (Faixa 5). Classificação Nacional: 1º . 2- Residência Médica em Cirurgia Geral. Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringa, Brasil Instituição com Hospital de Ensino próprio, com desenvolvimento de atividades em assistência, pesquisa e ensino. Pós graduação strictu e lato sensu. 3- Especialização em Cirurgia Plástica no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.