O boro distribui-se por todo o corpo, porém concentra-se normalmente nas glândulas paratireoides, seguida pelos ossos e esmalte dentário. Sendo assim, é de extrema importância termos boas concentrações de boro, para manter ossos e articulações saudáveis. Tal metabolismo regula a absorção e o metabolismo do cálcio, do magnésio e do fósforo, por meio da sua influência sobre as glândulas paratireoides.
Nesse contexto, devemos entender que a deficiência de boro causa hiperatividade nas paratireoides, permitindo a saída de cálcio dos ossos em direção ao nosso sangue. Este processo pode levar à osteoartrite e a outras formas de artrite, osteoporose e cáries dentárias.
O boro também atua regularizando o metabolismo de hormônios esteroides, como por exemplo, hormônios sexuais. Nesse sentido, aumenta os níveis de testosterona nos homens e os níveis de estrogênio nas mulheres, em processo de menopausa.
Além disso, estudos científicos relatam efeitos benéficos relacionados a doenças do coração, visão, psoríase, equilíbrio, memória e cognição.
Você já tinha ouvido falar a respeito do Boro?
Dr. Fernando Lamego - Clínico Geral e Ortomolecular
2002-2003-Médico da prefeitura de Niterói.
2002-2003-Médico da prefeitura de Nova Friburgo.
2002-2003-Médico da Casa de saúde de Alcântara- setor emergência.
Médico do hospital de clínicas de Niterói desde 2002-chefe de equipe (plantão 5ª feira diurno e domingo noturno).
2003-2005-Médico do hospital de clínicas São Sebastião – Niterói- setor emergência.
2004-2005- Médico do hospital de clínicas de São Gonçalo- setor emergência e CTI • Médico da empresa cti-cor desde 2005.
Aero médico Amil resgate 2008-2013
Médico do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro CBMERJ CAPITÃO LAMEGO DESDE 2008
NUPHYSICIA OFFSHORE 2014-2016 TRABALHO PUBLICADO Colonização intracavitária pulmonar por aspergillus. Apresentado na 2ª jornada científica da faculdade de medicina de Teresópolis.