Guia SaÚde Blog

Sintomas que indicam glicose alta no sangue - Diabetes Maringá
Sintomas que indicam glicose alta no sangue - Diabetes Maringá

Sintomas que indicam glicose alta no sangue - Diabetes Maringá

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como objetivo facilitar a metabolização do açúcar (glicose) presente no sangue, que posteriormente será utilizada pelo organismo como fonte de energia. Quando há uma queda na produção desse hormônio, ou quando o organismo apresenta resistência à insulina, haverá um aumento dos níveis de glicose no sangue, o que favorece o desenvolvimento do diabetes.

 

Os tipos de diabetes mais comuns são o diabetes tipo 1  e o tipo 2. O diabetes do tipo 1 acomete principalmente a indivíduos jovens e nele, o sistema imunológico não reconhece as células-beta, que participam da produção de insulina, passando a atacá-las e destruí-las. No diabetes tipo 2, que atinge mais de 537 milhões de pessoas no mundo, além da baixa produção de insulina, o organismo passa a apresentar resistência à absorção de glicose.

 

O diabetes é uma doença silenciosa, que por muitas vezes se manifesta através de sintomas graves e irreversíveis, sendo uma doença fatal e que deve ser tratada de forma precoce por um endocrinologista 100% qualificado e verificado.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar endocrinologistas 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Endocrinologista Maringá

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

  • Diabetes Maringá: Quais são os principais sintomas da doença? - Endocrinologista Maringá

A maioria dos pacientes só descobrem a doença quando surgem complicações graves, como problemas nos rins, AVC ou infarto. Antes da doença alcançar esse estágio, alguns sintomas podem ser observados, que indicam a glicose alta no sangue, como por exemplo:

 

- Sede excessiva e vontade constante de urinar

Nos portadores de diabetes o açúcar não é adequadamente absorvido, se acumulando na corrente sanguínea. Na tentativa de expelir esse excesso, o organismo aciona os rins com frequência, fazendo com que o paciente urine muito e, consequentemente, fique  desidratado e com sede com mais frequência.

 

- Fome e cansaço

O açúcar proveniente dos alimentos é utilizado pelo nosso organismo como fonte de energia e em indivíduos diabéticos, ele não é aproveitado de forma eficaz pelas células. Assim, o paciente sente fome e cansaço com mais frequência.

 

- Visão turva

O excesso de glicose no sangue provoca um “inchaço” no cristalino, alterando a capacidade de foco dos nossos olhos e tornando a visão embaçada. A visão volta ao normal após o controle da doença.

 

  • Diabetes Maringá: Quais exames confirmam a glicose alta no sangue?  - Endocrinologista Maringá

Para confirmar ou excluir a possibilidade da doença, o mais indicado é que o paciente realize o exame de glicemia em jejum, estando entre 8 a 12 horas sem consumir nenhum tipo de bebida (apenas água) ou alimento. Os valores normais da glicemia em jejum devem ser inferiores a 99 mg/dL.

 

  • Diabetes Maringá: Obesidade e a Diabetes tipo 2 - Endocrinologista Maringá

No Brasil, ao longo dos últimos anos tem sido detectada uma expressiva taxa de sobrepeso  e  obesidade,  não  somente  na  população  adulta,  mas  também  entre  crianças  e  adolescentes. A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre pelo consumo de calorias superior ao gasto energético do organismo.

 

A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças, entre elas, a diabetes tipo 2. Estima-se que entre 80 a 90% dos indivíduos acometidos pela diabetes do tipo 2 são obesos. A relação entre diabetes e obesidade é grave, simples e direta. A ingestão desenfreada de carboidratos refinados em excesso, aliada a fatores como o sedentarismo, gera o acúmulo de gordura no corpo e torna o organismo resistente à insulina.

 

A diabetes tipo 2 não tem cura, mas pode ser tratada, e até mesmo prevenida, através de uma boa alimentação, somada à prática regular de exercícios físicos, pela manutenção do peso e com o monitoramento da glicemia.

 

Caso a dieta e a prática de exercícios físicos não auxiliem no controle glicêmico do indivíduo, pode haver a necessidade de uma intervenção terapêutica, com o uso de medicamentos ou insulina, além do acompanhamento médico.

 

Lembre-se: Você pode encontrar endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologista Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Endocrinologista - Diabetes
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email