Guia SaÚde Blog

Esclerose Múltipla - Um passo para a Superação
Esclerose Múltipla - Um passo para a Superação

Esclerose Múltipla - Um passo para a Superação

Sabemos que a prática regular de exercícios físicos proporciona diversos benefícios à saúde, principalmente na prevenção e no tratamento de doenças. Ao longo das últimas duas décadas, a implementação de programas de reabilitação física para o tratamento de pacientes com esclerose múltipla aumentou, impulsionada principalmente pelas inúmeras evidências científicas e pela necessidade que estes pacientes têm em retardar a progressão dos sintomas da doença.

A esclerose múltipla é uma doença crônica neurológica, que até o momento não tem cura e a sua origem é desconhecida. A principal característica da doença são as lesões axonais e a desmielinização de regiões do sistema nervoso central, que levam a incapacidade física e provocam o comprometimento dos sistemas funcionais que ficam em desuso.

O tratamento faz uso de imunomoduladores e imunossupressores, capazes de retardar os efeitos da doença, mas não de interromper a sua progressão. Assim, se destacam os programas de reabilitação física que englobam exercícios de fortalecimento muscular e exercícios aeróbios, aliados ao tratamento medicamentoso na busca de uma melhor qualidade de vida para os pacientes com a doença.

Atualmente os exercícios de reabilitação física vem sendo tratados com a mesma importância do tratamento medicamentoso, devido aos efeitos endócrinos, anti-inflamatórios e imunológicos que estes possuem. Além de aumentar a força física e diminuir a fadiga, a reabilitação física proporciona uma melhora no equilíbrio do paciente, minimizando a dor muscular provocada durante as atividades cotidianas e reduzindo os sintomas relacionados a quadros depressivos.

O processo de reabilitação física varia ao longo do curso da doença e de paciente para paciente, sem que existam protocolos de tratamento específicos. A equipe multidisciplinar deve trabalhar em prol de oferecer alternativas às queixas individuais de cada paciente, visando sempre contribuir para uma maior mobilidade funcional.

Se no passado os exercícios físicos não eram indicados para pacientes com esclerose múltipla, hoje a reabilitação física é parte fundamental do tratamento, auxiliando o paciente a melhorar o seu desempenho em tarefas cotidianas.

Os exercícios são realizados para ajudar o paciente a alcançar uma maior capacidade funcional e promover uma melhor qualidade de vida para o indivíduo, no árduo processo que é enfrentar de passo em passo o curso de uma doença sem cura, mas que pode ser superada.

Clínica de Saúde
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email