Guia SaÚde Blog

Bócio: Entenda quais são as principais causas que levam ao crescimento anormal da tireóide - Crescimento da Tireóide Maringá
Bócio: Entenda quais são as principais causas que levam ao crescimento anormal da tireóide - Crescimento da Tireóide Maringá

Bócio: Entenda quais são as principais causas que levam ao crescimento anormal da tireóide - Crescimento da Tireóide Maringá

O bócio, conhecido popularmente como papo, é nome dado ao crescimento anormal da glândula tireóide, o qual, muitas vezes, está diretamente associado aos distúrbios da tireoide: Hipotireoidismo e Hipertireoidismo. Por conta desse aumento anormal, muitos bócios podem surgir na forma de nódulos, os quais não são perceptíveis externamente.

 

A doença acomete com mais frequência mulheres entre 20 e 40 anos e em muitos casos, a paciente pode ter o bócio há vários anos e somente diagnosticar quando surgem sintomas compressivos, como dificuldade para engolir e rouquidão, ou ainda quando ele se torna hiperfuncionante, provocando o Hipertireoidismo ou um Hipotireoidismo associado.

 

A principal forma de identificar o bócio é por meio do auto exame, através da palpação do pescoço. Ao identificar os nódulos, os pacientes devem procurar um endocrinologista 100% qualificado e verificado, para realizar um exame diagnóstico completo. Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar endocrinologistas 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Endocrinologista Maringá

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Endocrinologista, Crescimento da Tireóide, Bócio, Maringá.

 

  • Endocrinologista Maringá: Quais são as principais causas do crescimento anormal da tireóide? - Crescimento da Tireóide Maringá

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar. As principais causas que levam a esse funcionamento incorreto da tireoide são:

 

- Carência de iodo na dieta;

- Doenças autoimunes;

- Proliferação dos folículos da glândula tireóide;

- Tumores benignos e malignos;

- Infecções;

- O uso de certos medicamentos.

 

  • Endocrinologista Maringá: Quais são os principais sintomas do bócio? - Crescimento da Tireóide Maringá

A deformação provocado pelo bócio na região anterior do pescoço pode limitar-se a pequenos nódulos, ou chegar a constituir massas grandes e disformes, que comprimem a traqueia e provocam dificuldade para respirar ou engolir, tosse irritativa, rouquidão e dilatação das veias do pescoço.

De modo geral, esses sintomas variam de acordo com a quantidade de hormônios produzida pela tireoide, que é baixa ou nula no hipotireoidismo, e excessiva no hipertireoidismo. Quando a origem do bócio é a tireoide hiperativa, os sintomas mais comuns são aceleração do batimento cardíaco, insônia, agitação, sudorese abundante e olhos um pouco saltados (exoftalmia).

Nos casos associados ao hipotireoidismo, a queda do metabolismo basal faz com que o organismo trabalhe mais lentamente e a pessoa sente cansaço, sonolência, apatia, intestino preso, pulso lento.

 

  • Endocrinologista Maringá: Como o bócio pode ser diagnosticado? - Crescimento da Tireóide Maringá

 O diagnóstico deve ser feito pelo Endocrinologista Maringá, avaliando o histórico clínico do paciente e por meio da solicitação de exames, incluindo a palpação da glândula. Exames de sangue são fundamentais para medir a dosagem dos hormônios T3 e T4 e do TSH, que é produzido pela hipófise e tem como função regular o funcionamento de várias glândulas, entre elas, a tireoide. Ultrassonografia, cintilografia e biópsia são exames complementares que ajudam a fechar o diagnóstico e por isso, também podem ser solicitados.

 

  • Endocrinologista Maringá: Como ocorre o tratamento do bócio? - Crescimento da Tireóide Maringá

O tratamento do bócio tem como principal objetivo corrigir a causa da doença. Em grande parte, o problema estético pode ser controlado com o uso de medicamentos que ajudam a compensar a deficiência de iodo ou a regular a produção dos hormônios, bem como o funcionamento da tireóide. A cirurgia para remoção total ou parcial da glândula é indicada apenas em caso de complicações, como dificuldade respiratória ou para engolir, ou a presença de nódulos e/ou tumores com sinais de malignidade.

 

Lembre-se: Você pode encontrar endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologista Maringá, Crescimento da Tireóide Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Endocrinologista - Crescimento da tireoide
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email