As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. São classificadas como doenças cardiovasculares uma série de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como hipertensão, acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, entre outras. Atualmente, as doenças cardiovasculares são responsáveis ??por cerca de um terço do total de mortes e configuram um problema de saúde pública de extrema grandeza.
O coração é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, afinal, é através deste músculo que o nosso sangue é bombeado para todo o corpo, garantindo assim o funcionamento de todos os outros órgãos. Para que possamos manter a saúde do coração em dia e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, a adoção de um estilo de vida saudável, bem como de alguns outros cuidados, é fundamental. Procurar um cardiologista somente em casos de infarto, colesterol alto ou pressão alta, por exemplo, é um grande erro, já que a maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas ao tratar seus fatores de risco.
Nesse cenário, a cardiologia preventiva se destaca. Através da realização periódica de check-ups cardiológicos, podemos diagnosticar as condições do sistema cardiovascular, seja por meio de um exame clínico, físico, de imagens ou de análises laboratoriais. Essa avaliação preventiva engloba o histórico do paciente, seus antecedentes familiares, hábitos de vida e a sua faixa etária.
Quando falamos em faixa etária, não existe uma idade específica para iniciar o tratamento com o cardiologista. Na infância, o tratamento preventivo pode ser recomendado em casos de sopro cardíaco, falta de ar ou cansaço. Na adolescência é recomendado para avaliar a pressão arterial, o peso e o colesterol. Já na fase adulta, a cardiologia preventiva é voltada para o tratamento e prevenção dos fatores de risco.
Os cuidados com o coração são extremamente necessários para promover uma melhoria na qualidade de vida de um indivíduo, tornando assim a prevenção das doenças cardiovasculares a cardiologia do futuro.
Quem sou? De onde vim e como estou aqui!
Maringaense, nascido em 1982!
Estudante Nobel, cursinho e Universidade de Medicina UEM (Estadual de Maringa) 2002-07.
Residência em Clínica Médica - PUC Sorocaba- SP (título pelo MEC) 2008-10.
Residência em Cardiologia Clínica, Instituto Dante PAZZANESE se Cardiologia - IDPC - SP, 2011-2013.
Residência em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, Instituto Dante PAZZANESE de Cardiologia- IDPC - SP, 2013-15.
Gestão hospitalar - UNINOVE - SP 2014-15.
CTO training Japan - 2016
RT Endocor Umuarama, Cemil - 2016-2018.
RT Cardiologia Hosp Santa Rita Maringa- 2017.
MBA FGV - EXECUTIVE INTERNACIONAL - 2018-2019...
Diretor Clínico - Hospital Memória Uningá- 2017-2019.
Coordenador Internato e Residência Médica UNINGÁ -2019.
Professor Cardiologia e Urgências e Emergências Médicas - Faculdade de Medicina - UNINGÁ. 2017-atual
Consultor Hospitalar Externo- 2019- atual.
Mestre pela UEM/PR - 2020/2021
Rádio Desterro FM 106,5- colaborador em em saúde discutindo saúde ao vivo com a região do Paraná toda quarta as 9h.
Prêmio Gestor Público Paraná 2021
Secretário de Saúde Maringa - 2021., atual
Pai do Raul, Antonio e Jorge. (10, 6 e 2 anos) Marido da Fernanda Cella Giacometto Puzzi