Guia SaÚde Blog

Quais são as principais características de uma pessoa esquizofrênica? - Psiquiatra Maringá
Quais são as principais características de uma pessoa esquizofrênica? - Psiquiatra Maringá

Quais são as principais características de uma pessoa esquizofrênica? - Psiquiatra Maringá

A esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante, marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e/ou alucinações, e que geralmente se manifesta ainda na adolescência ou no início da idade adulta, entre 20 e 30 anos de idade.

 

No Brasil, estima-se que o transtorno afeta 2 milhões de pessoas, mas a falta de conhecimento sobre ele só reforça estigmas a respeito da doença e dificulta o seu diagnóstico e tratamento com um Psiquiatra 100% qualificado.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar Psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento da Esquizofrenia, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a tratar essa difícil condição.

 

Palavras-chave: Esquizofrenia, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Esquizofrenia Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais são as principais causas da esquizofrenia? - Esquizofrenia Maringá

A Esquizofrenia Maringá é um transtorno psiquiátrico com causas multifatoriais, podendo surgir devido a fatores genéticos (parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença), ambientais (complicações gestacionais ou no parto, infecções e doenças que alteram o desenvolvimento do sistema nervoso) ou a alterações neuroquímicas (decorrente do uso de substâncias químicas que alteram os neurotransmissores de dopamina e glutamato).

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais são os principais sinais e sintomas da esquizofrenia? - Esquizofrenia Maringá

A Esquizofrenia Maringá se manifesta de forma variada, caracterizada por um conjunto diversificado de sinais e sintomas, o que, muitas vezes, dificulta a sua identificação pelo Psiquiatra Maringá. Esses sintomas incluem:

 

- Distorções do pensamento e da percepção,

 

- Alterações na cognição,

 

- Anormalidades motoras,

 

- Perda de motivação para realizar determinadas atividades,

 

- Dificuldade de comunicação e de expressão, 

 

- Redução na variedade e intensidade das expressões de afeto do indivíduo.

 

Essas anormalidades são divididas em dois grupos, chamados de sintomas positivos e sintomas negativos. Os principais sintomas positivos incluem delírios, alucinações e alterações do pensamento. Já os principais sintomas negativos estão relacionados às alterações da afetividade.

 

Os sintomas começam a ser observados quando, de maneira repentina, surge uma sensação de que algo está errado e alguém prejudica a sua vida. O passo seguinte é a transformação dessa inquietação em fantasias sensoriais, alucinações e delírios, exigindo assim a ajuda do Psiquiatra Maringá para estabelecer o diagnóstico.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o diagnóstico da esquizofrenia? - Esquizofrenia Maringá

Não existe nenhum tipo de exame laboratorial que permita a confirmação do diagnóstico da Esquizofrenia Maringá. Ele é feito pelo Psiquiatra Maringá de maneira clínica, por meio da avaliação dos sintomas e de situações que podem ser comuns a indivíduos com o transtorno, como:

 

- Afastamento de amigos e familiares;

 

- Baixa no desempenho acadêmico ou no trabalho;

 

- Dificuldade para dormir;

 

- Irritabilidade ou humor deprimido;

 

- Falta de motivação.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é o tratamento da esquizofrenia? - Esquizofrenia Maringá

O tratamento da Esquizofrenia Maringá tem como objetivo controlar os sintomas do transtorno e possibilitar que o indivíduo retome a sua rotina de trabalho, estudos e seus relacionamentos interpessoais. Assim, o controle da Esquizofrenia Maringá é feito por meio de duas abordagens: medicamentosa e psicossocial.

 

O tratamento medicamentoso com o uso de antipsicóticos ou neurolépticos deve ser realizado de forma contínua com o apoio do Psiquiatra Maringá, a fim de evitar novas crises, aliviar os sintomas na fase aguda da doença e prevenir novos episódios.

 

Já a terapia cognitivo comportamental se faz fundamental para que o indivíduo possa atingir todos os benefícios do tratamento com medicamentos, reintegrando-o à sociedade.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou Esquizofrenia Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Psiquiatra - Esquizofrenia
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email