Guia SaÚde Blog

O que é menopausa? - Menopausa Maringá
O que é menopausa? - Menopausa Maringá

O que é menopausa? - Menopausa Maringá

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, o que provoca uma série de alterações típicas à fase.

 

Entre os principais sintomas desse período, temos a secura vaginal, os sintomas vasomotores, calor e sudorese noturna. Além disso, a queda na produção de estrogênios pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios do sono, depressão, alterações metabólicas e para a perda gradual de massa óssea, sendo esses problemas que devem ser tratados por um(a) por um endocrinologista 100% qualificado(a) e verificado(a).

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar endocrinologistas 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Endocrinologista Maringá

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

  • Menopausa Maringá: Menopausa x Climatério - Endocrinologista Maringá

A menopausa é um evento natural na vida de qualquer mulher, ocorrendo por volta dos 50 anos e sendo caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação. Enquanto o climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva e a fase de pós-menopausa. Logo, a menopausa ocorre durante o climatério.

 

Durante o climatério há uma diminuição das funções ovarianas e na produção dos hormônios sexuais, o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Devido a essas alterações, podem surgir sintomas como ondas de calor, tonturas, sudorese noturna, apneia do sono, depressão ou irritabilidade, diminuição da libido, alterações nos órgãos sexuais, dispareunia diminuição da elasticidade da pele, ganho de peso e aumento da fragilidade dos ossos.

 

O climatério e a menopausa são fases naturais do ciclo de vida de uma mulher e para enfrentar essa fase com maior qualidade de vida, existem algumas alternativas de tratamento, como é o caso da Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que se destaca como uma forma eficaz de controlar os sintomas da menopausa, auxiliando na melhora dos sintomas característicos dessa fase, auxiliando na prevenção da osteoporose e contribuindo para minimizar os problemas causados pela deficiência de estrogênio.

 

  • Menopausa Maringá: Reposição Hormonal na Menopausa: Como é realizada? - Endocrinologista Maringá

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens, como por exemplo o uso de comprimidos, géis ou adesivos cutâneos. Alguns métodos combinam a reposição de progesterona e estrogênio, enquanto outros fazem uso apenas de estrogênio. 

 

Os hormônios, a forma de administração, a duração da terapia e a dosagem, devem ser determinados apenas após uma criteriosa avaliação médica, levando em conta as necessidades de cada paciente.

 

  • Menopausa Maringá: Reposição Hormonal na Menopausa: Quais são os principais benefícios? - Endocrinologista Maringá

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal.

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso. A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista.  Entre em contato e agende sua avaliação.

 

  • Menopausa Maringá: A terapia de reposição hormonal engorda? - Endocrinologista Maringá

Não. O que faz engordar é a desaceleração do metabolismo durante o climatério,  situação decorrente da queda na produção hormonal e como na terapia de reposição hormonal a quantidade administrada de hormônios é bem menor do que a produzida pela mulher antes do climatério, não é possível impedir a tendência ao ganho de peso.

 

  • Menopausa Maringá: Quais são os hormônios utilizados  na terapia de reposição hormonal? - Endocrinologista Maringá

O estradiol é o principal hormônio, mas algumas mulheres podem necessitar também de progesterona e testosterona, por isso o tratamento é totalmente individualizado. A forma como esses hormônios são administrados varia de paciente para paciente, podendo ser administrados por via transdérmica, oral, intramuscular ou vaginal.

 

  • Menopausa Maringá: A terapia de reposição hormonal interrompe o climatério ou impede a menopausa? - Endocrinologista Maringá

Não. A terapia de reposição hormonal ameniza os sintomas, mas a queda na produção hormonal e consequente o esgotamento dos ovários é inevitável.

 

  • Menopausa Maringá: Quanto a duração do tratamento? - Endocrinologista Maringá

Não é possível definir o tempo de duração da reposição hormonal. Cada caso é um caso.

 

  • Menopausa Maringá: A terapia de reposição hormonal traz benefícios ao tratamento de outras condições? - Endocrinologista Maringá

Através da terapia de reposição hormonal é possível prevenir a perda de massa óssea, evitando assim a osteoporose, bem como o risco de fraturas, que são problemas comuns nas mulheres que se encontram no climatério. A terapia de reposição hormonal também reduz o risco de câncer de intestino grosso, confere proteção cardiovascular e auxilia no controle de casos de diabetes. Vale ressaltar que a terapia de reposição hormonal não é indicada para o tratamento destas condições, mas a sua administração pode amenizar os sintomas da menopausa e os seus efeitos colaterais.


Lembre-se: Você pode encontrar endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologista Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Endocrinologista - Menopausa
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email