Guia SaÚde Blog

Como corrigir pés planos? - Ortopedista Umuarama
Como corrigir pés planos? - Ortopedista Umuarama

Como corrigir pés planos? - Ortopedista Umuarama

O pé plano é uma condição ortopédica caracterizada pela diminuição ou ausência do arco plantar quando a criança está de pé. Quando a criança está sentada, ou na ponta dos pés, por exemplo, esse arco reaparece. Trata-se de um problema ortopédico que pode prejudicar diretamente a locomoção de uma pessoa e por isso, ao notar seus primeiros sinais, é necessário buscar a ajuda de ortopedista para realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado para o pé plano.

 

Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ortopedistas 100% qualificados e verificados, na cidade de Umuarama, especializados em corrigir Pés Planos, indicando o tratamento mais adequado, de acordo com as causas e diagnóstico.

 

Palavras-chave: Pés Planos, Ortopedista, Umuarama, Ortopedista Umuarama, Pés Planos Umuarama.

 

  • Ortopedista Umuarama: A partir de que idade se torna possível diagnosticar o pé plano? - Pé plano Umuarama

Todas as crianças nascem com os pés planos, de forma congênita, e após os 3 ou 4 anos de idade, elas começam a desenvolver o arco plantar dos pés. Existem dois tipos de pé plano:

 

Pé plano Umuarama - Pé plano flexível: nesse caso, é possível ver a curvatura da planta do pé quando o indivíduo levanta os calcanhares e apoia o peso nas pontas dos pés.

 

Pé plano Umuarama - Pé plano rígido: o arco não está presente de todo, mesmo suportando o peso nas pontas dos pés.

 

O pé plano é uma condição que pode provocar dores, mas na dos casos é assintomática, o que dificulta a realização do tratamento precoce em crianças. O diagnóstico deve ser efetuado pelo Ortopedista Umuarama o mais precocemente possível, pois o pé plano pode provocar complicações nos tendões, tornozelos, joelhos, pernas, entre outras partes do corpo.

 

  • Ortopedista Umuarama: Como é realizado o diagnóstico do pé plano? - Pé plano Umuarama

Geralmente, o Ortopedista Umuarama pode diagnosticar o pé plano através de exame físico e da análise do histórico clínico do paciente. Em casos mais graves, podem ser solicitados exames de imagem, como radiografia, raio-X, ecografia, entre outros, que auxiliam no fechamento de um diagnóstico preciso do Pé plano Umuarama.

 

  • Ortopedista Umuarama: Como é realizado o tratamento do pé plano? - Pé plano Umuarama

A intervenção médica é necessária nos quadros onde existe muita calosidade ou dor, mas de modo geral, o tratamento conservador do Pé plano Umuarama é realizado por meio da modificação dos calçados utilizados pelo paciente, palmilhas, bem como pela prática de atividades e reabilitação são suficientes para tratar a condição. Vale ressaltar que as palmilhas têm a finalidade de tratar, apenas, os sintomas e, assim como botas ou calçados especiais, não exercem nenhum efeito sobre a formação do arco plantar.

 

O tratamento cirúrgico é indicado pelo Ortopedista Umuarama apenas quando o tratamento conservador não apresenta o efeito desejado.

 

  • Ortopedista Umuarama: Quando o tratamento cirúrgico do pé plano é indicado? - Pé plano Umuarama

O tratamento cirúrgico poderá ser necessário nos casos onde o paciente apresenta dores incapacitantes persistentes. Além disso, um pequeno percentual de crianças com pés planos pode apresentar pés rígidos na adolescência, que não se corrigem com o crescimento.

 

Nestes casos, a operação cirúrgica pode  ser realizada apenas para corrigir os pés planos, bem como para criar novos arcos nos pés, reparar tendões, e até mesmo, para fundir ossos ou articulações, entre muitas outras possibilidades.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Ortopedistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ortopedista Umuarama ou Pé plano Umuarama, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ortopedista - Pé plano
Umuarama

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email