Guia SaÚde Blog

A doença responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo - Catarata Ponta Grossa
A doença responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo - Catarata Ponta Grossa

A doença responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo - Catarata Ponta Grossa

A catarata é uma doença que afeta a área cristalina do olho, acarretando na perda progressiva da visão, e que pode ser proveniente de causas congênitas ou adquiridas. O cristalino é uma estrutura transparente, também conhecida  como uma lente natural e que fica localizado atrás da pupila.

 

O cristalino é responsável pelo foco dos objetos que enxergamos, seja de longe ou de perto, mas com a catarata, ele se torna opaco, o que pode conceder uma aparência esbranquiçada aos olhos, aumentando a sensibilidade dos olhos à luz, deixando a visão embaçada e levando a sua perda progressiva.

 

De acordo com um estudo publicado em 2019 no periódico de Lancet, um dos periódicos científicos mais conceituados do mundo,  a catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo, correspondendo a cerca de 45% dos casos de perdas da visão.

 

  • Você sabe onde pode encontrar um Oftalmologista qualificado? - Catarata Ponta Grossa

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um Oftalmologista, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

 

Ponta Grossa, município do estado do Paraná, é um polo de referência para a atuação de Oftalmologistas, prontos para cuidar da sua saúde ocular e realizar o tratamento da catarata. Aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Oftalmologistas qualificados e verificados!

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Oftalmologista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Oftalmologista Ponta Grossa e a doença como Catarata Ponta Grossa. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um especialista próximo a você.

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Causas da doença - Catarata Ponta Grossa

A principal causa da doença é o envelhecimento natural do cristalino, mas ela também pode ser causada por outros fatores, como, por exemplo, o diabetes, o uso de colírios ou corticoides sem acompanhamento médico, traumas, infecções oculares e o tabagismo. Conforme a doença se desenvolve,  o paciente pode apresentar dificuldades para distinguir pessoas ou feições, enxergando apenas sombras e vultos. Além disso, o paciente pode enfrentar outros sintomas, como por exemplo a fotofobia.

 

Existem três tipos de cataratas diferentes:

 

- Catarata congênita: pode ser total ou parcial e está presente desde o nascimento ou logo após;

- Catarata secundária: acontece devido a fatores oculares, tumores malignos intraoculares, em decorrência do contato com substâncias tóxicas e exposição a radiação infravermelho e de raio X;

- Catarata senil: ocorre naturalmente devido ao envelhecimento.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Incidência de catarata no Brasil - Catarata Ponta Grossa

O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), evidenciou que a catarata corresponde a 49% dos casos de cegueira no país, justificando o fato do número de cirurgias para tratar a doença ter dobrado entre 2009 e 2019.

 

Os primeiros sinais de alerta para a catarata são:

 

- Troca de óculos frequente;

- Dificuldade para dirigir à noite;

- Enxergar halos de luz;

- Visão embaçada;

- Perda da visão de contraste.

 

O diagnóstico da doença pode ser feito durante uma consulta de rotina com o Oftalmologista Ponta Grossa, que poderá indicar o tratamento cirúrgico a partir do momento em que a doença começa a dificultar a realização das atividades diárias do paciente.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: O que fazer para prevenir? - Catarata Ponta Grossa

Embora a catarata faça parte do processo de envelhecimento natural, o que significa que todos nós vamos ter esta doença, alguns cuidados podem adiar a catarata. Os principais cuidados para prevenir a doença são:

 

- Utilizar lentes com 100% de filtro ultravioleta em todas as suas atividades externas, durante todo o ano;

- Controlar o excesso de sal e açúcar na sua alimentação;

- Evitar o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas;

- Praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana;

- Manter a glicemia sob controle, realizando exames de sangue periodicamente;

- Manter-se em um peso saudável.

 

  • Oftalmologista Ponta Grossa: Revertendo a cegueira - Catarata Ponta Grossa

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Ela consiste na substituição do cristalino embaçado por uma lente intraocular, cuja escolha do modelo deve ser avaliada de forma criteriosa, afinal, trata-se de um procedimento definitivo.


Lembre-se: Você pode encontrar Oftalmologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Oftalmologista Ponta Grossa, Catarata Ponta Grossa, ou ainda, trocando o nome da cidade pelo nome da cidade do seu interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Oftalmologista - Cirurgia de Catarata
Ponta Grossa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email