Guia SaÚde Blog

Como é feito o exame de puericultura? - Dermatologista Londrina
Como é feito o exame de puericultura? - Dermatologista Londrina

Como é feito o exame de puericultura? - Dermatologista Londrina

A puericultura é uma subespecialidade da dermatologia pediátrica, na qual é realizado o acompanhamento integral de todo o processo de desenvolvimento infantil. Nela, o Dermatologista busca analisar todo o processo de crescimento, desenvolvimento físico e motor, além da linguagem, da afetividade e da aprendizagem cognitiva da criança.

 

Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas 100% qualificados e verificados, especialistas na Puericultura, na cidade de Londrina.

 

Palavras-chave: Puericultura, Dermatologista, Londrina, Puericultura Londrina, Dermatologista Londrina.

 

  • Dermatologista Londrina: Importância do acompanhamento regular pelo exame de puericultura - Puericultura Londrina

O exame de puericultura objetiva avaliar como a criança se utiliza de todos os aspectos do seu desenvolvimento para se relacionar com as pessoas à sua volta. Através da observação atenta ao histórico de desenvolvimento da criança, é possível diagnosticar falhas ou atrasos do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir assim que essas alterações forem detectadas.

 

Por meio do acompanhamento periódico, na Puericultura Londrina conseguimos promover a proteção da saúde de crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, sendo possível identificar precocemente qualquer distúrbio de crescimento, seja ele físico e/ou mental, nutricional, dentre outros, compreendendo a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento, com suas particularidades.

 

  • Dermatologista Londrina: O acompanhamento na puericultura deve ocorrer desde antes da chegada dos recém-nascidos - Puericultura Londrina

A Puericultura deve fazer parte da vida dos pais e do bebê, com o acompanhamento tendo início a partir do terceiro trimestre da gestação, com a finalidade de oferecer todos os cuidados necessários, desde a saúde materna e, consequentemente, do bebê.

 

Após o nascimento, as consultas com o Dermatologista Londrina devem ocorrer nos primeiros dias de vida (7 a 10 dias de vida), já que também fornecemos orientações sobre a amamentação e nutrição do pequeno. E esse cuidado deve permanecer até a adolescência, já que também trata do desenvolvimento da sexualidade.

 

  • Dermatologista Londrina: Anamnese na puericultura - Puericultura Londrina

Na Puericultura Londrina a anamnese deve ser completa, com todos os itens de uma anamnese comum, mas abordando também:

 

- Os antecedentes pessoais da criança com informações desde a sua concepção, com ênfase nos antecedentes patológicos e alimentares, questionando acerca da gestação, nascimento e período neonatal.

 

- O seu desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), onde é preciso colher um relato da família sobre o aparecimento de habilidades motoras, aquisição de linguagem gestual e falada, controle esfincteriano e desenvolvimento socioafetivo da criança com membros da família e amigos.

 

- Antecedentes vacinais, devendo além de registrar as vacinas tomadas e períodos em que foram realizadas, registrar eventos adversos (locais ou sistêmicos) caso tenham ocorrido.

 

- A história de formação da família, relacionamento dos pais e aceitação da criança neste processo.

 

- A habitação é um ponto importante para a compreensão do profissional acerca das condições de vida e saúde da criança e sua família, de modo a conseguir compreender se existem fatores de risco para doenças respiratórias, infecto-parasitárias e dermatológicas.

 

- Os hábitos atuais da criança também devem ser questionados à família, abarcando seus respectivos hábitos: alimentares, intestinais, urinários, sono, higiene corporal e bucal, lazer e atividade física. Neste ponto, é relevante também questionar, quanto tempo a criança fica exposta a telas de telefone, tablets, televisão, etc.

 

  • Dermatologista Londrina: Acompanhamento de crianças e adolescentes na puericultura - Puericultura Londrina

Apesar de o acompanhamento na  Puericultura Londrina não ter a necessidade de ser tão intenso quanto nos primeiros meses de vida, já que o desenvolvimento cognitivo da criança já está avançado, a puericultura deve ser realizada até o final da adolescência. Isso se justifica porque o Dermatologista Londrina deve continuar fornecendo orientações sobre nutrição adequada, imunização, higiene em geral, adaptações e inadaptações escolares, prática de atividade física, prevenção da obesidade infantil, além do acompanhamento de aspectos psicoafetivos e emocionais do adolescente.

 

A variedade de fatores que envolvem o desenvolvimento infantil faz da Puericultura Londrina uma prática que envolve uma equipe multidisciplinar, que pode ser composta também por médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores. Assegurando que a criança esteja assistida física, emocional e psicologicamente, para que cresça com qualidade e bem-estar. 

 

Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologista Londrina ou Puericultura Londrina. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Dermatologia - Puericultura
Londrina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email