Guia SaÚde Blog

Quais são os transtornos mentais causados pela dependência química? - Psiquiatra Maringá
Quais são os transtornos mentais causados pela dependência química? - Psiquiatra Maringá

Quais são os transtornos mentais causados pela dependência química? - Psiquiatra Maringá

A dependência química é um transtorno neuropsiquiátrico que surge em decorrência do uso abusivo de drogas, sejam elas lícitas, como o álcool e o tabaco, ou ilícitas, como a cocaína, a maconha e as anfetaminas.

 

A dependência química pode ser classificada como um transtorno mental já que, além de envolver aspectos diversos físicos, gera uma dependência psicológica relacionada à substância, que deve ser tratada por um psiquiatra 100% qualificado.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento da dependência química, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a tratar essa difícil condição. 

 

Palavras-chave: Dependência Química, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Dependência Química Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Existe relação entre transtorno mental e dependência química? - Dependência Química Maringá

A relação entre a Dependência Química Maringá e os transtornos psiquiátricos, muitas vezes, acaba por ser bem estabelecida, mas nem sempre de fácil identificação. Existem casos onde a presença desses transtornos é fator que leva essas pessoas a buscarem uma saída no uso de substâncias tóxicas e psicoativas viciantes, enquanto em outros casos, a Dependência Química é que desencadeia os problemas psiquiátricos.

 

O que acontece é que alguns indivíduos já possuem uma pré-disposição para o desenvolvimento de determinadas doenças mentais e o uso destas substâncias pode provocar ou agravar tais condições, devido as alterações constantes nos neurotransmissores provocadas pelo uso de drogas e que tende a deixar consequências graves e duradouras, exigindo o tratamento com o Psiquiatra Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais são os principais transtornos psiquiátricos resultantes do uso de drogas? - Dependência Química Maringá

A longo prazo, a  Dependência Química Maringá pode causar a destruição dos neurônios, diminuindo a capacidade de pensar e o desenvolvimento de uma série de doenças psiquiátricas. Os principais transtornos psiquiátricos resultantes do uso de drogas são:

- Depressão;

 

- Transtorno psicótico;

 

- Ansiedade;

 

-Síndrome de abstinência;

 

- Síndrome amnésica;

 

- Transtornos alimentares.

 

  • Psiquiatra Maringá: Diagnóstico de dependentes do uso de drogas - Dependência Química Maringá

A Dependência Química Maringá é um transtorno mental caracterizado por uma série de sintomas e sinais, que ajudam o Psiquiatra Maringá na hora de fechar o diagnóstico. São eles:

 

- Compulsão pelo uso das substâncias;

 

- Abstinência;

 

- Necessidade de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;

 

- Falta de controle sobre o uso e quantidade das substâncias;

 

- Abandono de outras atividades sociais e laborais;

 

- O indivíduo se coloca em situações fisicamente perigosas;

 

- Os sinais da dependência se tornam físicos visíveis.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o tratamento de dependentes químicos junto a um psiquiatra? - Dependência Química Maringá

O tratamento Dependência Química Maringá deve ser fornecido pelo Psiquiatra Maringá de forma individualizada, de acordo com a patologia de cada paciente e atendendo às suas necessidades sociais, ambientais e psicobiológicas, as quais o levaram a consumir tais substâncias e manter o seu uso contínuo.

 

Por fim, é importante salientar que o tratamento da Dependência Química Maringá é multidisciplinar, envolvendo uma equipe médica formada pelo Psiquiatra Maringá junto a outros profissionais, sempre de acordo com cada caso.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou Dependência Química Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Psiquiatra - Dependência Química
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email