Guia SaÚde Blog

Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP
Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP

Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP

O esporte e a nutrição são áreas que possuem uma relação íntima, se complementando e fazendo com que seja difícil pensar em uma sem atrelar o pensamento também a outra. Hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, são fundamentais para aumentar o desempenho físico e o rendimento de atletas ou como de praticantes de atividades físicas. Nesse sentido, é importante entender como a Nutrição Esportiva pode facilitar a conduta do atleta diante das atividades que o mesmo deve desempenhar, visando manter ou elevar a sua performance.

 

Cada indivíduo possui necessidades nutricionais únicas, que devem ser calculadas através de protocolos específicos, considerando os exercícios e a performance que aquele sujeito precisa alcançar no seu dia a dia, seja durante os treinos, em competições ou apenas para manter o ritmo do metabolismo.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Zona Sul/SP que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas Esportivos certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Vila Zona Sul/SP ou  Nutrição Esportiva Zona Sul/SP (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Nutrição Esportiva: Em que consiste a área? - Nutricionista Zona Sul/SP

A nutrição esportiva é uma das áreas de especialização da nutrição, onde os profissionais atuam em prol de orientar individualmente um atleta ou uma equipe de competidores que disputam campeonatos esportivos, sejam eles  de níveis mais elevados ou com fins recreativos.

 

Além de acompanhar e aconselhar os atletas ou as equipes sobre alimentação e exercícios físicos, o Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP também pode prescrever o uso de suplementos, vitaminas e minerais para que os atletas possam alcançar os objetivos desejados.

 

O Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP está capacitado para compreender a composição corporal adequada de um atleta de acordo com a sua modalidade esportiva, podendo assim planejar uma dieta específica para o dia a dia daquele atleta e propiciar um melhor desempenho, a perda ou ganho de peso, o ganho de massa muscular e a definição muscular.

 

Nutrição Esportiva: Como melhorar o desempenho do atleta? - Nutricionista Zona Sul/SP

Através do acompanhamento nutricional esportivo, o atleta ou o praticante de atividade física será capaz de manter um excelente estado nutricional e apresentar uma formação de energia muito mais rápida, passando por um aumento de rendimento e apresentando ainda uma recuperação muscular muito mais acelerada, podendo cumprir assim a sua rotina de treinos sem provocar prejuízos à sua saúde.

 

O Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP, por meio da elaboração de um plano alimentar, poderá possibilitar ao atleta a um ótimo estado de conservação de micro e macronutrientes, assim como de compostos bioativos, que são de fundamental importância para: Formação de energia;

  • Aumento da imunidade;
  • Combater o estresse oxidativo e reduzir assim os riscos de lesões musculares e articulares;
  • Aumentar a produção hormonal;
  • Corrigir desequilíbrios intestinais.

 

O consumo de gorduras, carboidratos e proteínas deve ser regulado pelo Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP, visando fornecer ao corpo combustível suficiente para manter a energia necessária para realização das práticas esportivas.

 

A ingestão de gorduras fornece ao atleta ácidos graxos que podem ser utilizados como uma fonte de energia durante sessões de treino de longo período. A ingestão de carboidratos é essencial para prevenir a fadiga muscular.

 

Já a ingestão de proteínas é fundamental para construir novos tecidos musculares, principalmente durante a realização de treinos de resistência e musculação, onde o corpo exige grande quantidade de proteína.

 

Nutrição Esportiva: Quais são os principais erros alimentares cometidos pelos atletas na prática esportiva? - Nutricionista Zona Sul/SP

Existem três erros alimentares comuns entre os atletas e praticantes de atividade física: o consumo de suplementos alimentares sem orientação profissional, o consumo excessivo de proteínas e o consumo exagerado de carboidratos.

 

Uma alimentação incorreta pode prejudicar o atleta e dificultar para que este alcance os seus objetivos,  reduzindo o rendimento físico e aumentando o tempo de recuperação muscular após cada treino.

 

Conclusão: A importância do Nutricionista Esportivo - Nutricionista Zona Sul/SP

O consumo incorreto de alimentos e suplementos pode ser extremamente prejudicial para o atleta, o que ressalta a importância do acompanhamento nutricional esportivo para que os efeitos desejados sejam alcançados e a saúde do atleta preservada.

 

O Nutricionista Esportivo Zona Sul/SP poderá trabalhar com cada paciente de forma individualizada, considerando sempre as necessidades daquele atleta, quais são as ações que podem contribuir para um aumento de performance e quais serão as orientações para contribuir no seu dia a dia. O acompanhamento nutricional não contribui apenas para uma melhora na performance, mas também para um melhor estado de saúde do atleta.

Nutricionista - Nutrição Esportiva
Zona Sul - São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email