Guia SaÚde Blog

Quais são as causas da dor psicogênica? - Especialista em Dor Maringá
Quais são as causas da dor psicogênica? - Especialista em Dor Maringá

Quais são as causas da dor psicogênica? - Especialista em Dor Maringá

A maioria das dores que sentimos apresentam alguma causa física, mas fatores psicológicos, como, por exemplo, a depressão e ansiedade, condições que também podem causar dor e até mesmo incapacitar um indivíduo. Essa é a chamada dor psicogênica, um tipo de dor resultante da interação de fatores físicos e psicológicos.

 

Na Guia Saúde você pode encontrar especialistas em dor 100% qualificados e verificados, especializados no diagnóstico das causas e no tratamento da dor psicogênica, em Maringá.

 

Palavras-chave: Dor Psicogênica, Especialista em dor, Maringá, Especialista em dor Maringá, dor Psicogênica Maringá. 

 

  • Especialista em Dor Maringá: Quais são as causas da dor psicogênica? - Dor Psicogênica Maringá

Na maioria dos casos, a Dor Psicogênica Maringá surge após a resolução da causa física da dor, fazendo com que o incômodo persista e, muitas vezes, se torne ainda mais intenso. Por estar associada ao medo e a ansiedade, a Dor Psicogênica tende a sensibilizar os neurônios, tornando-os mais suscetíveis à dor e reduzindo os níveis das substâncias que modelam essa sensação. 

 

Devemos ressaltar que embora a dor psicogênica esteja associada a fatores psicológicos, isso não significa que ela não seja real. Normalmente, a dor psicogênica dor psicogênica está claramente associada a um transtorno do humor, sendo mais difusa e pouco localizada. Tal fator faz com que enquanto alguns pacientes apresentam intensa queixas de dor de cabeça intensa quando passam por momentos de estresse, outros podem relatar sentir dores no peito, por exemplo.

 

As Dores Psicogênica Maringá mais comuns são as dores de cabeça, nas costas, no estômago, no peito e musculares.

  • Especialista em Dor Maringá: Como é feito o diagnóstico da dor psicogênica? - Dor Psicogênica Maringá

Embora os sintomas psicológicos possam ser suficientes para explicar a Dor Psicogênica Maringá, o seu caráter subjetivo torna o diagnóstico muito mais complexo e demorado, exigindo que o paciente seja submetido a uma avaliação médica criteriosa com o Especialista em Dor Maringá para investigar a origem da dor.

 

Cada caso é único e deve ser avaliado de forma individualizada pelo Especialista em Dor. Acredita-se que situações particulares e fatores ambientais possam estar envolvidos, especialmente aqueles que provocam alterações nas funções do sistema nervoso do paciente.

 

Mesmo após o diagnóstico, indicar o melhor tratamento para gestão da dor psicogênica é outra tarefa complexa, já que é difícil identificar com precisão uma causa única para o problema. Assim, se faz necessário que o Especialista em Dor Maringá avalie os fatores que possam estar relacionados ao quadro, tratando todas as questões envolvidas relacionadas à dor.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Como é realizado o tratamento da dor psicogênica? - Dor Psicogênica Maringá

A Dor Psicogênica Maringá requer um tratamento multidisciplinar, com uma equipe formada por Especialista em Dor Maringá, psicólogo e/ou psiquiatra, entre outros profissionais. Na maioria dos casos, os objetivos do tratamento são aliviar as causas e melhorar as condições físicas e psicológicas do paciente, sempre de forma individualizada. As principais opções de tratamento são:

 

  • Medicamentos para alívio da dor;
  • Biofeedback;
  • Acompanhamento psicológico.

 

Além disso, um dos nossos principais diferenciais terapêuticos do Especialista em Dor Maringá é a intervenção por bloqueios percutâneos guiados por imagem, apresentando um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.

  • Especialista em Dor Maringá: Importância do acompanhamento multidisciplinar e da rede de apoio familiar para pacientes com dor psicogênica - Dor Psicogênica Maringá

A Dor Psicogênica Maringá é capaz de provocar um mix de sentimentos negativos, como nervosismo, raiva, frustração e tristeza. Por isso, ressaltamos que além do acompanhamento multidisciplinar, o ciclo social do paciente (amigos, familiares, filhos, cônjuges, etc) nunca deve julgar a veracidade da dor relatada ou a sua intensidade. Ao invés disso, devemos fornecer total apoio e amparo, pois somente assim poderemos ajudar o paciente que sofre com essa condição tão complexa.

 

Por fim, é importante ressaltar os riscos da automedicação, que pode dificultar ou atrasar o diagnóstico e o tratamento da doença com o Especialista em Dor Maringá. Ao apresentar algum tipo de dor diferente, persistente e sem motivo aparente, busque a ajuda de um Especialista em Dor.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Especialistas em Dor 100% qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Especialista em Dor Maringá, Dor Psicogênica Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Especialista em Dor - Dor Psicogênica
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email