A próstata é uma glândula com cerca de 30 gramas que se situa logo abaixo da bexiga no homem, tendo como função principal o auxílio na produção do esperma. Tem sua evolução lenta no decorrer da vida, sendo praticamente indetectável na infância e adolescência.
O câncer de próstata é uma mutação nas células da próstata, na qual se inicia uma multiplicação desordenada, podendo crescer sem limites no local e se espalhar para outros órgãos, como pulmão e ossos.
Sua importância decorre de sua prevalência aumentada e alta chance de cura quando descoberto em seu início. É a segunda neoplasia mais comum no homem brasileiro, ficando atrás apenas do câncer de pele. Segundo o INCA, 1 em cada 7 homens terá a doença.
Os fatores de risco para a doença são:
- Envelhecimento (quanto mais velho, maiores as chances);
- História Familiar de CA de próstata;
- Etinia (negros tem maior prevalência da doença);
-Obesidade e alimentação gordurosa;
Quanto à Prevenção, não existe como mudarmos fatores como idade, genética e etnia. Então um estilo de vida saudável e consulta de rotina são essenciais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, recomenda-se consultas anuais com PSA e toque retal para:
- Homens a partir dos 50 anos;
- Homens com história familiar positiva ou negros - iniciar aos 45 anos.
Quando descoberto precocemente, existe 90% de chance de cura dessa doença.
Vamos prevenir, é o melhor remédio!
Dr. Matheus Carpenedo é Médico Urologista, Pós-graduado em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo Hospital Sírio-Libanês - São Paulo SP, com Capacitação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Sírio-Libanês- SP, tendo cursado Residência Médica em Urologia pelo Hospital Regional de Presidente Prudente-SP (2019-2022) e Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Regional de Presidente Prudente-SP (2017-2019).
Sendo um especialista com vasta trajetória e ampla experiência, o Dr. Matheus Carpenedo é capacitado para realizar o tratamento doenças como patologia dos rins, bexiga, próstata e órgãos genitais masculinos; câncer de próstata; cálculo renal; disfunções miccionais (dificuldade para urinar); disfunções sexuais (ejaculação precoce e disfunção erétil); entre outras condições.