Guia SaÚde Blog

Manobras de Reposição Canalicular no Tratamento da Vertigem - Otorrinolaringologista Limeira
Manobras de Reposição Canalicular no Tratamento da Vertigem - Otorrinolaringologista Limeira

Manobras de Reposição Canalicular no Tratamento da Vertigem - Otorrinolaringologista Limeira

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é um dos distúrbios mais frequentes do sistema vestibular, e como o próprio nome indica, provoca episódios recorrentes de vertigem e tontura rotatória, desencadeadas por determinados movimentos na posição da cabeça durante a realização de atividades cotidianas, como se curvar para calçar os sapatos ou para pegar objetos no chão, por exemplo. Essa patologia é considerada de caráter benigno por não apresentar sinais de malignidade, que possam provocar alterações neurológicas.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para a realização da manobra de reposicionamento, um procedimento realizado em pacientes com diagnóstico de VPPB e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista no tratamento dessa patologia com mais praticidade, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e ao tratamento como Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

 A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Entenda as estruturas anatômicas que compõem a orelha - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

A orelha humana é formada por três regiões anatômicas distintas, incrustadas no osso temporal, que fica localizado na lateral do crânio, são elas a externa, a média e a interna. Essas estruturas desempenham duas funções diferentes: a audição e o equilíbrio corporal.

 

A orelha interna está diretamente envolvida com a manifestação da VPPB. No seu interior, existem cristais denominados de otólitos ou otocônias, responsáveis pelo  equilíbrio corporal e pelo equilíbrio postural. Quando esses cristais são danificados, podem se fragmentar e se deslocar para dentro dos canais semicirculares, irritando as terminações nervosas da região e contribuindo para a incidência de crises de vertigem rotatória.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são as causas da VPPB? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

A VPPB possui uma maior incidência sobre as mulheres, podendo se manifestar em qualquer faixa etária, mas surgindo com maior frequência a partir dos 60 anos, quando o risco de quedas associadas a fraturas aumenta. Mesmo com o conhecimento dessas informações, na maioria dos casos da VPPB, a causa primária da doença é indeterminada ou pouco esclarecida.

 

Atualmente, a teoria mais aceita para explicar o transtorno é que ele seja proveniente da realização de movimentos específicos da cabeça, que acabam provocando o deslocamento de fragmentos  dos cristais de otocônias. Como esses cristais não são reabsorvidos de forma natural ao seu local de origem, passam a desencadear as crises de tontura quando o indivíduo muda a posição da cabeça em ações comuns do dia a dia.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são os principais sintomas da VPPB? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

Os episódios de VPPB variam quanto à duração, reincidênica e gravidade, provocando como principal sintoma uma  sensação de rodopio, ou a impressão de que o ambiente ao redor está girando. Também podem ser considerados sinais do distúrbio: perda de equilíbrio, instabilidade postural, alterações no sistema vestibular, náuseas e vômitos.

 

Mesmo sendo considerada uma patologia benigna, os episódios de vertigem podem gerar situações de grande risco, já que os episódios de VPPB podem ocorrer de repente, quando a pessoa está descendo escadas, dirigindo ou atravessando ruas muito movimentadas.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como o diagnóstico da VPPB é realizado? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

O diagnóstico clínico da VPPB deve levar em consideração o histórico do paciente e os sintomas apresentados. No entanto, o teste mais utilizado pelo Otorrinolaringologista Limeira é a manobra de Dix-Hallpike. Nesse teste, o paciente fica sentado em uma maca e em seguida, se deita na posição decúbito dorsal, torcendo a cabeça para um lado e depois para o outro.

 

Além da manobra de Dix-Hallpike, o Otorrinolaringologista Limeira pode solicitar alguns exames de imagem, como a eletronistagmografia ou a ressonância magnética, fundamentais para estabelecer um diagnóstico diferencial com outras enfermidades que possam apresentar sintomas parecidos.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como é realizado o tratamento da VPPB? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

A VPPB pode ser tratada e curada através da manobra de reposicionamento canalicular, um procedimento que pode ser realizado no próprio consultório do Otorrinolaringologista Limeira durante uma consulta. O procedimento pode ser realizado em apenas alguns minutos, consistindo basicamente na realização de uma série de movimentos e posições com o corpo e a cabeça, visando à liberação e o reposicionamento dos cristais que se desprenderam e migraram para os canais semicirculares.

 

Existem diversas manobras de reposição canalicular para pacientes com tontura, sendo cada uma delas selecionadas e realizadas de acordo com a avaliação clínica do paciente. De maneira geral, as manobras de reposicionamento não provocam grandes incômodos para os pacientes, sendo são bem toleradas. Durante a manobra, o paciente pode relatar apenas uma leve vertigem e se sentir um pouco nauseado. Caso o paciente apresente uma sensibilidade excessiva aos movimentos, o Otorrinolaringologista Limeira pode medicar o paciente, fazendo com que a manobra seja melhor tolerada.

 

A maioria dos pacientes costuma responder bem à aplicação das manobras de reposição canalicular, que constituem uma excelente forma de aliviar os sintomas da VPPB e reduzir o risco de quedas e fraturas, especialmente nos idosos, e de forma rápida e segura. Caso a recuperação após as manobras não seja completa, o procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou  Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Otorrinolaringologista - Manobras de reposição canalicular para pacientes com tontura (VPPB)
Limeira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email