Guia SaÚde Blog

Otorrinolaringologista: Entenda quando você deve procurar esse profissional - Otorrino Limeira
Otorrinolaringologista: Entenda quando você deve procurar esse profissional - Otorrino Limeira

Otorrinolaringologista: Entenda quando você deve procurar esse profissional - Otorrino Limeira

Assim como o seu nome, a Otorrinolaringologia é uma especialidade complexa e muito abrangente, na qual o especialista é responsável por cuidar das estruturas que formam nossos ouvidos, nariz e garganta. A membrana que envolve os seios da face, o nariz, a laringe, a faringe e o ouvido médio são muito parecidas, o que possibilita que um único especialista cuide desses três órgãos.

 

É por essa semelhança que, quando ficamos resfriados e com coriza no nariz, por muitas vezes também sentimos dor de garganta, sinusite e até mesmo dor de ouvido, já que a inflamação se espalha rapidamente por todo esse sistema, responsável pelo nosso olfato, fala, respiração, audição e equilíbrio.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para te assistir e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados!

 

Pensando em facilitar a sua busca por esse especialista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrino Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrino Limeira: Quando devo procurar um Otorrinolaringologista? - Otorrinolaringologista Limeira

Entre as  doenças mais comuns no consultório do Otorrinolaringologista, estão as alergias e inflamações, na garganta e no ouvido. Essas doenças são frequentes entre a população de cidades que sofrem com constantes mudanças climáticas e níveis elevados de poluição, como é o caso da cidade de São Paulo. Assim, é preciso buscar ajuda médica com o Otorrino Limeira sempre que você sentir:

 

  • Dor na face, no nariz ou no ouvido;
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Zumbido no ouvido;
  • Ronco excessivo;
  • Dificuldade auditiva;
  • Problemas de equilíbrio;
  • Presença de pus ou sangramento nos ouvidos, garganta ou nariz;
  • Rouquidão;
  • Tontura ou visão escurecida;
  • Alergia das vias respiratórias.

 

A frequência de visitas ao consultório do Otorrino Limeira está diretamente relacionada à faixa etária dos pacientes e às queixas apresentadas por eles. Por exemplo, crianças costumam apresentar diversas infecções ao longo dos seus primeiros anos de vida, enquanto pessoas com mais de 60 anos, costumam procurar um Otorrinolaringologia para tratar problemas referentes ao aparelho auditivo, visitando-o a princípio apenas para acompanhar sua saúde auditiva.

 

Existem ainda algumas doenças, que requerem que o indivíduo procure com urgência a ajuda profissional do Otorrino Limeira, sobre as quais você poderá entender melhor a seguir.

 

  • Otorrino Limeira: Quais são as doenças mais comuns do ouvido? - Otorrinolaringologista Limeira

Entre as principais doenças que afetam os ouvidos, temos a otite e as malformações congênitas do canal auditivo, comuns entre as crianças. Já no caso dos idosos, o principal problema é a perda auditiva, seja ela total ou parcial. Outros acidentes relacionados aos ouvidos são quedas e traumas, que podem provocar a perfuração do tímpano, e a labirintite, infecção caracterizada pela perda do equilíbrio.

 

Ainda em relação às crianças, a aspiração de corpos estranhos pelo nariz ou a introdução de objetos no ouvido é um  problema comum, amplamente tratado pelo Otorrino Limeira e a terceira maior causa de acidente doméstico infantil, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Para os pais e responsáveis, ao notar o problema ou a ausência de algum objeto ou brinquedo, é importante buscar ajuda do Otorrino Limeira imediatamente.

 

  • Otorrino Limeira: Quais são as doenças que mais afetam a boca e a garganta? - Otorrinolaringologista Limeira

Entre as principais inflamações e infecções da garganta, temos a amigdalite, laringite e faringite. Normalmente, o tratamento desses problemas inclui a administração de medicamentos sob orientação médica do Otorrino Limeira, mas quando o tratamento medicamentoso não apresenta o resultado esperado e esses problemas se tornam recorrentes, o Otorrinolaringologista pode indicar a cirurgia para remoção das amígdalas, um procedimento seguro e extremamente comum.

 

Os cuidados com a voz também é uma das atribuições do Otorrino Limeira, responsável por examinar a saúde das cordas ou pregas vocais, que compõem o aparelho fonador humano. O Otorrinolaringologista investiga as causas de possíveis falhas ou ausência repentina da voz, além de problemas como rouquidão prolongada. Esse processo é extremamente importante, pois algumas lesões na boca e na garganta podem evoluir para câncer, problema que pode ser evitado por meio  do diagnóstico precoce durante o exame clínico com o Otorrino Limeira.

 

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), caracterizada por uma parada respiratória provocada pelo relaxamento das paredes da faringe e da base da língua, também requer a avaliação do Otorrino Limeira é primordial, que poderá investigar as vias aéreas superiores.

 

  • Otorrino Limeira: Quais são as doenças mais comuns do nariz? - Otorrinolaringologista Limeira

As principais inflamações das vias nasais são a rinite e a sinusite. A rinite é uma inflamação das cavidades nasais – espaço central na cabeça que se divide, pelo septo nasal, em duas fossas nasais, enquanto a sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios da face – espaços localizados ao redor do nariz e dos olhos.

 

Outros problemas frequentes e que podem ser tratados pelo Otorrino Limeira são o desvio de septo, o aumento da glândula adenoide, coriza intensa e a congestão nasal. Essas doenças podem acometer indivíduos de qualquer idade, sendo responsáveis por inúmeras consultas de emergência no consultório do Otorrinolaringologista.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Otorrino Limeira ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

 

Otorrinolaringologista - Otorrino
Limeira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email