Guia SaÚde Blog

Você sabe o que é a cardiologia intervencionista? - Cardiologia Intervencionista Maringá
Você sabe o que é a cardiologia intervencionista? - Cardiologia Intervencionista Maringá

Você sabe o que é a cardiologia intervencionista? - Cardiologia Intervencionista Maringá

A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da cardiologia, o qual se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares por meio de procedimentos minimamente invasivos. Através de procedimentos como cateterismo, angioplastia, ultrassom intracoronário, entre outros, hoje é possível realizar o tratamento de doenças coronárias, doenças cardíacas estruturais e problemas em válvulas do coração sem cortes, possibilitando uma rápida recuperação para os pacientes. 

 

Contudo, os procedimentos realizados na Cardiologia Intervencionista também podem apresentar riscos, embora muitas vezes estes estejam relacionados à doença apresentada pelo paciente e não ao procedimento em si. Por isso, é muito importante que o paciente seja devidamente orientado e tratado por um Cardiologista 100% qualificado. Atualmente, o Brasil possui mais de 17.802 Cardiologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil, e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cardiologista 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Cardiologia Intervencionista Maringá

Você está procurando por um Cardiologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um Cardiologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Cardiologista, Cardiologia Intervencionista, Maringá.

 

  • Cardiologista Maringá: Quais são os principais procedimentos realizados por meio da cardiologia intervencionista? - Cardiologia Intervencionista Maringá

Atualmente, a cardiologia intervencionista tem substituído as principais intervenções cirúrgicas, que antes eram realizadas apenas através de cirurgias abertas, por procedimentos que utilizam de cateteres ou outros instrumentos minimamente invasivos para restaurar o fluxo sanguíneo saudável para o coração, reparar ou substituir as válvulas cardíacas que estejam danificadas ou em mal funcionamento, reverter condições perigosas, além de reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. A seguir, conheça alguns dos principais procedimentos que são realizados por meio da cardiologia intervencionista.

 

  • Cardiologista Maringá: Cateterismo cardíaco - Cardiologia Intervencionista Maringá

Este procedimento é utilizado para examinar o coração e detectar alguns tipos de problemas. A maioria dos pacientes que realizam um cateterismo cardíaco, são submetidos previamente a uma angiografia coronária, que é um exame feito para identificar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração.

O cateterismo cardíaco também pode ser feito para examinar a presença de problemas nas câmaras e valvas cardíacas (átrios e ventrículos) e é realizado em ambiente hospitalar. O paciente é mantido acordado, na maioria dos casos, com administração de anestesia local. São dadas medicações para que o paciente se sinta relaxado e, em casos específicos, pode ser prescrita anestesia geral.

Todo o processo é feito por meio de uma pequena punção arterial ou venosa na região da virilha ou do punho, por onde é inserido o cateter, que avança através dos vasos sanguíneos até o coração, guiado por imagens com raio X. Quando o cateter alcança o coração, são realizados os testes e injeta-se uma solução de contraste que é filmada também pelo aparelho de raio X.

 

  • Cardiologista Maringá: Angioplastia e colocação de stent no coração - Cardiologia Intervencionista Maringá

Este método é utilizado para abrir artérias estreitadas ou bloqueadas através da colocação de stents, que são dispositivos de suporte tubular de malha que podem ser metálicas ou de material reabsorvível, com ou sem medicação, e tem o intuito de restaurar o fluxo sanguíneo saudável para o coração.

 

  • Cardiologista Maringá: Substituição da Válvula Aórtica Transcateter - Cardiologia Intervencionista Maringá

Também conhecido como Implante Transcateter da Válvula Aórtica (TAVI), este procedimento é uma alternativa à cirurgia de coração aberto para pacientes de alto risco.

 

  • Cardiologista Maringá: Procedimentos estruturais do coração do adulto - Cardiologia Intervencionista Maringá

São destinados para o tratamento de defeitos congênitos do coração, como a comunicação interatrial, que é o furo na parede que separa as duas câmaras superiores do coração, defeito do septo ventricular, que é o furo na parede que separa o coração duas câmaras inferiores, estenose da valva pulmonar e outros problemas congênitos do coração do adulto.

 

  • Cardiologista Maringá: Serviços diagnósticos por meio da cardiologia intervencionista - Cardiologia Intervencionista Maringá

Angiograma coronário: Consiste em fornecer imagens digitais para que os cardiologistas possam analisar os vasos sanguíneos do coração, determinando se há fluxo normal ou qualquer obstrução das artérias.

 

Ultrassom intravascular (IVUS): realizado durante o cateterismo cardíaco, onde é inserido dentro das artérias um minúsculo cateter com ultrassom na sua ponta e este  cria imagens internas do vaso com detalhes.

 

Reserva de Fluxo Fracionada (FFR): assim como o IVUS, a FFR também é realizada  durante o cateterismo cardíaco. Neste serviço, é inserido dentro das artérias um  minúsculo cateter que analisa as menores diferenças de pressão dentro das artérias podendo identificar obstruções que podem não ser detectadas pela angiografia normal.


Por fim, lembre-se: Você pode encontrar Cardiologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cardiologista Maringá ou  Cateterismo Cardíaco Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cardiologista - Cardiologia Intervencionista
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email