Guia SaÚde Blog

Alterações na puberdade: quando se preocupar? - Puberdade Precoce e Puberdade Atrasada Maringá
Alterações na puberdade: quando se preocupar? - Puberdade Precoce e Puberdade Atrasada Maringá

Alterações na puberdade: quando se preocupar? - Puberdade Precoce e Puberdade Atrasada Maringá

Puberdade é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, que geralmente se inicia entre os 8 e 13 anos no sexo feminino e entre os 9 e 14 anos no sexo masculino, sendo caracterizada por mudanças corporais e psicológicas. É nessa fase também que ocorre o “famoso” estirão puberal, que corresponde ao rápido crescimento linear observado nessa época.

 

As mudanças corporais características dessa fase se devem ao aumento dos níveis dos hormônios sexuais. Nas meninas, ocorre a elevação dos níveis de estrogênio e progesterona, sendo o primeiro sinal o aparecimento das mamas. Já nos meninos, há uma elevação dos níveis de testosterona, com aumento do volume testicular.

 

No entanto, existem algumas variantes da puberdade normal, que podem ser classificadas como puberdade precoce ou puberdade atrasada, condições que devem ser tratadas por um(a) por um endocrinologista 100% qualificado(a) e verificado(a).

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar endocrinologistas 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Endocrinologista Maringá

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Endocrinologista, Puberdade Precoce, Puberdade Atrasada, Maringá.

 

  • Endocrinologista Maringá: Em que consiste a puberdade precoce? - Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá

A puberdade precoce, como o próprio nome sugere, consiste na manifestação da puberdade em meninas menores de 8 anos e em meninos com menos de 9 anos. Nessa situação é necessário que a criança passe em consulta médica com um Endocrinologista Maringá, para diagnóstico e tratamento adequados.

 

  • Endocrinologista Maringá: Quais são as principais causas da puberdade precoce? - Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá

As causas da puberdade precoce podem ser divididas em:

 

- Central: Ocorre quando há uma alteração na secreção do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), o qual é produzido em uma região específica do cérebro, o hipotálamo, que por sua vez ativa o eixo hipófise-gônadas.

- Periférica: Quando não há a ativação do eixo hipotálamo-hipófise, há somente a ativação das gônadas com consequente aumento dos níveis dos hormônios sexuais.

 

  • Endocrinologista Maringá: Como ocorre o tratamento da puberdade precoce? - Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá

O tratamento da puberdade precoce consiste na correção de possíveis causas ou doenças que possam estar ocasionando essa ativação hormonal precoce. O tratamento com medicações, que levam ao chamado “bloqueio puberal”, devem ser indicados somente em casos de precocidade sexual bem definida e, principalmente, para crianças nas quais existe a possibilidade de comprometimento importante da estatura por fechamento precoce das cartilagens de crescimento devido a essa ação hormonal.

 

É essencial lembrarmos que cada criança deve sempre ser avaliada individualmente segundo suas características físicas, familiares/culturais e, principalmente, psicológicas. 

 

  • Endocrinologista Maringá: Em que consiste a puberdade atrasada? - Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá

Na puberdade normal ocorre a ativação de uma região específica do cérebro denominada hipotálamo, esta por sua vez estimula a produção dos hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) na hipófise, que atuam nas gônadas (testículos e ovários) para a produção de estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens.

 

Já na puberdade atrasada, pode ser secundária a uma falta na produção dos hormônios hipotalâmico-hipofisários (hipogonadismo hipogonadotrófico) ou a uma ausência de produção dos hormônios gonadais (hipogonadismo hipergonadotrófico).

 

A puberdade atrasada pode repercutir de um modo negativo nesses adolescentes, levando a problemas psíquicos, caso não recebam tratamento em tempo adequado, uma vez que para os adolescentes é muito importante a identificação com o grupo.

 

  • Endocrinologista Maringá: Quais são as principais causas da puberdade atrasada? - Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá

Existem várias doenças que podem causar ambos os tipos de hipogonadismo e por isso, a avaliação do Endocrinologista Maringá é essencial para definir o diagnóstico e tratamento adequado.

 

  • Endocrinologista Maringá: Como ocorre o tratamento da puberdade atrasada? - Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá

O tratamento da puberdade atrasada consiste na reposição hormonal, para ambos os sexos, e que deve ser acompanhada pelo Endocrinologista Maringá. A puberdade atrasada pode atrapalhar o acúmulo de massa óssea que deveria ocorrer nessa fase, sendo o tratamento dessa patologia importante para a prevenção da osteoporose.


Lembre-se: Você pode encontrar endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologista Maringá, Puberdade Precoce Ou Atrasada Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Endocrinologista - Puberdade precoce ou atrasada
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email