Guia SaÚde Blog

Como é realizada a cirurgia de nefrectomia? - Urologista Maringá
Como é realizada a cirurgia de nefrectomia? - Urologista Maringá

Como é realizada a cirurgia de nefrectomia? - Urologista Maringá

O câncer renal é um dos tipos de tumores malignos mais comuns, cuja incidência vem aumentando cerca de 2% a cada ano, especialmente entre homens com idade de 55 a 75 anos. De modo geral, o tratamento do câncer de rim é cirúrgico, realizado através da nefrectomia.

 

No entanto, antes de passar pelo procedimento, o paciente deve ser submetido a uma avaliação minuciosa com o Urologista 100% qualificado, na qual o especialista poderá determinar quando a nefrectomia é realmente necessária ou se é possível optar por outros tratamentos.

 

Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Urologistas qualificados e verificados, especialistas na realização da Nefrectomia, na cidade de Maringá, e que podem tratar o seu caso de forma totalmente segura.

 

Palavras-chave: Nefrectomia, Urologista, Maringá, Urologista Maringá, Nefrectomia Maringá.

 

  • Urologista Maringá: Em que consiste a cirurgia de nefrectomia? - Nefrectomia Maringá

A Nefrectomia Maringá é o tratamento mais comum para a maioria dos tumores malignos renais, mas sua indicação dependerá diretamente de fatores como o grau de disseminação das células do carcinoma e da localização do tumor. Além disso, a cirurgia pode ser realizada para a remoção do tumor, de uma parte do tecido renal adjacente, ou de todo o rim, através de diferentes técnicas cirúrgicas.

 

  • Urologista Maringá: Em quais casos a nefrectomia é indicada? - Nefrectomia Maringá

A Nefrectomia Maringá, independente da técnica de realização, é indicada pelo Urologista Maringá para pacientes com diagnóstico fechado de câncer renal, tendo como objetivo primário remover o tumor do órgão, garantindo que o paciente não vá desenvolver ainda mais a doença.

 

Como consequência da remoção do tumor, a nefrectomia também possibilita o alívio dos sintomas do câncer, que muitas vezes debilitam o paciente, causando dor abdominal, dor lombar, febre, perda de peso repentina e sem explicação, cansaço excessivo, entre outros.

 

  • Urologista Maringá: Principais tipos de nefrectomia - Nefrectomia Maringá

A Nefrectomia Maringá pode ser realizada pelo Urologista Maringá através de diferentes técnicas cirúrgicas. São elas:

 

- Nefrectomia Radical: consiste na remoção do rim junto a glândula adrenal e o tecido adiposo ao redor do órgão. Normalmente, o Urologista faz a incisão na parte central do abdome ou abaixo das costas, logo atrás do rim.

 

- Nefrectomia Parcial: é removido apenas a parte do rim afetada pela doença e, dependendo da localização do tumor, podem ser feitas várias incisões de 4 a 7 cm de diâmetro. A nefrectomia radical é a mais indicada para o estágio inicial.

 

- Nefrectomia Laparoscópica: a nefrectomia laparoscópica é realizada por meio de pequenas incisões para inserção de instrumentos especiais, dentre eles uma câmera de vídeo que permite a visualização do interior do abdome do paciente, com o objetivo de remover o órgão. Esta abordagem é indicada para tumores renais que não podem ser tratados com nefrectomia parcial.

 

- Nefrectomia Laparoscópica Robótica: semelhante a nefrectomia laparoscópica comum, o grande diferencial desta técnica está no uso de uma interface robótica, que permite que o urologista visualize por completo o local da cirurgia, em alta definição, o que aumenta a precisão dos movimentos.

 

  • Urologista Maringá: Quanto tempo dura uma nefrectomia? - Nefrectomia Maringá

De modo geral, a realização da Nefrectomia Maringá leva cerca de 3 a 4 horas, mas esse tempo varia de acordo com a gravidade do câncer e do estado geral de saúde do paciente, bem como do tipo de técnica escolhida pelo Urologista Maringá.

 

  • Urologista Maringá: Como é a recuperação da nefrectomia? - Nefrectomia Maringá

Assim como o tempo de realização do procedimento, o tempo de recuperação pós-operatória da Nefrectomia Maringá varia de acordo com a técnica cirúrgica indicado pelo Urologista Maringá, mas os pacientes normalmente recebem alta hospitalar em até 72 horas, devendo seguir todas as recomendações indicadas sobre repouso, dieta e exercícios, a fim de garantir a melhor recuperação possível.

 

Também se faz necessário o acompanhamento de rotina do paciente pelo Urologista Maringá, com a realização de exames de imagem e de sangue periodicamente, monitorando uma possível reincidência da doença e a função renal.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Urologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Urologista Maringá ou Nefrectomia Maringá. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Urologista - Nefrectomia
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email