Guia SaÚde Blog

Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP
Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP

Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP

Quando nos referimos ao termo "hipersensibilidade alimentar", estamos tratando de alergias e intolerâncias alimentares, que embora apresentem alguns sintomas em comum, são problemas totalmente diferentes.

 

A intolerância alimentar é uma resposta não tóxica do organismo à ingestão de determinados alimentos, em função de uma dificuldade no processo digestivo.

 

Distinguir uma intolerância alimentar de uma alergia não é uma tarefa fácil e requer que o paciente passe por uma minuciosa avaliação médica, por isso é importante buscar ajuda especializada em caso de suspeita de intolerância.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Região que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Zona Sul/SP ou  Intolerância Alimentar Zona Sul/SP (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Intolerância alimentar: o que é? - Nutricionista Zona Sul/SP

Uma das principais etapas durante a digestão de um alimento é a absorção dos nutrientes. Na intolerância alimentar, os pacientes apresentam uma dificuldade ou incapacidade para absorver estes nutrientes, resultando em um desconforto extremo associado a outros sintomas.

 

A intolerância alimentar pode surgir a qualquer momento na vida do paciente, sendo mais frequente conforme ele envelhece. Isso se justifica porque a produção das enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos diminui conforme envelhecemos, tornando o processo de digestão mais lento.

 

Os alimentos que provocam a intolerância são reconhecidos pelo organismo como estranhos e agressores, desencadeando uma reação imunológica com origem no intestino. Logo, são combatidos pelo sistema imunológico e se não forem neutralizados,  serão depositados em órgãos ou tecidos gerando processos inflamatórios e uma série de sintomas.

 

Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP

Em decorrência da dificuldade para a absorção de nutrientes, o organismo passa a reter e acumular as substâncias no estômago, o que resulta em sintomas como cólicas, dor de cabeça, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, dor abdominal, barriga inchada, necessidade iminente de defecar associada à diarreia, sensação de queimação no estômago, dor muscular, dor nas articulações, vermelhidão e coceiras na pele.

 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, de uma maneira geral, estão associados ao sistema digestivo. Os pacientes que sofrem com intolerância alimentar podem sentir alguns desses sintomas logo após consumir o alimento ao qual possui intolerância. No entanto, em alguns casos o paciente pode ingerir pequenas quantidades do alimento em questão sem apresentar nenhum sintoma.

 

O diagnóstico é realizado através da análise dos sintomas apresentados e pode ser confirmado por meio de alguns exames, como o exame sangue, por exemplo. Buscar ajuda médica especializada de um Nutricionista Zona Sul/SP é fundamental para identificar o alimento que está provocando a intolerância.

 

Quais são os principais causadores da intolerância alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP

A intolerância alimentar pode ser desencadeada por diversos alimentos e por isso, é importante estar atento ao que se come e ao desenvolvimento ou não de sintomas após o consumo. Os principais causadores da intolerância alimentar são:

 

  • Trigo, cevada e centeio: O glúten presente nesses alimentos possui um enorme potencial para desencadear um processo de intolerância alimentar.

 

  • Alimentos de origem animal: Peixes, mariscos, leite e seus derivados, entre outros.

 

  • Alimentos de origem vegetal: Couve, espinafre, nozes, banana, tomate e morango.

 

  • Chocolate, café e refrigerantes à base de cola: A intolerância provocada por estes alimentos é de fácil identificação, pois rapidamente surgem os sintomas.

 

  • Castanha e amendoim: As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus, que em condições favoráveis, crescem em certos alimentos. As aflatoxinas podem resultar em alergias graves

 

  • Aditivos alimentares: Por serem altamente industrializados, realçadores, aromatizantes e conservantes podem provocar quadros de intolerância alimentar.

 

Como é realizado o tratamento da intolerância alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP

Na maioria dos casos, ao excluir o alimento da dieta por tempo determinado e tratar a mucosa intestinal para que a microflora se recomponha, o quadro de intolerância é amenizado e o alimento poderá até mesmo ser reintroduzido à rotina do paciente, que deve regular sempre a quantidade e a frequência na qual é consumido.

 

O paciente também deverá observar se os alimentos que consome contém traços do responsável pela intolerância, o que pode levar ao surgimento dos sintomas. Além disso, de acordo com o tipo de intolerância, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá indicar o uso de medicamentos que contenham enzimas digestivas.

 

O consumo desses medicamentos será indicado para quando o paciente for realizar uma refeição que contenha o alimento associado à intolerância ou traços dele.

 

Qual a diferença entre a intolerância e alergia alimentar? - Nutricionista Zona Sul/SP

A alergia alimentar, diferentemente da intolerância alimentar, ocorre quando o organismo tenta se defender da entrada de certos alimentos, mesmo que em pequenas quantidades, produzindo anticorpos para combatê-lo. Dessa forma, os sintomas têm início imediatamente após a ingestão do alimento.

 

O sintoma mais grave da alergia alimentar é o choque anafilático, que se não for tratado rapidamente, pode levar o paciente a óbito.

 

Conclusão

A intolerância alimentar é uma doença que pode acometer pessoas de qualquer idade e de forma súbita. Cortar por completo a ingestão dos alimentos responsáveis pode desencadear a intolerância é a melhor maneira de impedir a doença e reverter os seus sintomas.

 

Em caso de suspeita de intolerância alimentar, lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Zona Sul/SP.

Nutricionista - Intolerâncias Alimentares
Zona Sul - São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email