Guia SaÚde Blog

Quais os primeiros sinais de catarata? - Oftalmologista Linhares
Quais os primeiros sinais de catarata? - Oftalmologista Linhares

Quais os primeiros sinais de catarata? - Oftalmologista Linhares

A catarata é uma doença que afeta a área cristalina do olho, acarretando na perda progressiva da visão. De acordo com um estudo publicado em 2019 no periódico de Lancet, um dos periódicos científicos mais conceituados do mundo,  a catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo, correspondendo a cerca de 45% dos casos de perdas da visão.

 

A cirurgia de catarata deve ser realizada por um Oftalmologista 100% qualificado e verificado. Na Guia Saúde, você pode encontrar Oftalmologistas especializados na Cirurgia de Catarata, na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo, e que vão te ajudar a tratar o problema.

 

Palavras-chave: Cirurgia de Catarata, Oftalmologista, Linhares, Oftalmologista Linhares, Cirurgia de Catarata Linhares.

 

  • Oftalmologista Linhares: Qual é a função do cristalino? - Cirurgia de Catarata Linhares

O cristalino é responsável pelo foco dos objetos que enxergamos, seja de longe ou de perto, mas com a catarata, ele se torna opaco, o que pode conceder uma aparência esbranquiçada aos olhos, aumentando a sensibilidade dos olhos à luz, deixando a visão embaçada e levando a sua perda progressiva.

 

  • Oftalmologista Linhares: Quais são as principais causas da doença? - Cirurgia de Catarata Linhares

A principal causa da doença é o envelhecimento natural do cristalino, mas ela também pode ser causada por outros fatores, como pelo diabetes, pelo uso de colírios ou corticoides sem acompanhamento médico, traumas, infecções oculares e o tabagismo, por exemplo.

 

Conforme a doença se desenvolve,  o paciente pode apresentar dificuldades para distinguir pessoas ou feições, enxergando apenas sombras e vultos. Além disso, o paciente pode enfrentar outros sintomas, como por exemplo a fotofobia.

 

  • Oftalmologista Linhares: Qual é a incidência da doença no Brasil - Cirurgia de Catarata Linhares

O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), evidenciou que a catarata corresponde a 49% dos casos de cegueira no país, justificando o fato do número de Cirurgia de Catarata Linhares para tratar a doença ter dobrado entre 2009 e 2019.

 

  • Oftalmologista Linhares: Quais os primeiros sinais de catarata? - Cirurgia de Catarata Linhares

Os primeiros sinais de alerta para a catarata são: troca de óculos frequente, dificuldade para dirigir à noite, enxergar halos de luz, visão embaçada, perda da visão de contraste

 

O diagnóstico da doença pode ser feito durante uma consulta de rotina com o Oftalmologista Linhares, que poderá indicar o tratamento cirúrgico a partir do momento em que a doença começa a dificultar a realização das atividades diárias do paciente.

 

  • Oftalmologista Linhares: Como é realizada a cirurgia para reverter a cegueira? - Cirurgia de Catarata Linhares

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Ela consiste na substituição do cristalino embaçado por uma lente intraocular, cuja escolha do modelo deve ser avaliada de forma criteriosa, afinal, trata-se de um procedimento definitivo.

 

A Cirurgia de Catarata Linhares dura aproximadamente 15 minutos e possui um pós-operatório bastante tranquilo, no qual o paciente deve evitar apenas movimentos bruscos com a cabeça, ambientes quentes e poluídos, não comprimir ou coçar a região operada e proteger o olho de poeira, vento e produtos como shampoo e sabão, por exemplo.

 

  • Oftalmologista Linhares: Quais são os benefícios da cirurgia de catarata? - Cirurgia de Catarata Linhares

Devido a catarata atingir em maior parte os idosos, a remoção da doença além de melhorar a visão em si, também pode aumentar a longevidade em cerca de 5 anos. Existem pesquisas com pacientes que realizaram o procedimento e que apresentaram menor mortalidade ligada a doenças vasculares, neurológicas, pulmonares, infecciosas e até mesmo ao câncer.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Oftalmologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Oftalmologista Linhares ou Cirurgia de Catarata Linhares, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Oftalmologista - Cirurgia de Catarata
Linhares

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email