Guia SaÚde Blog

Vitrectomia: Como é feita a cirurgia e quais as suas indicações? - Vitrectomia Ponta Grossa
Vitrectomia: Como é feita a cirurgia e quais as suas indicações? - Vitrectomia Ponta Grossa

Vitrectomia: Como é feita a cirurgia e quais as suas indicações? - Vitrectomia Ponta Grossa

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico oftalmológico que tem como objetivo remover o gel vítreo — uma substância gelatinosa e transparente, localizada no interior do olho e composta por 99% de água e 1% de ácido hialurônico — do globo ocular, substituindo-o por uma outra substância. A principal função do vítreo é dar forma e sustentação ao globo ocular, mas devido a algumas inflamações, doenças ou traumas, o gel vítreo pode sofrer alterações, trazendo prejuízos à visão.

 

Dessa forma, a vitrectomia pode ser indicada para o tratamento de tais alterações oculares, prevenindo danos irreversíveis à visão. Ao longo deste artigo, você confere como a cirurgia é realizada, quais são as principais indicações do procedimento, além de outras informações importantes sobre a vitrectomia. Mas, antes de continuar sua leitura, queremos te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um oftalmologista qualificado? - Vitrectomia Ponta Grossa

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a vitrectomia com um oftalmologista, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

 

Ponta Grossa, município do estado do Paraná, é um polo de referência para a atuação de Oftalmologistas, prontos para cuidar da sua saúde ocular e realizar a cirurgia de vitrectomia.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um oftalmologista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Oftalmologista Ponta Grossa e a cirurgia como Vitrectomia Ponta Grossa. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um especialista próximo a você.

 

 Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Como a cirurgia é realizada? - Vitrectomia Ponta Grossa

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico um pouco mais complexo do que outros procedimentos oculares, como é o caso das cirurgias refrativas a laser ou da cirurgia de catarata, por exemplo, mas, mesmo assim, trata-se de um procedimento extremamente seguro. A cirurgia é realizada com o paciente sob anestesia local e sedação. No procedimento, o cirurgião ocular realiza três acessos no globo ocular, pelos quais introduz o vitreófago — aparelho responsável por remover o vítreo —, a fibra óptica responsável por iluminar a área e, por último, a substância que substituirá o vítreo removido (líquido, gás ou óleo).

 

Na maioria dos casos, onde a alteração é especificamente no vítreo, a substância utilizada para substituir o vítreo é a BSS, uma solução salina muito semelhante ao humor vítreo, composta basicamente por água e sais minerais, que será gradualmente reabsorvida pelo organismo e substituída pelo humor aquoso. No entanto, em casos específicos, como no descolamento de retina, o cirurgião pode optar pela utilização de gás ou de óleo de silicone.

 

Nos casos em que o gás é utilizado, ele irá desaparecer do organismo em até 4 semanas. Já quando é utilizado o óleo, pode ser necessária uma nova abordagem após a cirurgia para retirar a substância. Por fim, atualmente, os instrumentos utilizados na vitrectomia dispensam a necessidade de suturas ao fim da cirurgia, o que também reduz o tempo de recuperação do paciente.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Quando a vitrectomia é indicada? - Vitrectomia Ponta Grossa

As indicações da vitrectomia podem ser diversas, mas o principais problemas que levam a recomendação do procedimento são:

 

- Inflamações do globo ocular;

- Sangramentos decorrentes de traumas;

- Descolamento do vítreo;

- Descolamento da retina;

- Complicações decorrentes da retinopatia diabética;

- Complicações decorrentes da cirurgia de catarata;

- Buraco macular;

- Crescimento exagerado de vasos sanguíneos presentes na retina;

- Presença de corpo estranho na cavidade vítrea após trauma ocular;

- Moscas volantes.

 

O diagnóstico precoce, bem como a realização da cirurgia são fundamentais para garantir o sucesso da cirurgia e, caso isso não aconteça, pode haver perda gradual da visão, que muitas vezes é irreversível.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Como é o pós-operatório da cirurgia? - Vitrectomia Ponta Grossa

O pós-operatório vai variar de acordo com a finalidade da cirurgia de vitrectomia. Nos casos em que a cirurgia foi feita apenas para substituição do vítreo, a recuperação é bem rápida e cerca de uma semana após o procedimento o paciente já pode estar apto a retomar atividades que não envolvam muito esforço físico.

 

Geralmente o olho operado fica coberto por um tampão por aproximadamente 1 dia. Após a retirada dessa proteção, é comum o paciente apresentar vermelhidão nos olhos por até duas semanas, além de sensibilidade à luz por alguns dias.

 

Entre os cuidados mais importantes nesse período estão o uso rigoroso das medicações prescritas; evitar tocar os olhos, para prevenir atritos ou infecções; não se aproximar de panelas quentes ou do calor do fogão; e evitar esforços físicos intensos por algumas semanas.

 

Já nos casos em que a vitrectomia é realizada para tratamento de outras condições, como o descolamento de retina, sendo usado gás ou óleo, a principal diferença no pós-operatório é o posicionamento correto da cabeça durante as próximas semanas.

 

O objetivo dessa medida é fazer com que a substância permaneça na posição correta no globo ocular e esse posicionamento deve ser mantido tanto com paciente acordado quanto durante o sono. A posição e o tempo de permanência vão depender de cada caso e serão orientados pelo médico cirurgião.

 

Sendo assim, o período de repouso e afastamento das atividades (físicas e de trabalho) do paciente pode variar de 7 dias, nos casos mais simples, a até 30 dias, nos casos mais complexos.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Cuide da sua visão! - Vitrectomia Ponta Grossa

O principal cuidado que você deve ter para evitar qualquer problema ocular, consiste em manter em dia suas consultas oftalmológicas, além de buscar ajuda médica especializada sempre que qualquer sintoma diferente surgir. Tanto para os problemas relacionados ao vítreo quanto para as outras condições oculares, um diagnóstico precoce pode evitar complicações mais graves.


Por isso, lembre-se: Você pode encontrar oftalmologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Oftalmologista Ponta Grossa, Vitrectomia Ponta Grossa, ou ainda, trocando o nome da cidade pelo nome da cidade do seu interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Oftalmologista - Vitrectomia
Ponta Grossa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email