Guia SaÚde Blog

 Obesidade e a abordagem do Nutrólogo Uberlândia
 Obesidade e a abordagem do Nutrólogo Uberlândia

Obesidade e a abordagem do Nutrólogo Uberlândia

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. A grosso modo, a obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura esperado para idade e estatura de um indivíduo.

O município de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, é um polo de referência para o tratamento da obesidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar nutrólogos especializados no tratamento da doença, ao procurar pelos termos Nutrólogo Uberlândia ou Obesidade Uberlândia.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Nutrólogo Uberlândia e a doença como Obesidade Uberlândia. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quais as causas da obesidade? Obesidade Uberlândia

Os Nutrólogos Uberlândia (profissionais certificados e verificados, reunidos na Guia Saúde Cidades) esclarecem que são diversas as causas que levam à obesidade, doença com etiologia complexa e multifatorial, resultante da interação de genes, do ambiente onde vive o paciente, de seu estilo de vida, dos hábitos alimentares, de prática ou não de atividades físicas, além dos fatores emocionais.

Ademais, os  Nutrólogos Uberlândia ressaltam que existem algumas doenças endócrinas, as quais podem favorecer a obesidade, assim como medicações que podem promover o ganho de peso, como:

  • Benzodiazepínicos;
  • Corticosteróides;
  • Antipsicóticos;
    • Antidepressivos;
    • Antiepiléticos;
    • Estabilizadores de humor;
    • Sulfoniluréias;
    • Insulina.

    Tratamento da obesidade - Nutrólogo Uberlândia

    O tratamento da Obesidade Uberlândia varia de acordo com o IMC ou pela presença ou não de comorbidades, como diabetes, hipertensão, artrose, síndrome de apnéia do sono, redução dos níveis de testosterona nos homens, refluxo gastroesofágico, depressão e ansiedade. Os Nutrólogos Uberlândia destacam que de acordo com os seguintes graus, os tratamentos mais indicados para obesidade são:

    Paciente com sobrepeso:  IMC de 25 a 29,91.

    • Dieta e atividade física.

    Paciente com obesidade grau I: IMC de 30 a 34,9.

    • Dieta combinada com atividade física supervisionada e uso de medicação fitoterápica e a possível necessidade de medicação alopática.

    Paciente com obesidade grau II: IMC de 35 a 40.

    • Dieta combinada com atividade física supervisionada, uso de medicação alopática e a possível necessidade de um balão intragástrico ou cirurgia bariátrica dependendo do número de comorbidades.

    Paciente com obesidade grau III: IMC > 40.

    • Dieta combinada com atividade física supervisionada, uso de medicação alopática e a possível necessidade da realização de uma cirurgia bariátrica, independentemente do número de comorbidades.
    • Lembre-se, você pode encontrar nutrólogos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Nutrólogo Uberlândia ou Obesidade Uberlândia. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.



Nutrológo - Tratamento para obesidade
Uberlândia

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email