Guia SaÚde Blog

Qual é o melhor tratamento para varizes? - Cirurgião Vascular Maringá
Qual é o melhor tratamento para varizes? - Cirurgião Vascular Maringá

Qual é o melhor tratamento para varizes? - Cirurgião Vascular Maringá

As varizes são um problema muito comum e de forte apelo estético, mas que também costumam estar associadas a queixas como pernas pesadas, cansadas, e inchaço no final do dia. Tratam-se de veias dilatadas e tortuosas, geralmente visíveis sob a superfície da pele e que ocorrem principalmente nas pernas e/ou nos pés, frequentemente associadas a problemas circulatórios.

 

Se não forem tratadas com um Cirurgião Vascular 100% qualificado, as varizes podem ficar maiores, levando a complicações mais graves, como úlceras na pele, trombose venosa profunda, sangramentos, inflamação e feridas nas pernas.

 

Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares qualificados e verificados, na cidade de Maringá, especializados no  Tratamento de Varizes.

 

Palavras-chave: Varizes, Tratamento de varizes, Cirurgião Vascular, Maringá, Cirurgião Vascular Maringá, Tratamento de varizes Maringá, Varizes Maringá.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Quais são as principais causas das varizes? - Tratamento de Varizes Maringá

Entre as principais causas que levam ao surgimento das varizes, estão os fatores genéticos e a ação hormonal, especialmente no caso das mulheres. Além disso, alguns outros fatores de risco para o desenvolvimento das Varizes Maringá são: gravidez, idade avançada, excesso de peso, obesidade, histórico familiar de varizes, passar longos períodos do dia em pé, ter passado por um quadro de trombose venosa profunda e ser do sexo feminino.

 

O surgimento de Varizes Maringá é mais comum em mulheres, com uma proporção estimada de 4 mulheres para 1 homem. Elas surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente e o sangue deixa de circular em direção ao coração, acumulando-se nas pernas e por serem consideradas por muitos homens como “coisa de mulher”, os pacientes do sexo masculino são aqueles que mais demoram para perceber a presença das varizes, já que elas também acabam se escondendo entre os pelos das pernas.

 

Dessa forma, a preocupação com o problema e a busca pelo Cirurgião Vascular Maringá para dar início ao Tratamento de Varizes Maringá acaba ocorrendo somente quando os sintomas da doença estão evoluídos, especialmente as dores.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Quais são os principais sintomas das varizes? - Tratamento de Varizes Maringá

As Varizes Maringá trazem uma série de sintomas, alguns deles visíveis, outros não, mas o seu principal sintoma é a presença de veias inchadas e aparentes na pele, especialmente nas pernas. Em casos mais avançados, elas podem ser responsáveis por provocar manchas e feridas nas pernas, sendo de  suma importância realizar o Tratamento de Varizes Maringá com um Cirurgião Vascular Maringá desde o surgimento dos primeiros sintomas, a fim de prevenir maiores complicações ou alterações cutâneas irreversíveis.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Quais são as principais complicações causadas pelo não tratamento das varizes? - Tratamento de Varizes Maringá

As principais complicações causadas pelo não Tratamento de Varizes Maringá são:

 

. Insuficiência venosa crônica: Excesso de dor, coceira, formigamento, queimação, fadiga, cãibras musculares, inchaço e sensação de peso. 

 

. Úlceras venosas: É uma consequência do agravamento da insuficiência venosa crônica, criando feridas abertas, causando dor aguda e que são muito difíceis de curar. 

 

. Dermatite ocre: O sangue acumulado nas veias cria manchas na pele das, semelhantes à ferrugem. 

 

. Tromboflebite superficial: Trombose é uma condição na qual há o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo, que entope a passagem do sangue. Em casos mais raros, esse coágulo pode se desprender e chegar ao pulmão, causando embolia pulmonar.

 

Como as veias possuem diferentes espessuras, o diagnóstico médico realizado pelo Cirurgião Vascular Maringá é fundamental para determinar a melhor forma de Tratamento de Varizes Maringá, sempre de acordo com o calibre de cada vaso e os sintomas que cada paciente apresenta.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Quais são as principais técnicas de tratamento para varizes? - Tratamento de Varizes Maringá

As opções de Tratamento de Varizes Maringá não se limitam apenas aos procedimentos minimamente invasivos e cirúrgicos. Existem outras abordagens e terapias que podem ser consideradas pelo Cirurgião Vascular Maringá, dependendo da gravidade das varizes e das necessidades individuais do paciente. Algumas opções são:

 

. Meias de Compressão: O uso de meias de compressão é uma terapia conservadora, muito utilizada no Tratamento de Varizes Maringá para aliviar os sintomas de varizes. Essas meias aplicam pressão graduada nas pernas, ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço e o desconforto.

 

. Mudanças no Estilo de Vida: Fazer mudanças no estilo de vida também faz parte importante do Tratamento de Varizes Maringá. Isso pode incluir perda de peso, praticar exercícios regulares, elevar as pernas quando em repouso, evitar ficar em pé ou sentado por longos períodos e usar sapatos confortáveis.

 

. Medicamentos: Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para aliviar os sintomas associados às Varizes Maringá, como dor ou inchaço. Esses medicamentos podem incluir anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou medicamentos que melhoram a circulação sanguínea.

 

. Técnicas de Escleroterapia Avançada: Além da escleroterapia convencional, existem técnicas de escleroterapia mais avançadas, como a escleroterapia a laser ou com espuma, que podem ser usadas para tratar varizes de diferentes tamanhos e tipos.

 

. Procedimentos Endovasculares: Além da ablação com laser ou radiofrequência, existem outros procedimentos endovasculares, como a embolização, que podem ser usados para tratar varizes. A embolização envolve o bloqueio das veias afetadas com pequenas partículas ou molas metálicas.

 

. Escleroterapia: Este é um procedimento comum para tratar varizes pequenas e médias. Durante a escleroterapia, um medicamento líquido ou espuma é injetado pelo Cirurgião Vascular Maringá diretamente nas veias afetadas, fazendo com que elas se fechem e eventualmente sejam absorvidas pelo corpo.

 

. Ablação com Laser ou Radiofrequência: Esses procedimentos envolvem o uso de calor para fechar as veias problemáticas. Durante a ablação com laser ou radiofrequência, uma fibra ou cateter é inserido na veia através de uma pequena incisão. Em seguida, a energia é aplicada para aquecer a parede da veia, fazendo com que ela se contraia e se feche. Esses procedimentos são eficazes para tratar varizes maiores e não exigem anestesia geral. Os pacientes geralmente podem retornar às atividades normais em pouco tempo.

 

A escolha do Tratamento de Varizes Maringá dependerá da avaliação individual do paciente pelo Cirurgião Vascular Maringá, com base na gravidade, localização e anatomia das varizes.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Existem formas de prevenir as varizes? - Tratamento de Varizes Maringá

Não existe forma de prevenir o surgimento das varizes, mas existem ações que melhoram os sinais e sintomas, como o inchaço e dores nas pernas, sendo receitados pelo Cirurgião Vascular Maringá em situações específicas, como por exemplo:

 

. Fazer exercícios aeróbicos com regularidade;

 

. Manter uma alimentação balanceada e rica em fibras, para evitar a síndrome do intestino preguiçoso;

 

. Manter-se hidratado;

 

. Usar meia elástica de compressão graduada e após indicação de um cirurgião vascular.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares  qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Maringá, Varizes Maringá ou Tratamento de Varizes Maringá. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cirurgião Vascular - Varizes
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email