Guia SaÚde Blog

Cirurgia para Varicocele em Salvador
Cirurgia para Varicocele em Salvador

Cirurgia para Varicocele em Salvador

A varicocele é uma doença que causa a dilatação anormal das veias dos testículos, vasos venosos responsáveis por drenar o sangue, mantendo-o ao redor dessa estrutura. O problema costuma surgir durante a puberdade, de forma assintomática, ocorrendo com maior intensidade no testículo esquerdo, embora também possa ser bilateral. Além disso, se você e sua parceira estão enfrentando desafios para engravidar, a varicocele pode ser a causa.

 

Neste artigo, elaborado pelos principais Urologistas de Salvador, iremos esclarecer todos os detalhes sobre esse procedimento, destacando suas principais informações para que você possa ter uma visão completa sobre a cirurgia para varicocele. Além disso, você pode utilizar o buscador inteligente da Guia Saúde Cidades para encontrar Urologistas especializados no procedimento na região.

 

Palavras-Chave: Cirurgia para Varicocele em Salvador, Urologista Salvador, Infertilidade Masculina e Varicocele, Tratamento de Varicocele, Cirurgia de Varicocele Salvador.

 

  • Urologista Salvador: O que é Varicocele e como Afeta a Fertilidade? - Cirurgia de Varicocele Salvador

A varicocele costuma surgir durante a puberdade, de forma assintomática, ocorrendo com maior intensidade no testículo esquerdo, embora também possa ser bilateral. Por se tratar de uma doença silenciosa, ou seja, que não gera sintomas de dor ou desconforto, a maioria dos pacientes só descobre a varicocele na idade adulta, quando buscam a ajuda do urologista para investigar casos de infertilidade.

 

A varicocele gera um aquecimento contínuo do testículo, que por sua vez gera uma grande produção de radicais livres, os quais “atacam” as células produtoras de espermatozoides e com o tempo, geram a morte dessas células. Devido a diminuição das células produtoras de espermatozóides, há uma diminuição tanto das taxas de uma gravidez natural quanto por meio de técnicas de reprodução assistida.

 

  • Urologista Salvador: Importância do Diagnóstico da Varicocele e Procedimentos Utilizados para Detectá-la - Cirurgia de Varicocele Salvador

A varicocele pode ser classificada em diferentes graus, sendo eles:

 

- Grau I (leve);

 

- Grau II (moderado);

 

- Grau III (importante).

 

Nem todos os homens que têm varicocele vão desenvolver a infertilidade, sendo esse problema mais comum em indivíduos com graus II e III, sendo importante investigar o problema junto ao urologista, que fará exames complementares para verificar a necessidade de tratamento.

 

Em alguns casos de varicocele, os vasos são bastante visíveis e o diagnóstico clínico é simples, mas em outras situações, o urologista pode solicitar exames complementares, como o ultrassom com Doppler, que permite a visualização da circulação do sangue no local e ajuda a identificar o problema, ou um espermograma, a fim de medir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, avaliando a necessidade da cirurgia de varicocele.

 

  • Urologista Salvador: Indicações para Cirurgia de Varicocele em Salvador - Cirurgia de Varicocele Salvador

Quando o paciente não apresenta comprometimento na produção e nem na qualidade dos espermatozóides, é importante que o mesmo venha a realizar avaliações anuais com o urologista, por meio dos exames citados acima. Entretanto, quando as avaliações anuais mostram uma redução da produção de espermatozoides ou quando um testículo acometido pela varicocele tem seu crescimento retardo em relação ao outro testículo, o urologista pode indicar a cirurgia de varicocele, a fim de corrigir os prejuízos causados à função do testículo.

 

A cirurgia de varicocele, a varicocelectomia, é indicada para corrigir a dilatação dos vasos causada pela varicocele e que prejudicam a produção e a função dos espermatozóides.

 

  • Urologista Salvador: Como é Realizada a Varicocelectomia? - Cirurgia de Varicocele Salvador

A cirurgia de varicocele é a técnica mais indicada para o tratamento da varicocele, a qual é realizada pelo urologista com a utilização de um microscópio, já que as veias dilatadas não são manipuláveis a olho nu. O procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral e tem duração aproximada de duas horas.

 

  • Urologista Salvador: Resultados e Recomendações Pós-Cirúrgicas - Cirurgia de Varicocele Salvador

Em cerca de 50% dos casos, a cirurgia de varicocele melhora a qualidade e a concentração dos espermatozoides, algo que costuma ocorrer após cerca de seis meses a um ano. E se após a cirurgia não houver melhoras significativas no resultado do espermograma ou o casal não consiga atingir a gestação após um período de 1 ano, o ideal é que o casal procure uma clínica especializada em reprodução assistida.

 

Caso você e a sua parceira estejam tentando engravidar sem sucesso, utilizem o buscador inteligente da Guia Saúde Cidades para encontrar Urologistas especializados no procedimento na região.

Urologista - Cirurgia de Varicocele
Salvador

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email