Guia SaÚde Blog

Bioimpedância: o que é, como é feita e resultados -  Nutricionista Zona Sul/SP
Bioimpedância: o que é, como é feita e resultados -  Nutricionista Zona Sul/SP

Bioimpedância: o que é, como é feita e resultados - Nutricionista Zona Sul/SP

O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo utilizado internacionalmente  pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para calcular o peso ideal de uma pessoa, analisando o índice de gordura corporal de uma pessoa.

 

Entretanto, avaliar uma pessoa somente pelo seu IMC não é suficiente para verificar o seu estado nutricional, já que o cálculo considera apenas os números mostrados na balança, sem estimar o percentual exato de gordura, água e de massa magra.

 

Para realizar uma avaliação precisa, o paciente deve realizar o exame de bioimpedância.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Região que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Zona Sul/SP ou Bioimpedância Zona Sul/SP (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Bioimpedância: Em que consiste o exame? - Bioimpedância Zona Sul/SP

A bioimpedância é realizada através de eletrodos, visando analisar a composição corporal de um indivíduo e identificar o seu percentual de massa muscular e de massa óssea, além do percentual de gordura e de água no organismo.

 

Na bioimpedância, uma corrente elétrica com baixa intensidade é conduzida por todo o corpo do indivíduo, medindo de forma precisa a resistência dos tecidos do organismo.

 

Cada tecido do nosso corpo possui uma resistência, que chamamos de impedância. A nossa massa magra é capaz de conduzir eletricidade com facilidade, devido ao fato de possuir uma grande quantidade de água e de eletrólitos. Já nossa massa gorda, oferece uma maior biorresistência na condução, devido ao fato de apresentar pouca quantidade de água.

 

Por meio da bioimpedância, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá obter uma melhor visualização da composição corporal do paciente e assim, planejar adequadamente dietas e programas de atividades físicas que propiciem um maior bem-estar para aquela pessoa, favorecendo o ganho ou a perda de peso.

 

A interpretação dos resultados possuem diferentes finalidades. Além de observar se o indivíduo possui o volume adequado de músculos e gordura para seu gênero e idade, o Nutricionista Zona Sul/SP ainda pode identificar se aquela pessoa possui risco de desenvolver doenças crônicas-degenerativas ou obesidade, intervindo de maneira adequada para evitar esses problemas antes que aconteçam. 

 

Bioimpedância: Como se preparar para o exame? - Bioimpedância Zona Sul/SP

Antes de realizar o exame, é necessário que o paciente passe por uma preparação, já que os índices de líquidos corporais podem alterar os resultados.

 

O paciente deve seguir as seguintes instruções antes de realizar o exame:

  • Realizar um jejum de 4 horas;
  • Evitar atividades físicas e não tomar banho no dia anterior ao exame;
  • Utilizar roupas leves;
  • Evitar permanecer sentado antes do exame;
  • Evitar o uso de diuréticos antes do exame.

 

Após o exame, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá analisar o resultado e determinar a possibilidade real de perda ou ganho de peso, indicando para o paciente qual será o melhor tratamento, tanto na dieta quanto na prática esportiva ou de atividades físicas.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos: Bioimpedância Zona Sul/SP ou Nutricionista Zona Sul/SP ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Nutricionista - Bioimpedância
Zona Sul - São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email