Guia SaÚde Blog

Quando devo procurar um urologista e onde posso encontrar um médico urologista 100% qualificado e verificado? - Urologista Umuarama
Quando devo procurar um urologista e onde posso encontrar um médico urologista 100% qualificado e verificado? - Urologista Umuarama

Quando devo procurar um urologista e onde posso encontrar um médico urologista 100% qualificado e verificado? - Urologista Umuarama

A Urologia é uma subespecialidade da medicina, na qual o especialista está totalmente capacitado para realizar o tratamento de doenças do trato urinário, como câncer de bexiga e infecções urinárias, por exemplo, de forma clínica ou cirúrgica. Além disso, o urologista também é responsável por cuidar de disfunções eréteis, síndrome de falência hormonal, realizar vasectomias ou revertê-las, entre outros procedimentos/tratamentos relacionados a Andrologia.

 

O aparelho urinário é formado por dois rins (órgão responsável pela produção da urina), dois ureteres (gão que garante que a urina seja conduzida até a bexiga), uma bexiga (órgão responsável pelo armazenamento da urina até sua eliminação) e pela uretra (órgão que garante a eliminação da urina para fora do corpo). Além desses, o urologista também trata dos testículos, do pênis, da próstata, das glândulas adrenais e do epidídimo. Atualmente, o Brasil possui mais de 4.800 urologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Urologia. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar urologistas 100% qualificados e verificados no município de Umuarama, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Urologista Umuarama

Você está procurando por um urologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um urologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

  • Quais são as principais doenças tratadas por um urologista? - Urologista Umuarama

Conforme explicamos no início do texto, o urologista é o especialista responsável por tratar doenças relacionadas aos órgãos do sistema urinário, como rins e bexiga. São inúmeras as enfermidades que podem ser diagnosticadas e tratadas por este profissional e a seguir, explicamos um pouco mais sobre as principais doenças tratadas por um urologista.

 

- Doenças relacionadas à próstata

As doenças relacionadas à próstata estão entre as principais doenças tratadas por um urologista.  São quatro as enfermidades que podem atingir esse órgão, elas são o câncer de próstata, impotência, prostatite e hiperplasia prostática benigna, sendo as duas primeiras as mais conhecidas.

 

Cada uma dessas enfermidades pode ter diversas causas, as mais comuns são as DST (doenças sexualmente transmissíveis) e falta de exames periódicos. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas, mas assim como as outras doenças, existem alguns fatores de risco que aumentam suas chances, como idade, histórico familiar e má alimentação.

 

  • Cálculo renal

Essa é uma doença que pode atingir homens e mulheres de qualquer idade, sendo esse um dos principais motivos pelo qual as mulheres devem procurar um urologista. Também conhecida como pedra nos rins, essa enfermidade é caracterizada por pequenas massas sólidas, no formato de pequenos cristais, que surgem no trato urinário e provocam dor intensa.

 

Existem quatro tipos de cálculos renais, o de cálcio, de cistina, de estrutura e de ácido úrico. As pedras nos rins aparecem quando existe uma alta concentração dessas substâncias, dessa maneira o organismo não consegue processar e são formados os pequenos cristais. Existem alguns fatores de risco que contribuem para o aparecimento do cálculo renal, como o histórico familiar, idade, beber pouca água, alto consumo de sódio e obesidade.

 

  • Bexiga neurogênica

Essa é uma condição um pouco menos comum que afeta o funcionamento da bexiga. Ela é causada por uma lesão neurológica, que pode ser desde diabetes até doenças mais graves, como lesão medular e esclerose múltipla. Dentre os sintomas, estão a incontinência urinária, ela pode acontecer de diversas maneiras, como transbordamento ou gotejamento. Homens com essa enfermidade costumam apresentar disfunção erétil.

 

  • Quando devo procurar um urologista? - Urologista Umuarama

Quando um homem apresenta sintomas que envolvem o sistema urinário, como dificuldades para urinar, dores nos rins, dor durante uma relação sexual ou em caso de doenças sexualmente transmissíveis, o mesmo deve procurar um urologista o quanto antes. Além disso, a partir dos 50 anos, todos os homens devem se consultar anualmente com um urologista, a fim de avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas.

 

Por fim, todos aqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata, devem se consultar anualmente com um urologista a partir dos 40 anos de idade, com objetivo de prevenir o câncer, como também, para possibilitar o diagnóstico precoce da doença.


Lembre-se: Você pode encontrar urologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Urologista Umuarama, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Urologista
Umuarama

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email